Início » Aves » Íbis-sagrado: origem, características, reprodução, alimentação e habitat

Íbis-sagrado: origem, características, reprodução, alimentação e habitat

íbis sagrado

Íbis-sagrado (Threskiornis aethiopicus) é uma espécie de íbis da família Threskiornithidae e da ordem Pelecaniformes.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

ibis-sagrado
ibis-sagrado

Além disso, o íbis-sagrado é uma ave muito curioso, que era criado no Antigo Egito e está presente em muitos países da Europa, onde não deveria estar.

Esta é uma das espécies mais conhecidas de íbis, um grupo de aves com bico curvo que aparecem em numerosos desenhos do Antigo Egito.

Origem

O íbis-sagrado é nativo da África e do Oriente Médio.

Características do íbis-sagrado

caracteristicas do ibis-sagrado
caracteristicas do ibis-sagrado

O íbis-sagrado é uma ave grande, medindo 65–89 cm de comprimento, com envergadura de 112–124 cm e pesando cerca de 1,5 kg.

As fêmeas adultas são geralmente menores que os machos, e a plumagem é quase inteiramente branca, exceto a cauda e as pontas das asas, que são pretas, a cabeça e o pescoço são nus e pretos.

Há uma mancha de pele vermelha nua na parte superior da asa, sob a asa e no peito e flancos adjacentes.

O bico é curvo e grosso, os juvenis têm a cabeça emplumada e o pescoço listrado de preto e branco, enquanto o corpo tem partes menos brancas e mais pretas e castanhas.

Reprodução do íbis-sagrado 

A época de reprodução do íbis-sagrado geralmente começa durante ou logo após a estação chuvosa. Em áreas alagadas também ocorre na estação seca; por exemplo, em março, maio-setembro na Zâmbia, setembro no Malawi, março-junho e agosto-setembro na Etiópia; e fevereiro, março e maio em Uganda.

Os íbis sagrados se reproduzem em colônias de 50 a 2.000 pares (às vezes até dez), geralmente em colônias mistas com outros Ciconiiformes, o vínculo do casal dura apenas uma temporada.

Alimentação

dieta do íbis sagrado
dieta do íbis sagrado

A dieta do íbis sagrado consiste principalmente em presas aquáticas, como pequenos peixes e invertebrados, incluindo gafanhotos, grilos e besouros aquáticos, alimenta-se também de crustáceos, vermes, moluscos, rãs, lagartos, carniça, ovos e crias de outras aves, pequenos mamíferos, vísceras e sementes.

Comportamento

O íbis é um migrante intra-africano que realiza movimentos nômades ou semimigratórios de várias centenas de quilômetros durante a estação chuvosa para se reproduzir.

As populações ao norte do equador migram para o norte e aquelas ao sul do equador migram para o sul, com ambos os grupos retornando ao equador no final da estação reprodutiva. Algumas populações (por exemplo, na África Austral) também podem ser sedentárias

Habitat

Esta espécie habita em margens de áreas úmidas, pântanos e lagos.

Fotos do íbis sagrado

íbis sagrado
íbis sagrado jovem
íbis sagrado
íbis sagrado
íbis sagrado
íbis sagrado
íbis sagrado
íbis sagrado
íbis sagrado
íbis sagrado

Distribuição geografica

O íbis sagrado pode ser encontrado na maior parte do continente africano ao sul do Saara e no sudeste do Iraque, Anteriormente, a ave já foi comum no Egito, mas não se reproduz lá desde a primeira metade do século XIX.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.