Início » Aves » 18 Tipos de Choquinha mais conhecidas

18 Tipos de Choquinha mais conhecidas

Tipos de choquinha mais conhecidas

Conheça os tipos de Choquinha e como diferenciar estas pequenas e coloridas aves passeriformes que família Thanmnophilidae.

Tipos de choquinha mais conhecidas
Tipos de choquinha mais conhecidas

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre os tipos de Choquinha e como diferenciar cada espécie.

Tipos de Choquinha

Choquinha-de-peito-pintado

choquinha-de-peito-pintado (Dysithamnus stictothorax)
choquinha-de-peito-pintado (Dysithamnus stictothorax)

O choquinha-de-peito-pintado (Dysithamnus stictothorax) é uma ave passeriformes da família Thanmnophilidae, encontrado no Brasil e na Argentina.

O choquinha-de-peito-pintado pode ser encontrado no Brasil e na Argentina.

A ave tem aproximadamente 13 cm de comprimento com o macho tendo pintas brancas em sua cabeça de plumagem acinzentada, com uma asa preta que também possui pontas brancas e uma dorsal em verde-olivácea.

Além disso, a fêmea no geral é semelhante ao macho, porém tem a plumagem do alto da cabeça em marrom avermelhado.

Este tipo de choquinha se alimenta de insetos.

O choquinha-de-peito-pintado habita em florestas subtropicais e tropicais húmidas, e também em florestas subtropicais e tropicais húmidas.

Além disso, a ave está em risco por conta da perda de habitat.

Canto do choquinha-de-peito-pintado

Choquinha-lisa

choquinha-lisa (Dysithamnus mentalis)
choquinha-lisa (Dysithamnus mentalis)

choquinha-lisa (Dysithamnus mentalis) é uma ave passeriformes da família Thamnophilidae, conhecido em inglês como Plain antvireo.

Essa choquinha mede aproximadamente 11,5 cm de comprimento pesando 12,5 g. No que diz respeito a dimorfismo sexual, o macho tem plumagem superior em cinza escuro e inferior na cor cinza claro.

Já a fêmea tem o topo da cabeça em cor canela com cinza olivácea no peitoral e parte superior marrom.

A choquinha-lisa coloca dois ovos brancos com manchas marrons em um ninho que tem uma forma de xícara, feito em arbustos.

O pássaro gosta de viver em pares e costuma buscar seus alimentos em lugares cerca de 4 m acima do solo.

A choquinha-lisa habita em bordas de florestas, capoeiras, florestas de montanhas e galerias.

Canto do choquinha-lisa

Choquinha-de-asa-ferrugem

choquinha-de-asa-ferrugem (Dysithamnus xanthopterus)
choquinha-de-asa-ferrugem (Dysithamnus xanthopterus)

A choquinha-de-asa-ferrugem (Dysithamnus xanthopterus) é uma ave passeriformes da família Thamnophilidae, conhecida em inglês como Rufous-backed Antvireo.

A choquinha-de-asa-ferrugem é endêmica do Brasil.

A choquinha-de-asa-ferrugem é uma ave monotípica, isso quer dizer que não possui subespécies conhecidas.

Este tipo de choquinha tem aproximadamente 10 a 12 cm de comprimento com as costas em cor castanho avermelhado e uma cauda curta.

Além disso, tem o pescoço acinzentada e manchas brancas em sua face.

A choquinha-de-asa-ferrugem habita em matas secas, taquarais, bambuzais, sub-bosque.

Canto do choquinha-de-asa-ferrugem

A ave tem um canto alto, rápido e descendente.

Choquinha-carijó

choquinha-carijo ( Drymophila malura)
choquinha-carijo ( Drymophila malura)

A choquinha-carijó ( Drymophila malura) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, também conhecida como formigueiro-de-cauda-escura.

A choquinha-carijó é uma ave que mede entre 13,5 e 14,5 centímetros de comprimento e pesa entre 11 e 13 gramas, a espécie tem a plumagem muito distinta.

Com relação a fêmea apresenta plumagem quase uniforme em tons ruivos, quando comparada à das outras suas congêneres.

