Início » Aves » Catatua-ocidental: características, reprodução, habitat e alimentação

Catatua-ocidental: características, reprodução, habitat e alimentação

alimentacao da catatua-ocidental

Catatua-ocidental (Cacatua pastinator) é uma espécie de cacatua branca endêmica do sudoeste da Austrália da família dos Cacatuidae .

Cacatuidae é uma das três famílias da grande e diversa ordem aviária Psittaciformes que consiste em 370 espécies. As cacatuas se distinguem de outros papagaios por cinco características morfológicas principais – uma crista, falta de textura “verde” na plumagem, penugem natal amarela, vesícula biliar e fossa temporal da ponte.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características da catatua-ocidental

caracteristicas da catatua-ocidental
caracteristicas da catatua-ocidental

A catatua-ocidental atinge um comprimento corporal de 45 centímetros e pesam entre 700 e 860 gramas.
A cor básica da plumagem é o branco.

As catatua-ocidental têm apenas uma pequena crista de penas, que consiste nas penas frontais alongadas da crista. As rédeas são laranja.

As bases das penas na cabeça, dorso, peito e flancos são laranja-rosadas. As bases das penas nas coberturas das asas superiores e inferiores são amarelo pálido.

As penas de voo e as penas de controle externas são brancas, no entanto, eles são amarelos em sua base e nas palhetas internas da parte inferior. O bico é cor de chifre.

Semelhante à cacatua de bico longo, o bico superior é alongado, a íris é marrom escura, a região dos olhos nus é marcante. É azul acinzentado e, semelhante ao do nudibrânquio, é um pouco expandido abaixo do olho.

Reprodução da catatua-ocidenta 

reproducao da catatua-ocidenta
reproducao da catatua-ocidenta

As catatua-ocidental  são aves monogâmicas. Uma vez estabelecida uma parceria, geralmente ela só termina quando um dos parceiros morre.

O acasalamento ocorre nos bandos de aves imaturas em que vivem as cacatuas depois de se tornarem independentes. As fêmeas parecem formar laços de pares em seu segundo ano de vida.

No entanto, a primeira tentativa de reprodução ocorre entre as idades de quatro e cinco anos. catatua-ocidental  são criadores de cavernas. As árvores de reprodução preferidas são os eucaliptos .

Os ovos são em forma de pêra a elipticamente ovais. A embreagem consiste de dois a quatro ovos. Em média, uma ninhada contém 2,7 ovos. Ambos os pássaros progenitores se reproduzem.

O período de incubação é de 22 a 23 dias. Filhotes recém-nascidos são aninhados por uma semana . A caça é reduzida até o 25º dia de vida dos filhotes.

Os filhotes deixam a cavidade do ninho por volta dos 60 dias. Os pássaros jovens são inicialmente alimentados pelos pais por algum tempo.

Habitat da catatua-ocidental 

habitat da catatua-ocidental 
habitat da catatua-ocidental

As catatua-ocidenta são encontradas exclusivamente no sudoeste da Austrália. O habitat natural desta espécie são as savanas arbóreas, bem como vales abertos dentro das florestas.

A espécie ainda era considerada numerosa por volta de 1830. Grandes bandos de cacatuas escavadoras ocasionalmente invadiam os campos perto de Perth.

Eles foram perseguidos muito severamente. A prática comum era erradicar os grandes enxames com a ajuda de grãos de grãos envenenados. Essa prática levou à erradicação completa da cacatua escavadora em algumas regiões.

Catatua-ocidental agora estão totalmente protegidas. Seu número se recuperou ligeiramente nas últimas décadas. No entanto, eles ainda são considerados ameaçados porque a população geral é muito pequena.

Alimentação da catatua-ocidental

alimentacao da catatua-ocidental
alimentacao da catatua-ocidental

A catatua-ocidental comem sementes de gramíneas, sementes de plantas herbáceas, nozes, frutas, bagas, brotos, flores e insetos e suas larvas.

Estado de conservação

estado de conservacao catatua-ocidental
estado de conservacao catatua-ocidental

Embora geralmente incomum, ele expandiu seu alcance nas últimas décadas e, portanto, é listado globalmente como de menor preocupação . No entanto, a subespécie nomeada é relativamente rara, com uma população natural de cerca de 3.000 indivíduos, e é considerada vulnerável .

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.