Início » Papagaios » Papagaio jardine: origem, características, reprodução e alimentação

Papagaio jardine: origem, características, reprodução e alimentação

papagaio-de-jardine

O papagaio jardine (Poicephalus gulielmi) é uma espécie de papagaio da familia Psittacidae conhecido também como papagaio-de-testa-vermelha.

Além disso, esta espécie de papagaio possui o tamanho médio, principalmente verde, distribuído por amplas áreas da África.

papagaio jardine
papagaio jardine

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A extensão e matiz da plumagem vermelha ou laranja na cabeça, coxas e pregas das asas varia de acordo com a subespécie, ele é tipicamente visto em grupos de até 10 aves formando grandes bandos onde a comida é abundante.

No Quênia, o papagaio de jardim Eles fazem longas sessões de forrageamento durante o dia (60 km) ao longo de florestas de galeria ou através de florestas de savana dominadas por acácias.

Os papagaios jardine são semelhantes em aparência aos seus primos papagaios amazônicos, mas suas personalidades adultas não poderiam ser mais diferentes.

Origem

Embora as populações selvagens de papagaios Jardine estejam diminuindo, eles ainda podem ser encontrados em partes da África, incluindo a República Democrática do Congo, Gana, Libéria e Camarões.

Eles estão acostumados com florestas tropicais de várzea, plantações de café e outros locais arborizados. Eles voam em pares ou pequenos grupos e nidificam em cavidades de árvores.

Os papagaios-de-jardim receberam esse nome em homenagem ao naturalista Sir William Jardine, que descreveu o pássaro pela primeira vez em 1849, quando trouxe um da República Democrática do Congo.

O nome latino do papagaio Jardine também é uma homenagem a esta família de machos Jardine, já que a palavra gulielmi significa Williams.

Características do papagaio jardine

características do papagaio jardine
características do papagaio jardine

O papagaio-de-jardine tem testa e coroa de um vermelho brilhante; os senhores e o queixo enegrecido, as bochechas, atrás da coroa e nuca verde escuro com penas espalhadas mostrando centros enegrecidos. alcatra e coberteiras superiores da cauda verde-amarelo claro.

A parte inferior verde-escura com penas esparsas mostrando uma faixa preta central, coxas vermelhas brilhantes, a cauda é preta e o seu bico superior cinza, em direção à ponta enegrecido com manchas de fixação desbotadas, bico inferior enegrecido; laranja para aris; pernas cinza escuro a preto.

Além disso, ambos os sexos semelhantes, os juvenil sem coloração vermelha na parte anterior, margens das asas e coxas, verde ligeiramente mais claro na plumagem do que nos adultos.

Reprodução do papagaio-de-jardine

reproducao do papagaio-de-jardine
reproducao do papagaio-de-jardine

A reprodução desta espécie é solitário, durante o acasalamento, os machos balançam ritmicamente, sem mover as asas, enquanto estava atrás das costas da mulher.

Além disso, o ninho situa-se numa cavidade entre 3 e 12 metros acima do solo, a postura de ovos foi gravado em novembro e janeiro em Tanzânia, Setembro em Zaire e março, Junho e de setembro a novembro em Quênia, e a implementação é de entre 2 e 4 ovos branco brilhante.

Alimentação

A alimentação do papagaio-de-jardine é composta por uma grande variedade de sementes, frutas, flores e insetos, as sementes de Spathodea, óleo de nozes, frutas da Podocarpus flores e sementes de Grevillea robusta.

Fotos do papagaio-de-jardine 

papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine
papagaio-de-jardine

Distribuição geografica

Na África Ocidental estão distribuídos a leste da Libéria até a Costa do Marfim e sul de Gana. Na África Centro-Ocidental, ao sul de Camarões ao noroeste de Angola.

Uma população aparentemente separada se estende do norte do Zaire e do sul da República Centro-Africana ao sudoeste de Uganda e Ruanda. Também encontrado nas terras altas do Quênia e norte da Tanzânia.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.