Esta espécie é encontrada em sub-bosque denso de floresta úmida e bordas de florestas e os machos possuem o dorso e crisso marrom-oliva, e com densas listras na cabeça e peito, as fêmeas são ferrugíneas nas costas, e com as costas e peito levemente listrados.

A choquinha-carijó habita em bordas de florestas entre 50 e 1300 metros, raramente chegando até 1900 metros de altitude, ele vive no emaranhado denso de vegetação ou em bambuzais de matas secundárias nos domínios da Mata Atlântica.

A choquinha-carijó é encontrada na mata atlântica das regiões Sul e Sudeste do Brasil, além do Paraguai e nordeste da Argentina.

Choquinha-chumbo

Choquinha-chumbo (Dysithamnus plumbeus)
Choquinha-chumbo (Dysithamnus plumbeus)

Choquinha-chumbo (Dysithamnus plumbeus)  é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, que esta ameaçada de extinção por perda de habitat.

choquinha-chumbo é uma ave que mede 13 cm de comprimento e tanto o macho como a fêmea apresentam pequenas máculas brancas nas asas.

Além disso, o macho é cinza-escuro com o peito preto e manchas brancas nas asas, eles possuem uma mancha branca escondida nas costas.

Por outro lado, a fêmea é marrom oliva com barras pálidas nas asas e garganta.

Este tipo de choquinha habita o sub-bosque de florestas úmidas onde ocasionalmente acompanha bandos mistos.

Esta espécie pode ser encontrada do Brasil e da Mata Atlântica, ocorre entre o sul da Bahia e o norte do Rio de Janeiro, incluindo Minas Gerais e Espírito Santo.

Canto da choquinha-chumbo

O canto da choquinha-chumbo que possui o volume alto, é uma série de assovios melancólicos.

Choquinha-cinzenta

choquinha-cinzenta (Myrmotherula unicolor)
choquinha-cinzenta (Myrmotherula unicolor)

A choquinha-cinzenta (Myrmotherula unicolor) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, esta é uma espécie endémica do Brasil.

A choquinha-cinzenta mede 10 cm de comprimento, o macho é uniformemente cinza, tendo a garganta manchada de preto e a fêmea é uniformemente ruiva com a garganta manchada de branco.

Indivíduos jovens do sexo masculino têm uma coloração mista entre o macho cinza e a fêmea marrom.

Ele é muito ativo e costuma acompanhar rebanhos mistos, os machos são cinza com a garganta preta, enquanto as fêmeas são cinza-acastanhadas com menos cinza na cabeça do que as formigas-pigmeus.

Esta espécie se alimenta de insetos e demais artrópodes que captura na galharia densa da vegetação onde vive.

A choquinha-cinzenta habita na mata atlântica de baixa altitude, sendo mais comum em regiões próximas do litoral.

Além disso, ele tem preferência por ambientes secundários, bordas de mata ou clareiras, onde vasculha avidamente os entremeados de vegetação, cipós e bambus do gênero Chusquea.

Canto da choquinha-cinzenta

O canto da choquinha-cinzenta é um pio agudo, curto e decrescente, e ambos os sexos emitem uns chamados de timbre metálico ps-í e uma pequena série de notas guturais kón-kón-kón-kón.

Choquinha-da-serra

Choquinha-da-serra (Drymophila genei)
Choquinha-da-serra (Drymophila genei)

Choquinha-da-serra (Drymophila genei) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, conhecido em inglês como Rufous-tailed Antbird.

A choquinha-da-serra é uma ave mede entre 13 a 14 centímetros sendo que macho e fêmea são facilmente identificáveis.

O macho tem topete e peito pretos com manchas pretas e brancas que parecem escamas, e suas asas e cauda são cor de ferrugem.

A fêmea desde então tem topete, peito e barriga marrons são de cor enferrujada, o tanto o macho quanto a fêmea têm olhos pretos com uma faixa preta adjacente à cabeça e perto do olho, seu bico é marrom escuro, quase preto.

Infelizmente, pouco se sabe sobre os hábitos reprodutivos desta ave. No entanto, assim como as outras espécies da mesma família, machos e fêmeas costumam construir seus ninhos em forquilhas de árvores a cerca de 2 metros do solo.

