Início » Aves » Mergulhão ocidental; características, reprodução, habitat e alimentação

Mergulhão ocidental; características, reprodução, habitat e alimentação

reproducao do mergulhao ocidental

O mergulhão ocidental (Aechmophorus occidentalis) é uma espécie da família dos mergulhões de aves aquáticas .

Todos os membros da família mergulhão, o mergulhão ocidental é um excelente mergulhador e passa a maior parte do tempo na água.

mergulhao ocidental
mergulhao ocidental

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Até o ano de 1985, duas espécies existentes de mergulhão americano ocidental, Aechmophorus occidentalis e Aechmophorus clarkii , eram consideradas a mesma espécie e eram chamadas de formas (escuras) e (pálidas) do mergulhão ocidental, respectivamente.

Características do mergulhão ocidental

caracteristicas do mergulhao ocidental
caracteristicas do mergulhao ocidental

O mergulhão ocidental é o maior membro da família dos mergulhões na América do Norte e uma das maiores espécies de toda a família.

Os indivíduos adultos do mergulhão americano ocidental atingem um comprimento de 55-75 cm e pesam de 800 g a 1,8 kg. O pescoço é longo e esguio.

A peculiaridade da estrutura do pescoço permite que o mergulhão ocidental perfure a presa com o bico como uma lança. A íris dos olhos é vermelha brilhante, com uma fina borda amarela ao redor da pupila .

O bico em forma de lança do mergulhão da América Ocidental é amarelo-oliva, com uma saliência escura na parte inferior no centro. A plumagem do mergulhão do oeste americano é macia, densa e totalmente à prova d’água. Em média, uma ave tem cerca de 20.000 penas.

O dorso é do cinza marrom ao cinza escuro, a parte inferior do corpo é branca, as laterais são pintadas de cinza. A frente do pescoço, a frente da cabeça e o bócio são brancos. Um gorro preto na cabeça cobre a área ao redor dos olhos.

A nuca e as pernas também são pretas. As asas são em forma de cunha com envergadura de 79 a 102 cm, as penas de vôo de segunda ordem são brancas, visíveis durante o vôo na forma de listras brancas. A cauda é muito curta com listras e tem formato arredondado.

Habitat do mergulhão ocidental

habitat do mergulhao ocidental
habitat do mergulhao ocidental

Os habitats do mergulhão ocidental são grandes lagos e pântanos, nos quais existe uma grande abundância de vegetação que se projeta da água: juncos e juncos ; baías costeiras rasas e estuários .

Os locais de nidificação ideais são corpos d’água, onde a água aberta se alterna com matagais de juncos ou juncos, que amortecem as ondas até certo ponto.

Reprodução do mergulhão ocidental

reproducao do mergulhao ocidental
reproducao do mergulhao ocidental

A nidificação dos mergulhões da América Ocidental geralmente começa em junho, enquanto eles nidificam a uma distância muito próxima um do outro.

Lindvall e Lowe (1982) relataram em seu estudo que 95% dos 400 ninhos que observaram estavam em grupos de 5 a 88 ninhos, com espaçamentos variando de 30 metros em pequenos grupos a 15 metros ou menos em grupos com mais de 10 ninhos

Um par de mergulhões constrói um ninho flutuante juntos , com cerca de 50 cm de diâmetro, a partir de vegetação húmida ou em decomposição.

Alimentação do mergulhão ocidental

Alimenta-se de pequenos peixes da família dos ciprinídeos , arenque , bem como outros peixes pequenos. Crustáceos , insetos aquáticos , salamandras , vermes poliquetas também podem entrar em sua dieta .

Comportamento do mergulhão ocidental

mergulhao ocidental
mergulhao ocidental

Frequentemente, essa ave pode ser encontrada em bandos mistos com o mergulhão de Clark , porém, mesmo neles, os mergulhões ocidentais preferem ficar mais próximos de representantes de sua própria espécie.

Apesar da grande semelhança externa entre Aechmophorus occidentalis e Aechmophorus clarkii e dos locais comuns de nidificação das duas espécies, os híbridos entre eles são muito raros.

Presumivelmente, com a idade de um ano, o mergulhão americano ocidental atinge a puberdade. A expectativa de vida média é desconhecida, mas já foram registradas aves com idades entre 9 e 16 anos.

 

 

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.