Início » Aves » 4 espécies de avestruz : características e informações

4 espécies de avestruz : características e informações

especies de avestruz

Conheça as espécies de avestruz e suas principais características para diferencia-las, são consideradas as maiores aves do mundo pertencem a família das Struthionidae

São aves corredoras (até 60 km/h) que não podem voar porque não têm quilha no esterno ou músculos peitorais suficientes para voar.

especies de avestruz
especies de avestruz

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre as espécies de avestruz

Possuem pernas longas, pés com dois dedos e apenas um dedo com garra. Seus músculos mais importantes estão nas pernas.

Possuem dois cecos e um intestino longo, que promovem a digestão bacteriana, e sua temperatura corporal varia de 37,8 o.C a 39 o.C.

A reprodução começa aos 2 meses de idade para as fêmeas e 30 meses para os machos e dura cerca de 0 anos.

São aves longevas, com cerca de 70 anos. A época de reprodução dura em média de 6 a 7 meses, sendo que no Brasil esse período é de agosto a fevereiro.

Espécies de avestruz 

Avestruz-comum

avestruz-comum (struthio camelus camelus linneu)
avestruz-comum (struthio camelus camelus linneu)

Avestruz-comum (Struthio camelus camelus Linneu) Os machos do avestruz têm até 250 centímetros de altura e pesam até 135 quilos. As fêmeas são menores: medem de 175 a 190 centímetros de altura e pesam de 90 a 110 quilos.

Os machos, chamados de galos, têm plumagem preta. As penas de voo das asas e da cauda são brancas. As fêmeas, chamadas galinhas, usam plumagem marrom-terra ; Suas asas e cauda são mais claras e de cor cinza-esbranquiçada.

Avestruz Masai

avestruz masai (struthio camelus massaicus naumann)
avestruz masai (struthio camelus massaicus naumann)

Avestruz Masai (Struthio camelus massaicus Naumann) Os machos adultos têm 2,1–2,7 m de altura e podem pesar até 145 kg; as fêmeas são tipicamente um pouco menores em tamanho. Eles têm olhos grandes (50 mm de diâmetro), cílios longos e visão excepcional.

Suas cabeças são relativamente pequenas em comparação com o corpo e são cobertas por penas degeneradas que dão aos dois terços superiores de seu pescoço alongado uma aparência quase nua.

A pele do pescoço e das coxas dos avestruzes Masai machos é nua e de cor rosa, que se intensifica para um tom quase avermelhado durante a época de acasalamento.

As penas do avestruz Masai não possuem farpas , o que lhes confere uma aparência macia e felpuda. Semelhante a outras subespécies de avestruz, eles possuem aproximadamente 50–60 penas da cauda, ​​16 primárias, 4 alulares e 20–23 penas secundárias.

As penas da asa e da cauda evoluíram para servir como plumas decorativas para exibição de namoro, em vez de voo.

Avestruz somali

avestruz somali (struthio camelus molybdophanes reichenow)
avestruz somali (struthio camelus molybdophanes reichenow)

Avestruz somali (Struthio camelus molybdophanes Reichenow) Embora a pele do pescoço e da coxa do avestruz somali seja geralmente semelhante à de outros avestruzes, ela é azul (em vez de rosa) e torna-se azul claro nos machos durante a época de acasalamento, o pescoço não possui o típico anel branco largo e as penas da cauda são brancas.

Os machos são maiores que as fêmeas, o avestruz somali pode ser semelhante a outros avestruzes, talvez com um peso corporal médio ligeiramente inferior ao de algumas subespécies do avestruz comum.

Um avestruz somali em cativeiro pesa aproximadamente 105 kg, mas este pode não ser um peso exato para aves selvagens, pois os animais em cativeiro têm opções de alimentação que os avestruzes selvagens não têm.

Avestruz sul-africano

avestruz sul-africano (struthio camelus australis gurney)
avestruz sul-africano (struthio camelus australis gurney)

Avestruz sul-africano (Struthio camelus australis Gurney) Embora muito semelhante a outros avestruzes, a pele do pescoço e da coxa do avestruz sul-africano é cinza (em vez de rosa), tornando-se cinza claro nos machos durante a época de reprodução.

Esta é a subespécie mais explorada por suas penas, sua exploração é muito lucrativa para a indústria em muitas partes da África, por isso é mais frequentemente caçada por suas penas, onde as penas do macho (preto brilhante) são mais valiosas que as penas da fêmea (cinza).

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.