Início » Aves » Pássaro bendito: características, habitat, reprodução e alimentação

Pássaro bendito: características, habitat, reprodução e alimentação

habitat do bendito

O pássaro bendito (Melanerpes cruentatus) é uma espécie de ave da família dos Picidae que pertence ao gênero dos melanerpes.

Esta pequena espécie de pica-pau habita grandes partes do norte da América do Sul e habita predominantemente a floresta tropical primária , mas também a floresta secundária e as bordas da floresta até clareiras com árvores isoladas.

bendito
bendito

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A alimentação, procurada principalmente na copa das árvores, consiste principalmente de formigas e outros insetos, além de frutas. A espécie é comum e classificada como Pouco Preocupante pela IUCN .

Características do bendito

caracteristicas do bendito
caracteristicas do bendito

Um adulto tem cerca de 20 cm de comprimento. As partes superiores são principalmente preto-azuladas, assim como as bochechas, queixo, garganta e peito.

O peito e a barriga são vermelhos, embora a quantidade de vermelho seja variável, e os flancos e a parte inferior da barriga têm uma barra ondulada preta e branca.

A alcatra e as coberturas superiores da cauda são brancas, isso é perceptível em vôo, e a cauda é preta. A parte inferior da asa é barrada em preto e branco.

O bico é enegrecido, as pernas cinza e a írise anel orbital são amarelos. O macho difere da fêmea por ter a frente e o meio da coroa vermelhos, enquanto a fêmea tem essas partes pretas.

Nas raças do norte e do oeste, a sobrancelha é amarela, creme ou amarelada, e a coroa posterior tem penas amarelas ou douradas, muitas vezes com tufos, mas nas raças do sul, essas áreas são pretas.

Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas as partes superiores são mais castanhas e as inferiores mais cinzentas; os juvenis de ambos os sexos têm um pouco de vermelho na coroa e o ventre é mais laranja do que vermelho.

Habitat do bendito

habitat do bendito
habitat do bendito

É uma espécie de floresta aberta úmida, tanto de várzea quanto de terra firme, podendo ser encontrada também em matas secundárias, bordas de matas e áreas queimadas com árvores em pé isoladas. É uma espécie não migratória.

Distribuição geográfica  

O bendito é nativo do norte da América do Sul. Sua distribuição inclui o leste da Colômbia, oeste e sul da Venezuela, Guianas, norte e centro do Brasil, leste do Equador, leste do Peru e leste da Bolívia. 

Sua faixa altitudinal vai do nível do mar até cerca de 1.200 m, e ainda maior no Equador.

Reprodução do bendito

reproducao do bendito
reproducao do bendito

Os bendito vivem e se reproduzem em pares ou grupos de 3 a 5, ocasionalmente até 12 indivíduos; o obviamente complexo sistema social da espécie quase não foi pesquisado até agora.

Os animais parecem se reproduzir quase o ano todo, com atividade reprodutiva observada de dezembro a setembro. As tocas são feitas em árvores mortas e grandes tocos de árvores, muitas vezes com vários ninhos nas proximidades.

Informações precisas sobre o tamanho da ninhada e a época de reprodução aparentemente não estão disponíveis. Os filhotes são alimentados por indivíduos ou pelo grupo inteiro, de modo que animais adultos individuais como ajudantes alimentam até três ninhadas diferentes.

Alimentação do  bendito

alimentacao do bendito
alimentacao do bendito

Bendito Alimenta-se predominantemente de formigas e outros insetos, bem como frutas, menos comumente outros artrópodes , como aranhas e centopéias

Estado de conservação do bendito 

Com a destruição da floresta amazônica , o habitat desse pica-pau está sendo degradado e acredita-se que a população esteja em declínio gradual.

No entanto, é uma ave comum com uma distribuição muito ampla, e a União Internacional para a Conservação da Natureza avaliou seu status de conservação como sendo de ” menor preocupação “.

bendito
bendito

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.