E geralmente põe 2 ovos por temporada e o par cuida dos recém-nascidos, ele conheça também a conta virada por carijó.

Pouco se sabe sobre os hábitos alimentares da choquinha-da-serra, contudo, o que se tem de informação é que ela elas não tem o costume de seguir formigas de correição, assim como seus parentes próximos.

Além disso, acredita-se que sua alimentação é composta de insetos e provavelmente aracnídeos, frutas, besouros e sementes diversas.

Canto da choquinha-da-serra

Choquinha-da-várzea

choquinha-da-varzea  (Myrmotherula assimilis)
choquinha-da-varzea  (Myrmotherula assimilis)

A choquinha-da-várzea  (Myrmotherula assimilis) é uma ave Passeriforme da família Thamnophilidae, que pode ser encontrada na Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru.

A choquinha-da-várzea é uma ave que mede 10 cm de comprimento, o macho de coloração geral cinza, mais claro nas partes inferiores.

Esta espécie apresenta barras claras nas asas, sem qualquer vestígio de áreas negras ou marrom-escuras nas mesmas, e cauda com pequenas pontas brancas, e as fêmeas de coloração bege nas partes inferiores.

A espécie é semelhante à choquinha-de-garganta-cinza, mas ocorre em comunidades de caça mista e em Terra Firme.

Este tipo de choquinha se alimenta de insetos que são caçados aos pares em diferentes elevações, principalmente não em comunidades de caça mistas a vegetação de nível médio, mesmo em paisagens mais abertas.

Esta espécie ocupa os estratos médios e baixo das matas de várzea e de igapó e as formações ripárias ribeirinhas em ilhas fluviais.

Canto da choquinha-da-várzea

O canto da choquinha-da-várzea consiste em um trinado agudo, crescente e depois moribundo te-te-te-tu-tututututrrrrr.

Choquinha-de-garganta-amarela

Choquinha-de-garganta-amarela (Myrmotherula sclateri)
Choquinha-de-garganta-amarela (Myrmotherula sclateri)

Choquinha-de-garganta-amarela (Myrmotherula sclateri), é uma ave da família Thamnophilidae pertencente ao grande gênero Myrmotherula .

A ave tem de 8 a 9 cm de altura e pesa entre 8 e 10 g. O macho é preto na parte superior, esbranquiçado, o chapéu listrado amarelo claro.

A mancha interescapular é amarelo claro, as asas têm duas faixas brancas distintas, as penas da cauda são brancas com bordas brancas.

As coberturas das orelhas , garganta e partes inferiores são amarelas com uma distinta faixa preta no queixo. A fêmea pode ser distinguida por uma coloração mais pálida na cabeça e no peito e geralmente é mais listrada na parte inferior.

A forma descrita por Cherrie em 1916 como Myrmotherula kermiti é agora considerada uma variante da espécie aqui descrita.

O choquinha-de-garganta-amarela distribui-se por uma ampla área que inclui o leste do Peru (ao sul do rio Amazonas , a leste do rio Ucayali ), o sul da Amazônia brasileira (leste ao baixo rio Xingu e sul ao norte do Mato Grosso ) e noroeste e nordeste da Bolívia ( Pando , ao norte de La Paz , a nordeste de Santa Cruz ).

É rara no subdossel e bordas de florestas úmidas, principalmente em terra firme , até 550 m de altitude . 6 Simpátrica com o formigueiro-pigmeu ( Myrmotherula brachyura ) e o formigueiro – de-griscom ( M. ignota ), mas prefere os estratos médio e baixo de florestas densas, evitando as bordas.

Choquinha-listrada

Choquinha-listrada (Drymophila devillei)
Choquinha-listrada (Drymophila devillei)

Choquinha-listrada (Drymophila devillei) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, conhecida como trovoada-listrada.

A choquinha-listrada mede entre 13 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 10 e 12 gramas, e pode ser sintópica com cantador-da-guiana, da qual se distingue pela longa cauda negra.

Esta espécie possui a colocarão preto e branco em forma de listas, com tom de laranja na barriga e parte inferior das costas.

