Aves

Coel-asiático: características,reprodução, habitat e alimentação

Por Alan Costa, em 25/11/2022
coel-asiatico

Coel-asiático ( Eudynamys scolopaceus ) é uma ave da família dos Cuculidae que pertence ao gênero dos Eudynamys 

É encontrado no subcontinente indiano , China e sudeste da Ásia. Ele forma uma superespécie com os koels de bico preto intimamente relacionados e os koels do Pacífico, que às vezes são tratados como subespécies .

coel-asiatico
coel-asiatico

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O Coel-asiático, como muitos de seus parentes cucos, é um parasita de ninhada que põe seus ovos nos ninhos dos corvos .e outros anfitriões, que criam seus filhotes.

Eles são incomuns entre os cucos por serem amplamente frugívoros quando adultos.

Características do coel-asiático

caracteristicas do coel-asiatico
caracteristicas do coel-asiatico

O Coel-asiático é um cuco grande e de cauda longa, medindo 39–46 cm pesando 190–327 g. O macho da raça nomeada é preto-azulado brilhante, com um bico cinza-esverdeado pálido, a íris é carmesim e tem pernas e pés cinza.

A fêmea da raça nomeada é acastanhada na coroa e tem listras ruivas na cabeça. O dorso, a alcatra e as coberturas das asas são marrom-escuros com manchas brancas e amareladas.

A parte inferior é esbranquiçada, mas fortemente listrada. As outras subespécies diferem em coloração e tamanho. A plumagem superior dos pássaros jovens é mais parecida com a do macho e eles têm um bico preto.

Eles mostram um padrão de muda que difere daqueles de outros cucos parasitas. As primárias externas mostram uma muda ascendente transitória (alternada), enquanto as primárias internas mudam em ordem descendente gradual

Reprodução do coel-asiático

reproducao do coel-asiatico
reproducao do coel-asiatico

Os pares se formam durante a época de reprodução e há indícios de que os machos defendem um território.

A época de reprodução varia com a área de distribuição. No Paquistão, isso ocorre principalmente nos meses de junho e julho, enquanto os coel-asiático se reproduzem entre março e outubro na Índia.

Na Austrália, por outro lado, a época típica de reprodução é de novembro a fevereiro. Durante o namoro, o macho se curva para a fêmea com o rabo abaixado. A fêmea também reage curvando-se, o macho solta gritos altos.

Habitat

habitat do coel-asiatico
habitat do coel-asiatico

Na Índia, o coel-asiático é encontrado principalmente em florestas abertas e bosques perto de aldeias e fazendas, bem como em pomares, jardins e parques da cidade.

Na Austrália, por outro lado, também habita densas florestas tropicais ou pode ser encontrado em cursos d’água ladeados por urzes de murta e em pastagens esparsamente arborizadas.

Ocorre também em assentamentos que possuem ruas ladeadas por figueiras e mangueiras . Em contraste, é raro em florestas de mangue . Na Nova Guiné também é encontrado em matas de galeria e matas secundárias.

Alimentação

O coel-asiático se alimentam principalmente de frutas quando adultas

Comportamento do coel-asiático

coel-asiatico
coel-asiatico

O coel-asiático fica principalmente nas árvores e nunca é visto como um pássaro adulto no chão. Na maioria das vezes ele fica quieto enquanto come. As árvores que dão frutos maduros geralmente têm vários coel-asiáticos reunidos.

Um único pássaro dificilmente pode ser visto na densa folhagem. Nas primeiras horas da manhã, no entanto, o koel indiano costuma sentar-se no topo das árvores e tomar sol. Basicamente, é mais provável que ele atraia a atenção com suas ligações.

Os corvos geralmente reagem agressivamente ao coel-asiático e mostram um comportamento de ódio evidente em relação a esta espécie.

No momento da oviposição, o macho muitas vezes atrai deliberadamente a atenção dos corvos para permitir que a fêmea coloque os ovos.

Sair da versão mobile