Início » Aves » Tovaca-campainha: características, alimentação, habitat e canto

Tovaca-campainha: características, alimentação, habitat e canto

alimentacao do tovaca-campainha

Tovaca-campainha (Chamaeza campanisona) é uma ave endémica do Brasil da família Formicariidae, a espécie caminha silenciosamente nas florestas úmidas de altitude, entre 200 e 1500 m, onde geralmente é difícil de observar.

Em relação seus habitats naturais são as florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.

tovaca-campainha
tovaca-campainha

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do tovaca-campainha

O tovaca-campainha mede 19cm de comprimento, espécie pertencente a um gênero de difícil caracterização morfológica, críptica em relação à tovaca-campainha.

Em campo, pode estar separada de suas congêneres pela retiro de claro na cabo da rabo e pela presença de uma extensão clara nas bochechas, fora de ter as pernas mais escuras.

Apresenta características semelhantes às de seus congêneres e seu cantinho é parceiro à sequência longa de pios de Chamaeza campanisona, sendo um tanto mais curta e sem entregar os grunhidos roucos no terminal da frase, que tanto com saúde caracterizam a categoria citada.

Alimentação

alimentacao do tovaca-campainha
alimentacao do tovaca-campainha

O tovaca-campainha costuma buscar seu alimento na cobertura de folhas secas sobre o chão, de insetos, pequenos invertebrados e também pode alimentar-se de aranhas.

Habitat

Esta ave habita em florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e regiões subtropicais ou tropicais húmidas de alta altitude.

Canto do tovaca-campainha

O canto do tovaca-campainha é longo com 20-40 segundos, e uma melodiosa série de “tju tju tju”, enquanto tovaca-de-rabo-vermelho tem o canto mais rápido e curto (3-4 segundos).

Distribuição geografica

tovaca-campainha
tovaca-campainha

A tovaca-campainha  é endêmica do Brasil e pode ser encontrada do Rio de Janeiro a Santa Catarina, no Sudeste e Sul.

 

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.