Início » Aves » Ave-do-paraíso-azul: características, alimentação, reprodução e conservação

Ave-do-paraíso-azul: características, alimentação, reprodução e conservação

ave-do-paraíso-azul

A ave-do-paraíso-azul ( Paradisornis rudolphi ) é uma bela espécie de ave-do-paraíso da família Paradisaeidae  a única espécie do gênero Paradisornis, porém já foi incluída no gênero Paradisaea.

ave-do-paraiso-azul
ave-do-paraiso-azul

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Além disso, esta é uma espécie que muitas vezes é considerado um dos mais fabulosos e extravagantes de todos os pássaros do mundo, com suas penas de flanco glorificadas e extravagantes presentes apenas nos machos e também seus dois fios longos também encontrados apenas nos machos.

Características da ave-do-paraíso-azul

características da ave-do-paraíso-azul
características da ave-do-paraíso-azul

A ave-do-paraíso-azul está entre as maiores aves-do-paraíso, medindo cerca de 30 cm, ou pouco mais de um pé de comprimento excluindo os longos fios da cauda.

Além disso, ao contrário da Paradiséia pássaros, o macho é principalmente preto brilhante com meias-luas branco-prateadas ao redor dos olhos (em ambos os sexos).

Com relação ao têm um bico muito parecido com o de um corvo, de cor esbranquiçada a acinzentada clara, a parte de trás da cabeça tem um brilho avermelhado que se estende até o manto, ou nas costas.

Uma característica definidora encontrada em ambos os sexos são as asas azuis brilhantes que são mais comumente azul claro, mas podem variar de azul claro, água ou até mesmo um azul celeste; a cauda também é assim.

Alimentação

A alimentação desta ave inclui e uma boa variedade de frutas como figos, drupas, bagas, mas presas animais também estão presentes na dieta, inclui insetos, mas também provavelmente inclui alguns vertebrados como répteis.

Reprodução do ave-do-paraíso-azul 

reproducao do avea-do-paraíso-azul
reproducao do ave-do-paraíso-azul

O macho da espécie é polígamo e realiza uma exibição de corte de tirar o fôlego, ao contrário da maioria das outras espécies de aves do paraíso, ele se apresenta solitário em um galho preferencialmente fino, enquanto uma fêmea acompanhante observa nas proximidades.

Na exibição, o macho está pendurado em um galho de cabeça para baixo, o oval preto com margem vermelha no centro do peito é ritmicamente aumentado e contraído.

Suas plumas azul-violeta se espalham em leque, parecendo um avental, balançando o corpo para frente e para trás enquanto os fios pretos formam dois arcos impressionantes de cada lado.

Durante esta exibição, ele faz continuamente um zumbido suave, semelhante ao de um inseto, misturado com um chiado ou ruído de tagarelice para amarrar a fêmea de volta se ela se afastar.

Fotos do ave-do-paraíso-azul

ave-do-paraíso-azul
ave-do-paraíso-azul
ave-do-paraíso-azul
ave-do-paraíso-azul
ave-do-paraíso-azul
ave-do-paraíso-azul

Estado e conservação

Devido à perda contínua de habitat, alcance restrito, pequeno tamanho da população e, em algumas áreas, caça por suas valiosos plumas, a rara ave-do-paraíso azul é classificada como Quase Ameaçada na Listagem Vermelha de espécies Ameaçadas da IUCN.

Listado no Apêndice II da CITES. Acredita-se que a população esteja diminuindo e é estimada entre 2.500 e 10.000.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.