Início » Aves » Franga-d’água-da-inacessível: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Franga-d’água-da-inacessível: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

habitat do franga-d'água-da-inacessível

Franga-d’água-da-inacessível ( Atlantisia rogersi ) é uma espécie de ave da família Rallidae , a única do gênero Atlantisia .

Pesando 34–49 g e 13–15,5 cm de comprimento , é endêmica da Ilha Inacessível no arquipélago de Tristão da Cunha no Atlântico Sul .

Os pares são territoriais e monogâmicos, com ambos os pais responsáveis ​​pela incubação dos ovos e criação dos filhotes.

franga-d'água-da-inacessível
franga-d’água-da-inacessível

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Sua adaptação para viver em uma pequena ilha com altas densidades populacionais inclui baixas taxas metabólicas basais , redução do tamanho do animal e do ovo e perda de voo (o que reduz o gasto de energia).

Características do franga-d’água-da-inacessível 

caracteristicas do franga-d'água-da-inacessível
caracteristicas do franga-d’água-da-inacessível

Embora conhecido dos ilhéus de Tristão da Cunha , que viajavam para a ilha anualmente para caçar focas, o franga-d’água-da-inacessível foi inicialmente trazido à atenção dos cientistas durante a Expedição Challenger de 1872-1876.

Quando ela visitou a ilha em outubro de 1873, o naturalista escocês Charles Wyville Thomson descobriu a espécie e registrou os avistamentos de dois alemães, os irmãos Stoltenhoff, que viviam na ilha há dois anos. Thomson não conseguiu coletar um espécime, para seu grande pesar.

Raras tentativas de coletar um espécime ainda foram feitas: Lord Crawford falhou em 1905, assim como a expedição Shackleton-Rowett , que passou pela Ilha Inacessível em abril de 1922 em sua viagem de volta da Antártida para a Grã-Bretanha .

No ano seguinte, duas peles foram enviadas ao Museu de História Natural de Londres , logo seguidas por outra pele e um espécime preservado em álcool.

O médico Percy Lowe então usou essas peles para descrever as espécies. Ele o fez brevemente em uma reunião do British Ornitologists’ Club em 1923 .

Habitat do franga-d’água-da-inacessível 

habitat do franga-d'água-da-inacessível
habitat do franga-d’água-da-inacessível

O franga-d’água-da-inacessíve é endêmico da desabitada Ilha Inacessível no grupo Tristão da Cunha no meio do Oceano

O franga-d’água-da-inacessíve é encontrado em quase todos os habitats da ilha e em todas as altitudes, desde o nível do mar até 449 m. Atinge suas maiores densidades em talhões de capim , com 10 aves por hectare, e em capim misto com samambaias e juncos, com 15 aves por hectare.

Este habitat encontra-se perto da costa e envolve a maior parte da ilha nas falésias íngremes. O tfranga-d’água-da-inacessíve também pode ser encontrado na charneca de samambaias de terras altas, dominada por samambaias arborescentes e na floresta da ilha no planalto central, dominada pela murta do cabo da ilha.

Reprodução do franga-d’água-da-inacessível 

reproducao do franga-d'água-da-inacessível
reproducao do franga-d’água-da-inacessível

Os ninhos estão localizados na base de samambaias, tufos de grama ou tufos de juncos . Eles se parecem com cúpulas ovais ou em forma de pêra.

As garras costumam ter dois ovos, o que não é suficiente para uma grade 17 . Os ovos são brancos leitosos a acinzentados, pontilhados de manchas marrom-avermelhadas e roxo-lavanda que se concentram ao redor do topo do ovo.

Os ovos eclodem em intervalos de 23 a 32 horas, e a eclosão pode ser precedida pelo chamado do pintinho ainda não nascido de dentro do ovo até 45 horas antes de ocorrer. Em um avistamento, 15 horas se passaram entre o início e o fim do surto.

Os pais alimentam os filhotes e se dedicam a isso de maneira bastante igualitária.Os filhotes recém-nascidos são cobertos de plumagem preta, as pernas e o bico são pretos e a boca é prateada .

Os filhotes caminham duas horas após a eclosão e começam a deixar o ninho um dia após a eclosão.

Alimentação do franga-d’água-da-inacessível 

alimentacao do franga-d'água-da-inacessível
alimentacao do franga-d’água-da-inacessível

As aves alimentam-se de uma vasta gama de invertebrados, incluindo minhocas , anfípodes , isópodes e ácaros , mas também vários insetos como besouros , moscas , mariposas e lagartas .

Canto do franga-d’água-da-inacessível

As chamadas usadas incluem um longo trinado usado quando os pares se encontram e quando confrontam um rival. Os rivais também fazem um longo twitter “keekeekeekeekee”, que pode ser longo e curto e terminar em “keekeechitrrrr”.

Após escaramuças entre rivais, o pássaro vitorioso pode fazer uma chamada “weechup weechup”. Os pássaros podem fazer um monótono “tchik tchik tchok tchik” enquanto caçam presas, e o alarme quando os predadores estão por perto é um “chip” curto e duro.

Eles também fazem uma variedade de chamadas vibrantes durante a incubação, principalmente quando os pares trocam de lugar durante a incubação. Antes de mudar de lugar, a ave em incubação pode fazer um “chip chip chip”, mas fica em silêncio quando os sabiás se aproximam do ninho.

canto do franga-d'água-da-inacessível
canto do franga-d’água-da-inacessível

 

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.