Aves

João-botina-do-brejo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 04/10/2023
joao-botina-do-brejo

João-botina-do-brejo Phacellodomus ferrugineigula ) é uma especie de ave da família dos Furnariidae que pertence ao gênero dos Phacelódomo.

O joão-botina-do-brejo é residente o ano todo em toda a sua área de distribuição. A IUCN avaliou o espinheiro-de-peito-laranja como sendo de menor preocupação. Tem uma grande extensão e um tamanho populacional desconhecido que se acredita ser estável.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do joão-botina-do-brejo

caracteristicas do joao-botina-do-brejo
caracteristicas do joao-botina-do-brejo

O joão-botina-do-brejo  tem cerca de 17 a 18 cm de comprimento e pesa cerca de 24 a 25 g. É um espinheiro de tamanho médio. Os sexos têm a mesma plumagem.

Os adultos têm um supercílio marrom-avermelhado indistinto , lores marrons mais escuros e uma faixa marrom mais escura atrás do olho em um rosto marrom-avermelhado. Sua testa e coroa são ruivas e brilhantes.

Suas costas e garupa são verde-oliva acastanhadas escuras e suas coberturas supracaudaisuma azeitona acastanhada com tons castanhos. Suas asas são em sua maioria de um marrom quente, mais brilhante na base das penas de vôo e mais opaco nas extremidades.

Sua cauda é verde-oliva acastanhada com penas externas ruivas. A garganta e o peito são laranja-avermelhados, o ventre esbranquiçado e os flancos e coberturas infracaudais de um marrom quente com alguns ruivos.

Sua íris é vermelha, sua maxila preta, sua mandíbula cinza e suas pernas e pés de cinza esverdeado a cinza.

Habitat do joão-botina-do-brejo

habitat do joao-botina-do-brejo
habitat do joao-botina-do-brejo

Habita pântanos de água doce, matagais ao longo de cursos de água, mata de galeria , matas pantanosas e densa floresta secundária. Em altitude, varia principalmente do nível do mar até cerca de 750 m, mas atinge 1.250 m em Minas Gerais e 1.100 m no Espírito Santo.

Distribuição geografica 

O joão-botina-do-brejo é encontrado no sudeste do Brasil, de Minas Gerais e Espírito Santo, ao sul até o Rio Grande do Sul e além, no norte do Uruguai.

Registros de avistamentos não documentados na Argentina levaram o Comitê de Classificação Sul-Americano da Sociedade Ornitológica Americana a classificá-lo como hipotético naquele país.

Reprodução do joão-botina-do-brejo

reproducao do joao-botina-do-brejo
reproducao do joao-botina-do-brejo

A época de reprodução do espinheiro-de-peito-laranja não foi definida, mas inclui dezembro a fevereiro. É considerado monogâmico.

Constrói um ninho diferente dos outros pássaros espinhosos; ele tece folhas e caules de gramíneas em uma estrutura compacta de cerca de 40 cm  de largura e altura com uma entrada tubular.

Normalmente fica pendurado na ponta de um galho até cerca de 1,6 m acima do solo ou da água. O tamanho da ninhada é de pelo menos dois ovos. O período de incubação, o tempo de desenvolvimento e os detalhes dos cuidados parentais não são conhecidos.

Alimentação do joão-botina-do-brejo

alimentacao do joao-botina-do-brejo
alimentacao do joao-botina-do-brejo

A dieta do joão-botina-do-brejo não foi estudada, mas acredita-se que seja composta principalmente de artrópodes .

Canto do joão-botina-do-brejo

A canção do joão-botina-do-brejo é “uma série de notas altas introduzidas por 1-2 notas mais suaves, ‘ku, keeé-keeé-keeé-keeé-keeé-kuh'”, e muitas vezes é cantada em dueto por um par.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/10/Canto-do-joao-botina-do-brejo.mp3?_=1
canto do joao-botina-do-brejo
canto do joao-botina-do-brejo
Sair da versão mobile