Pássaros Silvestres
Tico Tico: Características, Cantos, Como Criar e Alimentar!
Tico Tico: Características, Cantos, Como Criar e Alimentar!

Tico Tico e suas Características, Cantos, Como Criar e Alimentar. De nome científico: Zonotrichia capensis, o Tico Tico é uma ave da família Emberizidae. Distingue-se pela sua coloração rajada de marrom, negro e cinza e pelo seu topete.
O Tico Tico mede cerca de 13,5cm a 15cm de comprimento. Tem um bico curto e cônico, e a cabeça se distingue por apresentar um pequeno topete e diversas listras negras contra um fundo acinzentado. O pescoço é contornado por uma faixa marrom-avermelhada que desce para a frente até a altura do peito. Hoje no blog Passaro.org vamos detalha tudo sobre o Tico Tico, tais como Características, Cantos, Como Criar e Alimentar!

Não há dimorfismo sexual evidente, mas as fêmeas costumam ser um pouco menores que os machos. As suas subespécies apresentam variações que podem ser significativas, especialmente nas faixas da cabeça e pescoço e no tom das cores.
As populações mais ao sul e as que habitam altitudes mais elevadas tendem a possuir asas mais pontudas e menos arredondadas. Todas essas diferenças são evidentes em seus extremos, mas se diluem num continuum gradual entre as subespécies que habitam áreas vizinhas.
Conteúdo:
Características Físicas do Tico Tico:
Quando adulto o Tico Tico fica com um corpo compacto e atarracado. Sua cabeça é cinza com largas listras pretas que vão desde o início do bico até a nuca, e listras mais finas que passam pelos olhos e abaixo das bochechas, apresentando ainda um pequeno topete.
Os lados da nuca e do peito são de uma cor cinza esbranquiçada e a parte superior é preta com listras amarelo-marrom. O bico é cônico e forte, com a garganta tendo a cor branca. Os filhotes de Tico Tico são mais pardos, com cores mais apagadas e sem as marcações dos adultos. Existem cerca de 25 a 29 subespécies.
Alimentação do Tico Tico:
O Tico Tico alimenta-se de sementes, brotos, frutas, insetos (besouros, Formigas, grilos, cupins alados e larvas). Costuma frequentar comedouros com sementes,bananas e quirera de milho. Também já foi visto comendo ração para cães. Quando em cidades, tende a se alimentar de restos de comida humana, o que pode fazê-lo desenvolver doenças, como excesso de colesterol e glicose no sangue.
Canto do Tico Tico:
O Tico Tico é famoso por suas diversas vocalizações. Seus cantos têm sido intensamente estudadas desde os anos 1970 por diversos especialistas nos Estados Unidos. O pássaro apresenta um canto noturno, que é muito diferente do canto normal. Ele é produzido quando o pássaro fica muito assustado, sendo bem interessante ficar observando o Tico Tico cantando.
Caso você queira fazer o download do canto, basta clicar AQUI. Espero que tenha gostado do canto!
Acasalamento do Tico Tico:

A época de reprodução do Tico Tico normalmente acontece quando a disponibilidade de alimentos é grande. Geralmente ocorre na época das chuvas, portanto pode variar muito conforme a localização do pássaro. O ninho é no formato de taça, sendo feito de material vegetal seco e forrado com gramíneas finas.
Costuma ficar a poucos metros do chão. A fêmea põe de 2 a 5 ovos de cor verde azulado, com algumas manchas marrom-avermelhadas no topo. Os ovos serão incubados pela fêmea durante 12 a 14 dias e ela contará com a ajuda do macho na alimentação dos filhotes, que permanecem no ninho por cerca de 2 a 3 semanas.
Reprodução do Tico Tico:
Durante a reprodução o Tico Tico vive estritamente aos casais sendo extremamente fiéis a um território, que o macho defende energicamente contra a aproximação de outros machos de sua espécie. Tornam-se assim fáceis vítimas de caçadores. O ninho é uma tigela aberta e rala, feito de capim seco e raízes. A fêmea bota de dois a cinco ovos, que são de campo esverdeado com uma coroa de salpicos avermelhados no pólo obtuso.
Olá! Adoro demais de seus artigos são muito informativos e vem ajudando muitas pessoas.
PARABÉNS