Por outro lado, a cauda mais longa que os semelhantes, encontrado exclusivamente em bambuzais, onde forrageia sozinho ou aos pares na coroa dos bambus.

Esta espécies se alimenta de insetos que são caçados aos pares em diferentes elevações, principalmente não em comunidades de caça mistas a vegetação de nível médio, mesmo em paisagens mais abertas.

A choquinha-listrada vive nos emaranhados densos de bambu do gênero Guadua em matas úmidas, ele apresenta hábitos similares de seus congêneres meridionais.

Canto da choquinha-listrada

O canto da choquinha-listrada é bem distinto, é uma série de notas ásperas que aceleram em uma série de assobios ascendentes.

Choquinha-de-garganta-carijó

Choquinha-de-garganta-carijo ( Epinecrophylla haematonota)
Choquinha-de-garganta-carijo ( Epinecrophylla haematonota)

Choquinha-de-garganta-carijó ( Epinecrophylla haematonota) é uma espécie de ave da família Thamnophilidae do gênero dos Epinecrophylla.

A choquinha-de-garganta-carijó tem cerca de 11 cm (4,3 pol.) De comprimento. O macho tem principalmente partes superiores marrons com dorso e garupa marrom-avermelhados, e coberturas das asas pretas com manchas brancas e duas barras brancas.

A garganta do macho é preta manchada de branco, e os lados da cabeça, o peito e a barriga são cinza. A fêmea é semelhante ao macho, mas as coberturas das asas são pontiagudas com lustre e os lados do rosto e a garganta são ocres, a garganta às vezes sendo tingida de vermelho.

Em ambos os sexos, a cor da íris é variável, podendo ser alaranjada, escura ou esbranquiçada, e a cauda é castanha o que distingue esta espécie do pontilhado ( Epinecrophylla erythrura ).A música é um trinado de notas curtas e staccato, primeiro subindo de tom e depois diminuindo.

Este tipo de choquinho é uma ave bastante comum com uma ampla variedade. Nenhuma ameaça particular é conhecida e.

Na ausência de informações contrárias, presume-se que a população seja estável e a União Internacional para a Conservação da Natureza classificou o estado de conservação desta ave como sendo de ” menor preocupação “.

Choquinha-de-garganta-clara

Choquinha-de-garganta-clara ( Isleria hauxwelli )
Choquinha-de-garganta-clara ( Isleria hauxwelli )

Choquinha-de-garganta-clara ( Isleria hauxwelli ) é uma espécie de passeriforme ave da família Thamnophilidae  pertencentes ao gênero Isleria .

Mede entre 8,5 e 9,5 cm de comprimento e pesa entre 9 e 12 g . 3 A cauda é curta. O macho é cinza uniforme, ligeiramente mais claro na parte inferior, com uma mancha branca dorsal semi-oculta.

Asas enegrecidas com duas barras brancas e ápice nas terciais; cauda superior e pontas das penas da cauda brancas.

A fêmea é marrom-oliva na parte superior, com a mesma mancha branca do macho, cauda e asas como no macho, mas com marrom amarelado substituindo o branco; abaixo está canela rufous.

Distribui-se desde o sudeste da Colômbia , ao sul pelo leste do Peru , ao norte da Bolívia , e ao leste pela Amazônia brasileira , ao sul do rio Amazonas , ao leste do Pará e ao oeste do Maranhão .

Esta espécie é considerada bastante comum em seu habitat natural : no solo ou próximo a ele, em florestas tropicais baixas e pântanos, tropicais e subtropicais. Até 600 m de altitude .

Canto do choquinha-de-garganta-clara

A música é uma série de seis a dez notas ” tuiii ” agudas e penetrantes que começam lentamente e aumentam o volume. Chamadas de contato incluem um « chic! ” afiado.

Choquinha-de-asa-comprida

choquinha-de-asa-comprida (Myrmotherula longipennis)
choquinha-de-asa-comprida (Myrmotherula longipennis)

A choquinha-de-asa-comprida (Myrmotherula longipennis) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, conhecido também como  chouriço.

choquinha-de-asa-comprida mede cerca de 10 cm de comprimento, o macho é cinza-escuro com a garganta e o peito pretos, asas negras com pintas brancas formando barras e a cauda curta com pontas brancas.

