Início » Aves » Merganso-grande: características, reprodução, alimentação e habitat

Merganso-grande: características, reprodução, alimentação e habitat

merganso-grande

O merganso-grande (Mergus merganser) é uma ave pertencente à ordem Anseriformes, é um grande pato marinho de rios e lagos em áreas florestais da Europa, Ásia e América do Norte.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

merganso-grande
merganso-grande

Além disso, a sua voz comum é um coaxar baixo e áspero, mas durante a época de reprodução, os machos em exibição, assim como os jovens, emitem um assobio suave e lamentoso.

merganso-grande geralmente são cautelosos e um ou mais pássaros ficam de sentinela para alertar o bando sobre o perigo que se aproxima, quando perturbados, eles geralmente vomitam comida antes de se moverem.

Características do merganso-grande

caracteristicas do merganso-grande
caracteristicas do merganso-grande

Os mergansos-grande machos em plumagem reprodutiva são facilmente distinguidos, o corpo branco com um tom rosa-salmão variável, a cabeça preta com um brilho verde iridescente, a garupa e a cauda cinza e as asas amplamente brancas na metade interna, pretas na metade externa.

Além disso, as fêmeas e machos na plumagem não reprodutiva ( julho a outubro) são em grande parte cinza, com cabeça marrom-avermelhada, queixo branco e penas secundárias brancas nas asas.

Por outro lado, os juvenis de ambos os sexos são semelhantes às fêmeas adultas, porém apresentam uma pequena faixa branca com bordas pretas entre o olho e o bico, e o bico e as pernas são vermelhos a vermelho-acastanhado, mais brilhantes nos machos adultos e mais opacos nos juvenis.

Reprodução do merganso-grande

A nidificação dos mergansos-grande normalmente ocorre em uma cavidade de árvore, portanto requer floresta madura como habitat de reprodução, eles também usam caixas-ninho grandes quando fornecidas, exigindo um orifício de entrada de 15 cm de diâmetro.

Além disso, em locais desprovidos de árvores (como montanhas da Ásia Central), eles usam buracos em penhascos e margens íngremes e altas, às vezes a distâncias consideráveis ​​da água.

A fêmea põe de 6 a 17  ovos brancos a amarelados e cria uma ninhada por estação.

Alimentação

alimentacao do merganso-grande
alimentacao do merganso-grande

Assim como os demais patos-mergulhões, o merganso-grande é piscívoro têm bordas serrilhadas em seus bicos para ajudá-los a agarrar suas presas, por isso são frequentemente conhecidos como bicos de serra.

A espécie se alimenta de grande variedade de outras presas aquáticas, como moluscos, crustáceos, vermes, larvas de insetos e anfíbios; mais raramente, pequenos mamíferos e pássaros podem ser capturados.

Habitat

O merganso-grande é um frequentador tanto de água salgada quanto de água doce, ele pode ser encontrado em riachos e rios maiores, eles flutuam com o riacho por alguns quilômetros e voam de volta ou, mais comumente, pescam o caminho de volta, mergulhando incessantemente durante todo o caminho.

Estado e conservação do merganso-grande

conservacao do merganso-grande
conservacao do merganso-grande

No geral, o merganso-grande não está ameaçada, embora a perseguição ilegal por interesses de pesca esportiva seja um problema em algumas áreas, em fevereiro de 2020, um raro avistamento de merganso comum foi documentado no Central Park, Nova York, o pássaro estava obviamente em perigo, com o bico preso por um pedaço de entulho.

Na Europa Ocidental, ocorreu uma expansão marcada para o sul da Escandinávia na área de reprodução desde cerca de 1850, colonizando a Escócia em 1871, a Inglaterra em 1941 e também um forte aumento na população dos Alpes.

Eles são muito escassos na Irlanda , com reprodução regular limitada a alguns pares no Condado de Wicklow.

Fotos do merganso-grande

merganso-grande
merganso-grande
merganso-grande
merganso-grande
merganso-grande
merganso-grande macho
merganso-grande
merganso-grande casal
merganso-grande
merganso-grande femea

Distribuição geografica

O merganso-grande  pode ser encontrado nidificando na Fino-Escandinávia, na Islândia, na Gronelândia, no Canadá, no Alasca e na Sibéria, as populações europeias invernam em latitudes temperadas, sendo a espécie muito rara na Península Ibérica.

Sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.