Início » Criar Aves » Como criar periquito australiano: dicas, reprodução, instalações e alimentação

Como criar periquito australiano: dicas, reprodução, instalações e alimentação

como criar periquito australiano

Como criar um papagaio australiano? Esta ave adapta-se muito bem à vida em grupo mesmo com outras espécies de aves.

O periquito australiano tem uma envergadura de cerca de 18 centímetros. Os machos pesam 34
gramas e as fêmeas 40 gramas. Sua vida útil é de 14 anos. A plumagem do periquito é magnífica, tornando-o uma bela ave exótica.

como criar periquito australiano
como criar periquito australiano

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas dicas de como criar um papagaio australiano

A cor mais comum é o verde claro, mas os papagaios australianos têm uma grande variedade de tonalidades. Não podemos esquecer o papagaio albino e lutino (olhos vermelhos).

Dicas para a criação de periquito australiano

dicas para a criacao de periquito australiano  
dicas para a criacao de periquito australiano

Você precisa ter cuidado ao criar um papagaio australiano, especialmente ao comprar um casal para acasalar.

Como mencionado acima, o acasalamento de papagaios da mesma família pode prejudicar sua reprodução.

Portanto, tente para eles um criadouro adequado com locais de descanso, ninho reservado, boa temperatura, comida e água potável para papagaios australianos.

Instalações para a criação do periquito australiano 

Instalacaes para a criacao do periquito australiano 
Instalacaes para a criacao do periquito australiano

Os espaços mais adequados são as gaiolas. Devem ser de arame galvanizado para facilitar a limpeza. A área interna deve garantir o conforto e o bem-estar do unutatoon, principalmente se for criado em grupo.

A voadeira deve fornecer uma divisória com dimensões de 70x30x40 centímetros. Os poleiros devem ser instalados no interior em diferentes níveis para que as aves possam subir e descer.

Quanto aos ninhos, suas dimensões são 15x15x25 centímetros. Eles podem ser pendurados em gaiolas, mas também podem ser colocados no chão sem muitos problemas.

O piso deve ser coberto com palha para absorver a umidade e evitar que os ovos rolem. A limpeza da gaiola e dos ninhos deve ser rotina ao cuidar de periquitos.

Alimentação ideal para o periquito australiano 

alimentacao ideal para o periquito australiano 
alimentacao ideal para o periquito australiano

Uma dieta ideal consiste em sementes para pássaros e comida especial para periquitos australianos. Mas pode ser complementado com frutas como laranjas e vegetais frescos como espinafre.

São fáceis de engolir pelas aves devido ao formato do bico da ave (afiado e oblíquo), onde a parte inferior é menor que a parte superior.

Milho verde, pimenta e berinjela fresca podem ser adicionados à dieta do periquito australiano. Areia e areia promovem a digestão, por isso devem estar à disposição da ave.

Mas as sementes de abacate e maçã são proibidas porque são venenosas para os periquitos. Também é recomendado o uso de vitaminas e minerais para dar mais vitalidade à ave.

Reprodução do periquito australiano

reproducao do periquito australiano
reproducao do periquito australiano

A reprodução da espécie começa aos seis meses de idade, quando a ave atinge a maturidade sexual. O sexo da ave pode ser reconhecido pela cor da cera no bico do macaco de penas.

Após o acasalamento, a fêmea põe uma gota de ovos alternadamente por cerca de seis dias.

Após 21 dias de incubação, nascem os papagaios. Com 35 dias de idade já saem do ninho, mas continuam recebendo alimentação dos pais por cerca de 10 dias.

Autorização do IBAMA 

periquito australiano
periquito australiano

Atualmente, a criação de papagaios em casa não é permitida pelo IBAMA, mas o órgão ambiental exige comprovação legal da origem do animal, portanto, ao comprar uma ave de um criador autorizado, o comprador deve solicitar nota fiscal.

Esta nota fiscal serve como documento que atesta a origem legal das aves silvestres em relação ao controle ambiental, devendo ser guardada e apresentada durante a vistoria ambiental.

No entanto, ressalte-se que a legislação ambiental (art. 29 da Lei 9.605/98 e art. 24 paragrafo 3º, inciso III, da decreto 6.514/2008) prevê a ocorrência de crime ambiental e contra-ordenação. Animais silvestres sem autorização do órgão ambiental competente.

 

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.