Além disso, a fêmea é marrom-olivácea na parte superior, com a garganta e o peito amarelados, sendo que as tonalidades.

Este tipo de choquinha se alimenta de insetos frequentemente como parte de bandos mistos de aves, os quais procura ativamente na folhagem à altura de 4 a 10 m.

A choquinha-de-asa-comprida pode ser encontrada na amazônia brasileira, em direção leste até o Maranhão, ao sul até o Mato Grosso, e ainda nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Canto da choquinha-de-asa-comprida

O canto da choquinha-de-asa-comprida pode ser facilmente identificada pelos seus sons nasais ee-eww.

Choquinha-de-peito-riscado

Choquinha-de-peito-riscado ( Myrmotherula cherriei )
Choquinha-de-peito-riscado ( Myrmotherula cherriei )

Choquinha-de-peito-riscado ( Myrmotherula cherriei ) é uma espécie de ave  da família Thamnophilidae pertencente ao  gênero Myrmotherula .

O choquinha-de-peito-riscado tem de 9 a 10 cm de altura e pesa entre 7 e 9 g. O macho é preto e branco, com listras brancas predominantemente pretas e largas na parte superior, os élitros têm pontas brancas, as penas de voo têm bordas brancas.

A mancha interescapular é branca, as penas da cauda são pretas com margens brancas e manchas nas pontas. Tem uma faixa preta no queixo, as coberturas das orelhas são brancas sem listras, a parte inferior e a garganta são brancas com listras pretas, os flancos são cinza.

Da muito semelhante formiga pato-guiana ( Myrmotherula surinamensis) a espécie difere na mancha interescapular mais estreita.

A fêmea não tem mancha interescapular e é canela nos élitros, cabeça e peito. Os juvenis parecem uma mistura entre machos e fêmeas. A espécie é monotípica .

Distribui-se desde o sudeste da Colômbia ( Vichada e Meta até Vaupés ), sudoeste da Venezuela ( Amazônia ) e noroeste do Brasil ( bacias do Rio Negro e baixo Rio Branco ); também localmente no nordeste do Peru (ao longo dos rios Tigre e Nanay , Loreto ).

Esta espécie é localmente bastante comum em bordas arbustivas de matas de galeria , bordas de matas de várzea e matas de solo arenoso. A distribuição está intimamente relacionada a regiões de águas negras, geralmente em solos arenosos brancos. Até 500 m de altitude .

Canto do choquinha-de-peito-riscado

Seu canto muito particular é um chocalho mecânico com pouca musicalidade, trrrrrrrrrrrr; também emite chamadas mais musicais chiiyp e chii-du.

Choquinha-de-barriga-parda

choquinha-de-barriga-parda (Epinecrophylla gutturalis)
choquinha-de-barriga-parda (Epinecrophylla gutturalis)

A choquinha-de-barriga-parda (Epinecrophylla gutturalis) é uma ave Passeriforme da família Thamnophilidae, a espécie vive nas florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.

A choquinha-de-barriga-parda mede apenas 10cm de comprimento, partes superiores castanhas, íris cinza clara, asas com pintas brancas formando faixas, garganta riscada com faixas pretas e brancas, peito cinza e barriga bege.

Com relação as fêmeas apresentam menos cinza e mais bege nas partes inferiores e os riscos na garganta são menos evidentes.

Além disso, esta é uma ave de pequeno porte com a coloração amarronzada e olhos pálidos, aos pares ou grupos familiares, acompanham bandos mistos no sub-bosque e raramente são vistos longe do bando; não sobe para o estrato médio ou copa.

Este tipo de choquinha é uma ave que se alimenta de insetos escondidos nas folhas, principalmente folhas mortas.

choquinha-de-barriga-parda é encontrado apenas no norte da Amazônia, ao norte do rio Amazonas e leste dos rios Branco e Negro (AM, PA, AP e RR) e também ocorre no leste da Venezuela e Guianas.

Canto da choquinha-de-barriga-parda

O canto da choquinha-de-barriga-parda é mais comum é um trinado fino e descendente.

