Início » Aves » Risadinha: origem, características, reprodução, alimentação e canto

Risadinha: origem, características, reprodução, alimentação e canto

Risadinha

O risadinha (Camptostoma obsoletum) é uma ave Passeriforme da família Tyrannidae, conhecida também como alegrinho, miudinho, papa-mosquitos entre outros.

Além disso, essa espécie de ave pode chegar a medir de 9,5 a 11,5 centímetros, possuindo uma alimentação baseada no consumo de invertebrados e frutos.

Risadinha
Risadinha

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O risadinha é uma ave desconfiada que está sempre alerta e se movendo muito de copas de árvores ao chão. Ele pode ser encontrado em todo o Brasil, nos mais variados ambientes.

Origem

O risadinha é uma das aves mais comuns nas diversas áreas do Brasil, podendo ser encontrado da Amazônia brasileira até campos e ambientes urbanos.

Características do risadinha

características do Risadinha
características do Risadinha

O risadinha é uma pequena ave que mede cerca de 10 centímetros, possuindo uma cabeça mais acinzentada, suas costas são levemente esverdeadas.

Além disso, tem um bico escuro na ponta e base alaranjada. Ele tem um despenteado na cabeça, também possui uma barriga amarelada e duas listras nas assas.

Reprodução do risadinha

Assim como é característico de outras aves, o risadinha constrói seu ninho com matéria vegetal, ele tem o formato esférico com uma entrada do lado. Além disso, o período de reprodução das aves dura de julho até dezembro.

Alimentação

O risadinha tem em sua dieta o consumo de alguns frutos e pequenos insetos.

Canto do risadinha

Habitat

O risadinha é uma ave que pode ser visto em copas de árvore e próximo ao chão, ele é muito agitado e está sempre em movimento.

Fotos do risadinha

Risadinha
Risadinha
Risadinha
Risadinha
Risadinha
Risadinha
Risadinha
Risadinha

Distribuição geográfica

O risadinha pode ser visto nos mais variados ambientes do Brasil, e em outros países Sul Americanos como a Argentina. Além disso, também pode ser encontrado na América Central em países como a Costa Rica.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.