Aves

Atobá-de-pé-vermelho: espécies, características, reprodução, alimentação e habitat

Por Alan Costa, em 01/11/2022 (atualizado em 19/10/2023)
atoba de pe vermelho

Atobá-de-pé-vermelho ( Sula sula) é uma espécie de ave marinha da família dos sulídeos também conhecido como mombebo-branco.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

atoba-de-pe-vermelho
atoba-de-pe-vermelho

Além disso, esta ave marinha de águas tropicas, não é visto da costa e se reproduz-se em ilhas oceânicas (geralmente em árvores, arbustos, diferente de outros atobás que fazem ninho no chão).

Subespécies

Atobá-de-pé-vermelho possui três subespécies reconhecidas:

– Sula sula sula: é encontrado do estado da Flórida, nos Estados Unidos, em ilhas do Caribe, na costa do leste do Brasil incluindo ilhas, até a ilha de Ascensão na porção sul do oceano Atlântico;
– Sula sula websteri: é encontrado na região tropical leste do oceano Pacífico da ilha Revillagigedo, na costa sudoeste do México, até o Arquipélago de Galápagos.
– Sula sula rubripes: é encontrado nas ilhas do Oceano Índico e na região tropical do Oceano Pacífico, arquipélago havaiano, ilhas Marquesas e ilha de Pitcairn;

Características do atobá-de-pé-vermelho

características do atoba-de-pe-vermelho
características do atoba-de-pe-vermelho

O Atobá-de-pé-vermelho mede entre 66 e 77 centímetros de comprimento e pesa cerca de 1 quilograma e tem uma envergadura de 91 a 101 centímetros.

Além disso, essas aves possui a plumagem branca têm o corpo quase todo branco, muitas vezes um tom amarelo-damasco.

No entanto, o preto pode ser visto nas cores primárias, secundárias, grandes coberturas e primárias externas são geralmente de cor cinza-prateada.

Algumas formas de indivíduos brancos têm uma cauda enegrecida, outras têm uma cauda branca. Nas aves de plumagem escura, a cor varia de camurça a castanho chocolate.

Os indivíduos mais escuros têm as coberturas de cauda primárias que são apenas ligeiramente mais escuras do que as partes superiores das aves.

Reprodução do atobá-de-pé-vermelho

O Atobá-de-pé-vermelho nidifica em ilhas costeiras com vegetação exuberante, não sazonal, a reprodução pode começar em qualquer mês.

Constrói um ninho de gravetos, plano como uma plataforma, sobre árvores e arbustos.

Ela põe apenas um ovo por cerca de 40 dias, que incuba com os pés para cima, o filhote nasce nu e adquire uma plumagem branca e fofa.

Após cerca de 4 a 5 meses deixa o ninho, já capaz de voar, atingem a maturidade sexual com a idade de 2 a 3 anos.

Alimentação

Esta ave se alimenta principalmente em mar aberto, de peixes, com preferência por peixes-voadores, que pega em voos rasantes à superfície do mar e pode sobreviver vários dias sem comida.

Fotos do atobá-de-pé-vermelho

atoba-de-pe-vermelho
atoba-de-pe-vermelho
atoba-de-pe-vermelho
atoba-de-pe-vermelho
atoba-de-pe-vermelho
atoba-de-pe-vermelho

Distribuição geográfica

Atobá-de-pé-vermelho é encontrado nas ilhas dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico.

Sair da versão mobile