Início » Aves » Tordo-de-garganta-preta: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Tordo-de-garganta-preta: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

tordo de garganta preta

Tordo-de-garganta-preta (Turdus atrogularis) é uma espécie de pássaro da família Turdidae que pertence ao gênero dos Turdus.

Às vezes é considerado como uma subespécie de uma espécie politípica , “sapinho-de-garganta-escura”, sendo então as outras subespécies. Tratamentos mais recentes consideram os dois como espécies separadas.

tordo-de-garganta-preta
tordo-de-garganta-preta

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O tordo-de-garganta-preta é uma espécie migratória do Paleártico Oriental . Seu alcance se sobrepõe ao sabiá-de-garganta-vermelha de reprodução mais oriental.

Características do tordo-de-garganta-preta

caracteristicas do tordo-de-garganta-preta
caracteristicas do tordo-de-garganta-preta

O tamanho e as proporções do corpo são semelhantes ao fieldfare , mas um pouco menor e mais fino. Peso corporal 70-110 g, comprimento do corpo é 24-27 cm.

O macho tem queixo ao peito existe uma mancha marrom-escura (sua cor varia do marrom-escuro ao preto aveludado, podendo haver estrias esbranquiçadas). A parte superior do corpo é cinza-acastanhada, há estrias escuras borradas nas laterais do corpo. As asas inferiores são vermelhas, o que é claramente visível em um pássaro voador.

Já as fêmeas tem no bócio um espessamento de manchas escuras, que às vezes se fundem em um avental relativamente contínuo; difere do fieldfare na cor monocromática do topo, na ausência de tons vermelhos pronunciados na parte inferior do corpo.

Os pássaros jovens até o final do verão são semelhantes em cor à fêmea, mas têm pinceladas leves no dorso, nas penas encobertas da asa há bordas avermelhadas claras, no peito e nas laterais há estrias escuras.

Habitat do tordo-de-garganta-preta

habitat do tordo-de-garganta-preta
habitat do tordo-de-garganta-preta

Os tordo-de-garganta-preta se habita ao longo das bordas de clareiras em florestas coníferas ou decíduas mistas.

Geralmente na vegetação rasteira do pinheiro siberiano Pinus sibirica ou na floresta mista de abetos, especialmente ao longo de cursos de água ou em áreas pantanosas.

Distribuição geográfica 

A área de reprodução do sabiá-de-garganta-preta se estende do extremo leste da Europa até a Sibéria Ocidental e o noroeste da Mongólia .

A área de invernada se estende desde o Oriente Médio , embora incomum na Península Arábica até o leste de Mianmar . Como vagabundo, ocorreu no Japão , Tailândia e Taiwan , bem como na maior parte da Europa a oeste de sua faixa normal.

Reprodução do tordo-de-garganta-preta

reproducao do tordo-de-garganta-preta
reproducao do tordo-de-garganta-preta

Reproduz-se solitariamente ou em agregações soltas de pares no final de maio até o final de julho. O ninho é feito de gramíneas e galhos finos amarrados com terra e forrados com gramíneas finas, musgo ou liquens.

O ninho é geralmente colocado a 1,5 a 2m do solo, às vezes no chão.

Alimentação do tordo-de-garganta-preta

alimentacao do tordo-de-garganta-preta
alimentacao do tordo-de-garganta-preta

O tordo-de-garganta-preta alimenta-se de invertebrados no chão e alimenta-se também de várias bagas, cerejas e algumas sementes.

Canto do tordo-de-garganta-preta

A música é lenta e bastante instável. Geralmente consiste em uma frase de assobio alto, semelhante a um trinado curto, muitas vezes ciciando fortemente: “tsirl”, “tsily”, “tsi-ryull” ou mais complexo – “tsyl-tria-tria”, “tsi-tsi- vryatityu”, “civl-tsiri-tsiri”, “ciil, qil, qil”, “qi-charrr”.

Em uma música, a sílaba “agitação” ou sua repetição costuma ser a mais proeminente. Os machos cantam especialmente ativamente ao amanhecer e perto do Círculo Polar Ártico – mais à noite. Chamadas e gritos em caso de ansiedade – várias variantes de “tsil-tsil”, “tsyuk-tsyuk”, etc.

canto do tordo-de-garganta-preta
canto do tordo-de-garganta-preta

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.