Início » Pássaros Silvestres » Rabo-de-espinho: tipos, características, reprodução, alimentação, canto e habitat

Rabo-de-espinho: tipos, características, reprodução, alimentação, canto e habitat

alimentacao do rabo-de-espinho

Rabo-de-espinho (Discosura langsdorffi) é uma espécie de beija flor que pertence a família Trochilidae e da ordem dos Apodiformes.

Conhecido popularmente de beija-flor-rabo-de-espinho, besourinho-de-rabo-grande e rabo-de-espinho-de-barriga-preta.

rabo-de-espinho
rabo-de-espinho

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O Rabo-de-espinho é uma ave de pequeno porte e o comportamento pouco conspícuo podem contribuir para a sua raridade, havendo poucos registros recentes desta espécie.

Subespécies

Rabo-de-espinho possui duas subespécies reconhecidas elas são:

– Discosura langsdorffi langsdorffi: ocorre no Leste do Brasil, nos estados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro;
– Discosura langsdorffi melanosternon: ocorre do Sudeste da Colômbia até o Sul da Venezuela, Leste do Equador, Leste do Peru e Oeste do Brasil.

Características do rabo-de-espinho 

características do rabo-de-espinho
características do rabo-de-espinho

Rabo-de-espinho é uma das menores espécies de beija-flores do Brasil, com comprimento total que varia de 7 (fêmeas) a 12,5 cm (machos, incluindo a cauda).

Além disso, assim como o próprio nome popular indica, os machos apresentam as penas da cauda muito longa e fina, sendo altamente modificadas, com um estreitamento dos vexilos e um espessamento da raque, lembrando espinhos.

A cauda também é bifurcada, o que é visível quando o pássaro está voando.

É preto com uma faixa branca na parte inferior das costas e listras vermelhas no peito, peito e barriga, enquanto as laterais são brancas.

A fêmea tem uma cauda curta, geralmente verde escura, com uma crista branca na testa, ponta da cauda e pescoço e uma larga faixa branca na bochecha.

Reprodução do rabo-de-espinho

O ninho do rabo-de-espinho é em forma de taça, localizado a cerca de 10 m do solo, e a postura é de dois ovos e a incubação é realizada apenas pela fêmea.

A época de reprodução é entre novembro e fevereiro e o período de incubação é de 13 dias.

Alimentação

alimentacao do rabo-de-espinho
alimentacao do rabo-de-espinho

A alimentação do rabo-de-espinho consiste em carboidratos, conseguido através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes, na Amazônia ele procura ingás em floração na borda de florestas úmidas.

Habitat

Esta espécie habita em carrascais, campos rupestres com vegetação arbustiva ou entre lajedos rochosos típicos de seu biótopo.

Canto do rabo-de-espinho

O canto do rabo-de-espinho  emite sons curtos descritos como ‘tsip’ ou ‘chip’ e na época de reprodução ele vocaliza “reép…”, além disso, as suas asas fazem um zumbido de abelha ao pairar.

Distribuição geográfica

rabo-de-espinho
rabo-de-espinho

O beija flor rabo-de-espinho é encontrado na Bahia ao Rio de Janeiro; também no alto Amazonas a oeste dos rios Madeira e Negro até a Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.