Aves

6 Espécies de papagaios mais traficadas no Brasil

Por Alan Costa, em 09/11/2022
papagaios mais traficadas no brasil

Conheça as espécies de papagaios mais traficadas no Brasil esta pratica é considerada a terceira maior atividade ilícita no mundo, depois do comércio ilegal de armas e drogas.

papagaios mais traficadas no brasil
papagaios mais traficadas no brasil

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as espécies de papagaios mais traficadas no Brasil.

Além disso, os papagaios são aves mais traficadas do Brasil, entre eles estão papagaio-verdadeiro, papagaio-charãopapagaio-de-peito-roxopapagaio-de-cara-roxapapagaio-chauá e papagaio-moleiro.

Entre os principais papagaios traficados  o papagaio-verdadeiro é a mais caçada por ser considerada a que desenvolve a melhor fala, ou seja, a habilidade de reproduzir sons e a voz humana.

O trafico dessa espécie pode levar as aves em ameaças de extinção, isso porque os traficantes destroem os ninhos quando capturam os filhotes para vender no comércio ilegal.

Espécies de papagaios mais traficadas no Brasil

Papagaio-verdadeiro

papagaio-verdadeiro ( Amazona aestiva)
papagaio-verdadeiro ( Amazona aestiva)

O papagaio-verdadeiro é a espécie papagaio mais traficadas no Brasil e esta classificado como uma espécie quase ameaçada na Lista Vermelha da IUCN.

papagaio-verdadeiro é a mais caçada e cobiçada no começo ilegal por ter  habilidade de reproduzir sons e a voz humana.

Papagaio-charão

papagaio-charao ( amazona pretrei)
papagaio-charao ( amazona pretrei)

Considerada a única espécie de papagaio migratória no Brasil, o  papagaio-charão e  está ameaçado de extinção, isso porque ele está entre os papagaios mais traficadas no Brasil.

O papagaio-charão é uma das únicas espécies de papagaios do gênero Amazona que apresenta dimorfismo sexual.

Ambos os sexos são predominantemente de cor verde e distinguem-se pela máscara vermelha e espelhos retrovisores vermelhos, mais proeminentes no macho, com indivíduos jovens apresentando pouco vermelho.

As secundárias e parte das primárias são azuis, enquanto os colchetes são verdes com uma extremidade amarela.

Papagaio-de-peito-roxo

papagaio-de-peito-roxo ( amazona vinacea)
papagaio-de-peito-roxo ( amazona vinacea)

O papagaio-de-peito-roxo chega a medir até 35 centímetros de comprimento, de plumagem arroxeada no peito, com aspecto escamoso e uma gola de penas alongadas, loros, fronte, base do bico, encontro e espelho alar vermelhos.

Além disso, o papagaio-de-peito-roxo é uma ave frugívora, ou seja, alimenta-se principalmente de frutos, mas também consome sementes, folhas, flores e seus rebentos.

Papagaio-chauá

papagaio-chaua (amazona rhodocorytha)
papagaio-chaua (amazona rhodocorytha)

O papagaio-chauá também conhecido como acamatanga, acumatanga e camatanga ele está entre os papagaios mais traficadas no Brasil.

papagaio-chauá é uma ave que mede cerca de 37 cm de comprimento, com a fronte e base da maxila vermelhas, loro laranja, espelho alar e cauda com nódoas vermelhas.

Papagaio-moleiro

papagaio-moleiro ( amazona farinosa)
papagaio-moleiro ( amazona farinosa)

Outra espécie que é fortemente comercializada por sua beleza é o papagaio de cabeça roxa, isso só pode ser encontrado no litoral sul de São Paulo, Paraná e no extremo norte de Santa Catarina.

É uma espécie endêmica da Mata Atlântica e está classificada como espécie ameaçada de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

O papagaio de cabeça roxa está ameaçado devido à caça furtiva e à destruição do habitat, os nativos americanos domesticaram este papagaio e usaram as penas para fazer joias.

Papagaio-de-cara-roxa

papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis)
papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis)

O papagaio-de-cara-roxa mede cerca de 36 cm de comprimento e a maior parte da sua cor é verde, testa e loros vermelhos, vértice e garganta arroxeados, lados da cabeça azuis e o bico com cor de chifre pálido.

papagaio-de-cara-roxa  está entre os papagaios mais traficadas no Brasil.

Consequências do tráfico

Papagaios capturados na natureza estão sujeitos a falta de saneamento e estresse, fatores que podem causar doenças transmissíveis em outras aves e até mesmo em humanos.

Outras consequências diretas desse crime ambiental incluem a diminuição da qualidade e expectativa de vida das aves em cativeiro por serem mantidas em gaiolas apertadas e alimentadas de forma inadequada.

Além disso, os traficantes de seres humanos retiram os filhotes dos ninhos, danificando grande parte das árvores ou matas onde essas aves foram criadas, deixando-os sem condições de reutilização.

Sair da versão mobile