Início » Aves » Codorna: características, alimentação, reprodução e como criar

Codorna: características, alimentação, reprodução e como criar

Codornas

Codorna (Nothura maculosa) é uma ave migratória da família das Faisânidas, são aves de pequeno porte, dóceis e de fácil manuseio (e pode se tornar muito lucrativa também).

codorna
codorna

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.

Além disso, ela não é muito exigente em sua alimentação pois come diversos tipos de alimentos, e vive bem na maioria dos climas, é uma ave bem caseira.

Por esta razão a criação de codornas vem ganhando cada vez mais adeptos nas últimas décadas. São animais inteligentes e sociáveis, mas requerem muita atenção quanto a sua higiene e nutrição.

Portanto, fique de olho e conheça os cuidados específicos que essas aves requerem é fundamental para preservar a saúde de seus animais de estimação e do lar.

Origem

As codornas são aves migratória originárias do norte da África, da Europa e da Ásia.

Espécies de codornas 

especies de codorna
especies de codorna

– Codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix): é uma espécie selvagem, ela possui plumagem nas cores bege, branca e marrom-escura.

– Codorna americana (Colinus virginianus): esta espécie também conhecida como Bobwhite, habita os Estados Unidos e o México, e como a maioria das codornas a americana é bastante dócil e de fácil criação.

– Codorna japonesa (Coturnix Coturnix japonica): é encontrada no Japão e parte do Sudeste Asiático, e uma ave ideal para iniciantes, pois é bastante dócil e de fácil criação.

– Codorna chinesa (Coturnix adansonii): esta espécie habita parte do sudeste asiático e Austrália, e a característica comum à maioria das codornas, a docilidade da codorna chinesa a torna ideal para coabitar em viveiros com outras aves.

– Codorna africana (Coturnix delegorguei): é um espécie também conhecida como Codorna Arlequim, habita o Centro-Sul do Continente Africano e a ilha de Madagascar.

Características da codorna

codornas
caracteristicas da codorna

A codorna é uma ave que tem o corpo pequeno e arredondado, mas com longas asas, permitindo a elas a capacidade de voar longas distâncias.

Outra característica importante é a coloração de sua plumagem em tons pardos, marrons e negros permitem uma camuflagem quase perfeita com o solo e com os troncos das árvores.

Além disso, os machos e fêmeas são muito parecidos, porém, os machos se destacam por possuírem uma pequena mancha negra (parecida com uma âncora) em sua garganta, no início do bico.

Com relação as fêmeas também costumam ser um pouco maiores: enquanto um macho de codorna pode pesar entre 70 e 100 gramas, uma fêmea costuma atingir entre os 85 e os 135 gramas.

Reprodução da codorna

reproducao da codorna
reproducao da codorna

A fêmea inicia o período reprodutivo entre 35 e 42 dias de vida, enquanto o macho inicia entre 75 a 90 dias.

Porém, ovos fertilizados com peso superior a 11 gramas, obtidos após 42 dias de vida da mãe, são recomendados.

Após 16 a 17 dias de incubação, ovos de codornas pesando quase 6 gramas eclodem.

Como criar codornas

Ambiente apropriado para as codornas

Deve ser silencioso, com boa ventilação, mas sem correntes de ar, e a iluminação deve ser programada entre 14 e 16 horas por dia, mas sem entrada direta de luz solar nas aves.

Melhor quando a temperatura mantida entre 24 ºC e 27 ºC e umidade relativa próxima a 60% para aves adultas em produção.

Instalar cortinas, preferencialmente nas cores azul ou verde, no curral onde serão colocadas as gaiolas.

Gaiolas

Fabricados em arame galvanizado, podem ser empilhados em pirâmide ou em baterias.

Recomendamos medir 30 x 30 x 30 centímetros com altura de 12 a 15 centímetros.

Vendido em lojas, que vendem produtos agrícolas como comedouros e bebedouros, a

A gaiola tem uma extensão com tendência para os ovos deslizarem e uma prateleira na parte inferior para depositar as fezes sem contato com as patas das codornas.

Cuidados

como criar codornas
como criar codornas

Sem um protocolo de vacinação específico, proteja as codornas e evite o fluxo de pessoas para o local e impeça o acesso de predadores fechando o galpão com telas de arame de no máximo meia polegada de largura.

Tome medidas profiláticas contra roedores, moscas e outras pragas.

Alimentação

Deve corresponder à idade e finalidade de criação da codorna (carne ou ovos).

Tecnicamente, a dieta é dividida em fases reprodutivas que variam de um a 21 dias de vida; recriado, de 21 a 35 dias; e produção, de 35 dias até o final do período de produção.

Recomenda-se utilizar rações iniciais, de crescimento e de postura com 25% de proteína bruta, 3.000 quilocalorias por quilo de ração, 3,5% de cálcio e 1,1% fósforo.

Além disso, os alimentos representam 70% a 80% do custo de produção.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.