Início » Pássaros Silvestres » Bem-te-vi: características, alimentação, habitat, canto e fatos

Bem-te-vi: características, alimentação, habitat, canto e fatos

Bem-te-vi

O Bem-te-vi (Pitangus sulphuratus) é um pássaro que pertence a família  tiranídeos.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.

Bem-te-viBem-te-vi

Além disso, esta ave  tem uma popularidade no brasil e na América Latina, podendo estar presente desde o sul do México até a Argentina, além do do Texas (Estados Unidos).

Em seu auge de 22,5 cm, o pássaro é popular por seu canto, cujo som trissilábico se parece com seu próprio nome.

E seu conjunto de penas é parda no dorso, amarela na barriga, uma listra branca em cima da cabeça e outra lista branca na garganta, além da cauda de penas pretas.

Características do bem-te-vi

caracteristicas do bem-te-vi
caracteristicas do bem-te-vi

O pássaro de característica monogâmica, assume uma aparência migratória em partes de regiões e pode ser visto tanto em bando como sozinho.

Além disso, o bem-te-vi ainda possui a capacidade de atingir uma consistência populacional entre 8 e 10 pares por hectômetro.

Reprodução do bem-te-vi 

O ninho do pássaro  bem-te-vi, é feito a partir de pequenas ramas e capim, está presente nas cidades feito a partir de restos de papel, fios e plástico.

Além disso, o bem-te-vi fêmea, também popular de siririca, pode botar de 2 a 4 ovos durante o período reprodutivo, que pode ser de julho a novembro.

O ninho geralmente fica em um lugar visível, como árvores altas e cerradas, assim como nas covas dos geradores de energia.

Alimentação do bem-te-vi

Características do Bem-te-vi
Características do Bem-te-vi

Sua habilidade em encontrar novas formas de alimento aprova que cheguem a se alimentar da ração de felinos domésticos, como gatos e cães.

O pássaro também contém bastante agilidade, o que lhe ajuda a pegar insetos durante o voo, apesar de ser mais normal agir sobre os que estão pousados nos campos e ramos.

Apesar de sua aparente fragilidade, o pássaro não fica intimidado por outros pássaros maiores, como o urubu e o gavião.

Habitat

bem-te-vi tem uma adaptação personificada, já que pode viver no campo tão bem quanto na cidade.

Além disso, é normal achar o pássaro em matas, florestas, margens de rios, praias, pastagens e cidades, se adaptando facilmente ao habitat.

Essa adaptação do bem-te-vi também pode se refletida na alimentação que, apesar de ser insetívora, é muito diferente.

Como flores e frutas, minhocas, lagartos, pequenas cobras, peixes, crustáceos, girinos de lagos e rios rasos, equinos e carrapatos de bovinos, além de “beliscar” os ovos de outros passarinhos.

Canto do bem-te-vi

Como citamos acima, o canto do pássaro é trissilábico lembrando as sílabas bem-te-vi, que dão o nome à espécie.

Por isso, seu nome popular tem origem no seu canto, é normal ficar escutando um bem-te-vi cantando, uma vez que eles são facilmente achados em cidades.

Fotos do bem-te-vi

bem-te-vi
bem-te-vi
ninho de bem-te-vi
ninho de bem-te-vi
bem-te-vi
bem-te-vi
bem-te-vi
bem-te-vi
bem-te-vi
bem-te-vi
bem-te-vi ninho
bem-te-vi ninho
bem-te-vi
bem-te-vi

Fatos interessantes sobre o bem-te-vi

O bem-te-vi é uma ave essencial na expansão de sementes em áreas de cerrado, além de auxiliar no controle de insetos e pragas, graças ao seu hábito alimentar generalista.

Porém, ele também pode perturbar o homem do campo, como no caso da apicultura, por exemplo, uma vez que é um grande predador das abelhas.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.