Início » Papagaios » Periquito-elegante: origem, características, reprodução, habitat, alimentação e criação

Periquito-elegante: origem, características, reprodução, habitat, alimentação e criação

periquito-elegante

O periquito-elegante (Neophema elegans) é uma espécie de periquito ornamental da família Psittacidae, que ocorrem em duas áreas de distribuição disjuntas exclusivamente no continente australiano.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

periquito-elegante
periquito-elegante

Além disso, o periquito-elegante é uma ave protegido por lei na Austrália, essa também é uma espécie que se beneficia do desmatamento, particularmente no sudoeste da Austrália.

Isso porque a extensa instalação de cochos para gado e outros pontos artificiais de água também permitiu que eles pudessem se estabelecer em regiões semiáridas de forma mais permanente.

Origem

O periquito-elegante é endémico da Austrália.

Características do periquito-elegante

características do periquito-elegante
características do periquito-elegante

periquito-elegante tem 23 cm de comprimento e é predominantemente dourado, com uma faixa frontal azul escura na parte superior com azul mais claro, enquanto o ventre e a cloaca são amarelos.

A fêmea tem uma tonalidade verde-oliva mais opaca e uma faixa frontal azul mais estreita, as asas são predominantemente verde-oliva com penas de vôo externas azul-escuras.

A cauda com bordas amarelas tem tons de verde-oliva e azul, e o bico e as pernas são cinza e os olhos são castanhos escuros, os juvenis são mais opacos e carecem de tiaras.

Reprodução do periquito-elegante

A época de reprodução dura de julho a novembro ou após as chuvas, criando uma ou ocasionalmente duas ninhadas dependendo da chuva.

Uma toca a mais de 15 m (49 pés) acima do solo em uma árvore, geralmente um eucalipto ao longo de um curso d’água ou em uma floresta com casca fibrosa, é usada para nidificação e para uma ninhada de quatro a seis ovos brancos redondos, tamanho 21 x 18 mm usado é colocado lá.

Alimentação

periquito-elegante se alimenta principalmente de sementes de gramíneas e plantas herbáceas, eles também comem partes verdes das plantas, bem como bagas e pequenos frutos, basicamente, a comida é retirada do solo, sementes de trevo, bem como painço e flores de Lomandroideae são as preferidas.

Criação do periquito-elegante em cativeiro

criacao do periquito-elegante em cativeiro
criacao do periquito-elegante em cativeiro

periquito-elegante é uma espécie que atinge resultados reprodutivos muito bons, eles também são adequados para fãs de papagaios.

São pássaros pacíficos que são muito quietos, você é um pouco tímido, mas fica mais confiante com o tempo, eles são fáceis de manter, mas têm um requisito de corte ligeiramente maior do que outras espécies inteligentes sem destruir sua casa.

Suas necessidades de banheiro dependem da pessoa, eles são resistentes ao calor, mas são muito sensíveis ao frio e à névoa úmida.

Para o periquito Gosta de cavar no chão e, portanto, é suscetível à infestação de vermes, eles também são sensíveis a infecções oculares.

Habitat

periquito-elegante é uma ave migratória noturna, é o menos especializado de seu tipo, visita dunas costeiras ou quase costeiras, prados arborizados e matagais, áreas de mallee que parecem grandes arbustos e canteiros de eucaliptos.

Eles se reúnem em pastagens e matagais para se dispersar da alimentação nativa ou importada em sementes ou gramíneas, estes periquitos são parcialmente nômades, acima dos limites externos de seu habitat.

Fotos do periquito-elegante

periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante
periquito-elegante

Distribuição geografica

periquito-elegante é encontrado em duas regiões disjuntas, uma no sudoeste da Austrália, de Moora, no norte, até Merredin e Esperance, no leste, e no sudeste da Austrália do Sul (incluindo a Ilha Kangaroo) ao norte, até Marree, e do leste até o oeste de Victoria.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.