Choquinha-de-barriga-ruiva

choquinha-de-barriga-ruiva (Isleria guttata)
choquinha-de-barriga-ruiva (Isleria guttata)

A choquinha-de-barriga-ruiva (Isleria guttata) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae, esta espécie é pequena residente de florestas altas.

choquinha-de-barriga-ruiva é um pássaro pequeno que mede cerca de 9,4 cm de comprimento, cauda é curta e reta, estreita e bico relativamente longo.

Além disso, suas asas possuem linhas paralelas escuras e beges, com as penas terciárias manchadas de ocre, a cabeça, costas e peito do macho são cinza, enquanto na fêmea a parte traseira é marrom, garganta branca, cinza-esverdeada no peito, e ambos os sexos, a barriga é ruiva ou avermelhada.

Ele é bastante semelhante a choquinha-de-garganta-clara e frequentemente é encontrado aos pares, brincando próximo ao solo, próximo a riachos ou locais pantanosos, e geralmente não se juntando a bandos mistos.

choquinha-de-barriga-ruiva habita na mata de terra firme especialmente a de matas paludosas, os casais forrageiam próximo ao solo, raramente sendo encontrados em bandos mistos ou em correições.

Canto da choquinha-de-barriga-ruiva

O canto da choquinha-de-barriga-ruiva macho é de alguma maneira semelhante ao do rendadinho, porém é mais agudo e não aumenta em tom.

O seu canto é uma série mais longa  de 10 a 15 notas “tuee” agudas e penetrantes que começam lentamente e aumentam o volume.

Além disso, a sua vocalização é em forma de alarme agudo e descendente de contato incluem um “chique!”

Choquinha-de-rabo-cintado

Choquinha-de-rabo-cintado (Myrmotherula urosticta)
Choquinha-de-rabo-cintado (Myrmotherula urosticta)

Choquinha-de-rabo-cintado (Myrmotherula urosticta) pertence ao gênero Myrmotherula dentro da família dos formigueiros (Thamnophilidae) .

A ave tem de 9 a 10 cm de altura e tem uma cauda preta com uma larga faixa branca na cauda. O macho é cinza com uma parte inferior mais pálida e uma mancha interescapular branca que normalmente não é visível.

Os élitros são pretos com pontas brancas, a garganta e a parte superior do tórax são pretos.

A fêmea pode ser distinguida por uma cabeça e parte superior cinza claro, os élitros também são cinza, a garganta é branca, a parte inferior é canela clara, os flancos são cinza. A espécie é monotípica .

A dieta consiste em insetos , provavelmente também aranhas , que são caçados individualmente, em pares ou em grupos familiares, geralmente em comunidades de caça mista.

Canto do choquinha-de-rabo-cintado

A música é descrita como uma sequência de notas com duração de 5 a 8 segundos e lembra a subespécie M. l. garbei do anthatch prateado ( Myrmotherula longipennis ).

Choquinha-de-bico-curto

choquinha-de-bico-curto (Myrmotherula ignota)
choquinha-de-bico-curto (Myrmotherula ignota)

A choquinha-de-bico-curto (Myrmotherula ignota) é uma ave passeriforme da família Thamnophilidae. conhecida de choquinha minúscula.

choquinha-de-bico-curto é uma ave de pequeno porte mede cerca de 8 centímetros de comprimento, o macho possui a barriga amarelada, listras pretas e brancas na cabeça e costas com grossas faixas brancas nas asas e a fêmea é similar, porém tem a cabeça e peito beges.

Esta espécie de choquinha faz os ninhos em formato de xícara, localizados em forquilhas de 2 a 6 m de altura.

Este tipo de choquinha vive no subdossel de matas de terra firme e de várzea, os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude.

choquinha-de-bico-curto esta presente nos estados do Amazonas e Acre, e também ocorre na Colômbia, Equador e Peru.

Canto da choquinha-de-bico-curto

O canto da choquinha-de-bico-curto é uma longa série de assobios que aceleram ligeiramente no final.

Escritor de artigos sobre pássaros, focado em trazer as características da vida e canto desses animais fantásticos.