Aves

Maxalalagá: características, habitat, reprodução e alimentação

Por Thomas Jeferson, em 17/03/2023
habitat do maxalalaga

Maxalalagá  ( Micropygia schomburgkii) é uma ave da família das Trilhasúnica que pertence ao gênero Micropygia Bonaparte.

maxalalaga
maxalalaga

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O maxalalagá muito pequeno: mede cerca de 15 cm de comprimento e pesa cerca de 25-40 g. O trilho ocelado se move rápida e silenciosamente pela grama alta. Em voo mantém-se muito baixo, quase rente ao solo, e se se sentir ameaçado, agacha-se entre a vegetação.

Características do maxalalagá

caracteristicas do maxalalaga
caracteristicas do maxalalaga

O maxalalagá é um trilho muito pequeno: mede cerca de 15 cm de comprimento e pesa cerca de 25-40 g. Caracteriza-se sobretudo pelas manchas brancas que cobrem a região dorsal, de onde deve o seu nome, pelas patas curtas e pelo bico pequeno .

A garganta é branca, o rosto, os lados do pescoço, o peito, os flancos e as coberturas infracaudais são amarelos e o abdome é esbranquiçado.

A testa é avermelhada e o topo da cabeça é castanho-amarelado, com numerosas manchas brancas contornadas de preto. As penas de vôo são marrons. A íris é vermelha, o bico é preto e as pernas são cor de salmão . Os machos são maiores que as fêmeas.

Habitat do maxalalagá

habitat do maxalalaga
habitat do maxalalaga

O maxalalagá vive em campos, cerrados , nas bordas de florestas caducifólias e em cerrados com numerosos cupinzeiros e formigueiros. Às vezes, também penetra temporariamente em áreas inundadas.

Reprodução do maxalalagá

A época de acasalamento vai de outubro a março. A fêmea põe dois ovos em um ninho feito inteiramente de capim seco, não muito alto acima do solo.

Alimentação do maxalalagá

alimentacao do maxalalaga
alimentacao do maxalalaga

Sua dieta é quase predominantemente insetívora , consumindo grande quantidade de formigas .

Comportamento do maxalalagá

O maxalalagá se move rápida e silenciosamente pela grama alta. Em voo mantém-se muito baixo, quase rente ao solo, e se se sentir ameaçado, agacha-se entre a vegetação.

Para se deslocar, costuma usar os túneis na grama deixados por roedores ou outros pequenos mamíferos. Como outras espécies da família Railidae, move sua cauda ritmicamente enquanto caminha.

Sair da versão mobile