Início » Aves » Chapim-de-crista: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

Chapim-de-crista: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

canto do chapim-de-crista

Chapim-de-crista (Lophophanes cristatus) é uma espécie de ave da família dos chapins que pertence ao gênero dos Lofófanes.

O chapim com crista tem onze a doze centímetros de comprimento. O chapim-de-crista é uma ave reprodutora do Paleártico ocidental .

Ocorre nas zonas boreal e temperada, bem como parcialmente nas regiões montanhosas do sul. A área de distribuição estende-se desde Portugal e Espanha até aos Urais.

chapim-de-crista
chapim-de-crista

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O ninho é feito pela fêmea em cavidades auto-esculpidas, semelhantes a buracos de pica-pau, em árvores podres ou tocos de árvores feitos de musgo , líquen , lã animal e vegetal e teias de aranha.

Características do chapim-de-crista

caracteristicas do chapim-de-crista
caracteristicas do chapim-de-crista

O chapim com crista tem onze a doze centímetros de comprimento. Os machos pesam em média 11,5 gramas e as fêmeas 10,8 gramas, sendo característica a crista preta e branca levemente curvada para a frente , que também pode ser colocada.

A parte superior é marrom-acinzentada, as laterais da cabeça e do pescoço são brancas, contornadas por uma faixa preta em forma de meia-lua começando atrás do olho.

A garganta é preta. A parte inferior é esbranquiçada, os flancos são creme e a superfície superior é marrom. A chamada mais comum é um distintivo “zizigürrrr” ou “gürrrr”. O canto está tocando e oscila entre três tons.

Reprodução do chapim-de-crista

reprodução do chapim-de-crista
reprodução do chapim-de-crista

O ninho é feito pela fêmea em cavidades auto-esculpidas, semelhantes a buracos de pica-pau, em árvores podres ou tocos de árvores feitos de musgo , líquen , lã animal e vegetal e teias de aranha.

As caixas de nidificação artificiais são aparentemente aceitas apenas excepcionalmente; então o equipamento de nidificação feito de toras também parece ser o preferido.

A fêmea põe de quatro a oito ovos manchados, que ela incuba por 13 a 16 dias. Durante este tempo é alimentado pelo macho.

Depois disso, os filhotes são alimentados por cerca de 18 a 22 dias no ninho e após a migração por ambos os pais por cerca de três semanas. A temporada de criação anual ou perda de uma possível segunda ninhada é de março a junho.

Habitat do chapim-de-crista

habitat do chapim-de-crista
habitat do chapim-de-crista

O chapim-de-crista é uma ave reprodutora do Paleártico ocidental . Ocorre nas zonas boreal e temperada, bem como parcialmente nas regiões montanhosas do sul.

A área de distribuição estende-se desde Portugal e Espanha até aos Urais. Uma ilha de distribuição é encontrada no norte da Grã-Bretanha. A espécie também ocorre em Fennoscandia e no oeste da Rússia até o Círculo Polar Ártico.

O limite de distribuição do sul atravessa o sul da Espanha e da França ao longo dos Alpes do sul e as montanhas da Grécia, Bulgária e Ucrânia.

A espécie é uma ave sedentária e é mais provável de ser encontrada em florestas de coníferas , mas também pode ocorrer em florestas mistas , faias ou parques e jardins ricos em coníferas .

Prefere povoamentos com muita madeira podre e galhos profundos. No sul da Europa também habita povoamentos de carvalho .

Alimentação do chapim-de-crista

O chapim-de-crista alimenta-se principalmente de artrópodes, a partir do final do verão também de sementes , principalmente de coníferas .

Canto do chapim-de-crista

canto do chapim-de-crista
canto do chapim-de-crista

O canto chapim-de-crista consiste em um trinado suave e repetido e um toque de tee, tee, tee .

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.