Aves

Borrelho-grande-de-coleira: características, habitat, reprodução, e alimentação

Por Thomas Jeferson, em 01/03/2023
reproducao do borrelho-grande-de-coleira

Borrelho-grande-de-coleira ( Charadrius hiaticula ) é uma espécie de ave da família das Charadriidae que pertence ao gênero charadrius.

É uma ave reprodutora no norte da Europa, Ásia, América do Sul e do Norte. Na Europa Central, reproduz-se nas zonas costeiras dos mares do Norte e Báltico.

borrelho-grande-de-coleira
borrelho-grande-de-coleira

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Devido ao grande número de tarambolas aneladas que se reúnem na migração de primavera no mar de Wadden , na costa de Schleswig-Holstein, esta região é considerada o local de descanso mais importante para esta espécie.

No interior, é particularmente ativa em abril e Maio e de agosto a outubro pull-through. Existem três subespécies apenas ligeiramente diferenciadas, que diferem principalmente no ritmo de muda.

Características do borrelho-grande-de-coleira

carcateristicas do borrelho-grande-de-coleira
carcateristicas do borrelho-grande-de-coleira

A borrelho-grande-de-coleira é muito parecida com sua parente, a pequena tarambola anelada . No entanto, a tarambola anelada é um pouco maior e mais forte. Uma tarambola anelada adulta mede de 18 a 20 cm de altura e pesa de 40 a 80 g.

A envergadura é de 40 a 55 cm. A tarambola anelada pode viver até 11 anos. Excepcionalmente, as aves desta espécie também são significativamente mais velhas, como evidenciam as redescobertas de animais com anéis.

Uma tarambola-de-anéis marcada nas Ilhas Britânicas atingiu a idade de 20 anos e nove meses, um animal marcado na Alemanha 14 anos e oito meses .

Seu dorso é marrom acinzentado e sua parte inferior é branca. O bico curto é escuro na frente e amarelo atrás. Suas pernas são amareladas e seus olhos são pretos.

A parte frontal da cabeça é desenhada em preto e branco. Além disso, a tarambola anelada tem um largo colarinho preto.

Ao contrário da pequena tarambola-de-anéis, a tarambola-de-anéis tem uma barra branca nas asas, que pode ser vista claramente em voo. Machos e fêmeas têm cores semelhantes, com a marca da cabeça da fêmea e a faixa do peito geralmente contendo muito marrom.

Habitat do borrelho-grande-de-coleira

habitat do borrelho-grande-de-coleira
habitat do borrelho-grande-de-coleira

O alcance da borrelho-grande-de-coleira estende-se desde o nordeste do Canadá até a Groenlândia, Islândia e as zonas de tundra, as zonas boreais e as zonas temperadas da Eurásia até a costa oeste do Ártico da América do Norte.

A forma nominal Charadrius hiaticula hiaticula ocorre do sul da Escandinávia através da Islândia e Groenlândia até o nordeste do Canadá.

A subespécie Charadrius hiaticula tundrae é distribuída desde o norte da Escandinávia até a Sibéria. A subespécie Charadrius hiaticula psammodroma se reproduz no nordeste do Canadá, Groenlândia, Islândia, Ilhas Faroe e Jan Mayen . Inverna na África Ocidental e na África do Sul.

A borrelho-grande-de-coleira vive principalmente em costas planas e nuas da Europa central e do norte . Raramente é um hóspede em águas interiores.

As borrelho-grande-de-coleira invernam nas costas da Europa ocidental e meridional, África subsaariana e sudoeste da Ásia.

Além do Mar de Wadden do Mar do Norte, importantes locais europeus de descanso e invernada incluem o Coto de Doñana , a costa da Isla Cristina , os estuários do Tejo e do Sado , a Ria de Aveiro , a Baía de Guissény , o Ilha de Rée o Golfo de Morbihan .

Locais importantes de invernada na África são o Lago Turkana e o Banc d’Arguin .

Reprodução do borrelho-grande-de-coleira

reproducao do borrelho-grande-de-coleira
reproducao do borrelho-grande-de-coleira

As borrelho-grande-de-coleira são aves reprodutoras extremamente territoriais e são semelhantes às tarambolas-aneladas. A partir de março as aves começam a se mudar para seus criadouros . As tarambolas aneladas têm uma época de reprodução muito prolongada. A postura dos ovos pode ocorrer já em março.

As borrelho-grande-de-coleira geralmente se reproduzem à beira-mar em superfícies abertas de cascalho, areia e lodo seco. Muito mais raramente eles constroem seus ninhos nas margens de cursos de água interiores ou em terrenos baldios.

O ninho é uma cavidade no solo forrada com pedrinhas , que a fêmea arranha. É feito com pequenas pedras, partes de plantas, conchas e pequenos destroços.

Ocasionalmente, é apenas uma depressão simples e não acolchoada no chão. Muitas vezes é encontrado perto de aglomerados de plantas e muitas vezes é erguido sob um.

A fêmea põe quatro ovos de cor areia e manchas escuras , que são aquecidos por ambos os parceiros por 23 a 25 dias até que os filhotes eclodam.

Alimentação do borrelho-grande-de-coleira

alimentacao do borrelho-grande-de-coleira
alimentacao do borrelho-grande-de-coleira

A borrelho-grande-de-coleira alimenta-se de minhocas , caramujos , crustáceos , aranhas , insetos e suas larvas .

Estado de conservação 

A população reprodutora européia é estimada em 120.000 a 220.000 casais reprodutores no início do século XXI. Países com mais de 10.000 casais reprodutores incluem Groenlândia, Islândia, Noruega, Rússia e Suécia. Um total de cerca de 1.800 a 2.600 casais reprodutores ocorrem na costa e nas planícies interiores da Bélgica, Holanda, Alemanha e Polônia.

A borrelho-grande-de-coleira é considerada ameaçada de extinção na Alemanha e está listada na categoria 1 da Lista Vermelha.

Para a Alemanha, 850 a 950 casais reprodutores são considerados para 2016. A população apresentou declínios significativos nos últimos 30 anos. Uma das medidas de proteção mais importantes é a proteção das garras nos trechos de praia utilizados pelos turistas.

borrelho-grande-de-coleira
borrelho-grande-de-coleira
Sair da versão mobile