Pássaros Silvestres

Sanhaço-do-coqueiro: espécie, características, reprodução, alimentação, canto e habitat

Por Alan Costa, em 21/11/2022
características do sanhaco-do-coqueiro

O sanhaço-do-coqueiro ( Thraupis palmarum ) é uma ave passeriforme da família Thraupidae, conhecido também como sanhaço-verde, pipira-verde (Piauí e Maranhão).

sanhaco-do-coqueiro
sanhaco-do-coqueiro

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Além disso, esta espécie está frequentemente associada a palmeiras, daí seu nome popular, além de ser uma ave agressiva em relação a indivíduos da mesma ou de outras espécies.

Subespécies

O sanhaço-do-coqueiro possui quatro subespécies reconhecidas:

– Thraupis palmarum palmarum: ocorre do leste e sul do Brasil até o leste da Bolívia e Paraguai;
– Thraupis palmarum melanoptera: ocorre do leste da Colômbia até o norte da Bolívia, nas Guianas e na Amazônia brasileira;
– Thraupis palmarum atripennis: ocorre do leste da Nicarágua até o norte da Colômbia e no extremo noroeste da Venezuela;
– Thraupis palmarum violilavata: ocorre nas encostas do Oceano Pacifico do sudoeste da Colômbia até o oeste do Equador.

Características do sanhaço-do-coqueiro

características do sanhaco-do-coqueiro
características do sanhaco-do-coqueiro

O sanhaço-do-coqueiro é um a ave que mede entre 17 e 18 centímetros de comprimento e pesa 27-48 g.

Além disso, algumas espécie de sanhaços como sanhaço-cinzento, sanhaço-da-amazônia e o sanhaço-do-coqueiro possuem porte e hábitos semelhantes.

Com relação as suas cores, os diferenciam bem, eles costumam pousar nas partes mais altas da vegetação, muitas vezes são vistos contra o céu, em situações de iluminação onde os contrastes desaparecem.

O sanhaço-do-coqueiro tem a cor esverdeada dominante é suficiente para determiná-lo, quando as condições de luz o permitem.

Reprodução do sanhaço-do-coqueiro

O ninho em forma de taça, escondido na densa folhagem ou nas bainhas das folhas das palmeiras, é construído por machos e fêmeas.

Eles usam folhas largas e secas e revestem o exterior com fibras vegetais, os ovos, geralmente 2, são creme ou brancos com manchas cinzas, marrons ou pretas e são incubados pela fêmea por 14 dias.

Os filhotes, que permanecem no ninho por 17 a 21 dias, são alimentados pelo casal, possivelmente por regurgitação.

Hábitat

habitat do sanhaco-do-coqueiro
habitat do sanhaco-do-coqueiro

sanhaço-do-coqueiro habita em capoeiras, bordas de matas, clareiras e áreas próximas a habitações.

Hábitos

Muito ativo, vive em pares e pequenos grupos, provavelmente familiares, nas horas frescas do dia, ele está sempre em movimento e realiza longos voos sobre rios ou terrenos abertos.

Ocasionalmente encontra-se na parte inferior da vegetação, embora prefira ambientes arborizados, também frequenta cerrados e áreas de vegetação mais densa.

É utilizada em pomares e ambientes urbanos densamente arborizados, e pode ser visto em jardins indo para casas de pássaros para se alimentar de frutas.

Encontrado também em cidades e até em parques de grandes centros urbanos do interior.

Alimentação

alimentacao do sanhaco-do-coqueiro
alimentacao do sanhaco-do-coqueiro

sanhaço-do-coqueiro caça insetos no meio das folhas, às vezes ficando de cabeça para baixo nessa busca, ele também se alimenta de insetos em voo, especialmente cupins e formigas aladas, saindo de um poleiro exposto e, meio desajeitado quando comparado como o suiriri e outros mestres desse tipo de captura, volta ao pouso original ou próximo.

Canto do sanhaço-do-coqueiro

O Possui um chamado de notas agudas e assobiadas. É emitido o ano todo, com maior intensidade durante a época de reprodução.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2022/11/canto-do-sanhaco-do-coqueiro.mp3?_=1

Distribuição  geográfica

sanhaço-do-coqueiro  pode ser encontrado em todo o Brasil e também na América Central ( a partir da Nicarágua ) e a maioria dos países sul americanos, desde as Guianas até o Paraguai.

Sair da versão mobile