Início » Criar Aves » Como criar Pato-doméstico: características, alimentação e cuidados

Como criar Pato-doméstico: características, alimentação e cuidados

como criar pato doméstico

Já pensou em ter um pato-doméstico? Esse bichinho vem conquistando cada vez mais espaço nas casas e nos corações de todos.

A primeira coisa que você precisa aprender caso queira aderir a essa moda e ter um pato como animal de estimação é que ele é muito inteligente e ama socializar com todos ao seu redor. Por isso, uma atenção especial e constante é precisa

como criar pato doméstico
como criar pato doméstico

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre como criar pato-doméstico.

Características do pato-doméstico

caracteristicas do pato-domestico
caracteristicas do pato-domestico

O pato-doméstico tem o corpo achatado e largo, e eles possuem um pescoço longo, embora não tão longos quanto o dos cisnes e gansos.

O bico é relativamente largo e contém uma estrutura serrilhada chamada pecten, bem definida nas espécies que se alimentam por filtração.

As pernas são fortes e bem desenvolvidas e estão localizadas muito mais para trás no corpo, particularmente em espécies mais aquáticas.

As asas são muito fortes e geralmente curtas e pontiagudas, com o voo constituído por movimentos rápidos e contínuos que requerem musculatura desenvolvida nas asas.

Alimentação do pato-doméstico

alimentacao do pato-domestico
alimentacao do pato-domestico

Para que você saiba o que um pato come, você também deve falar sobre comida de pato. Um pato precisa de cerca de 170-200 gramas de comida por dia. Sua dieta pode ser muito variada, incluindo vegetais, sementes, grãos, insetos e alguns peixes.

Claro que também encontramos certos nutrientes, mas esses nutrientes podem engordar o pato e, portanto, devem ser oferecidos em quantidades menores neste caso.

Os patos devem ter livre acesso à comida durante todo o dia e, claro, o mesmo vale para a água, pois devem ter um cocho suficientemente profundo. A água deve estar sempre limpa e fresca, deve ser trocada todos os dias.

Cuidados com o ambiente onde o pato-doméstico vai viver

pato-domestico
pato-domestico

Ao aprender a cuidar de um pato, é importante pensar no meio ambiente. Espaço é necessário no quintal, pois além de um local para descansar, esses animais gostam do contato constante com a água, algum lugar que seja ou imite um açude.

Para isso, você pode usar, por exemplo, uma piscina. Para uso diário em ambiente seco, deve ser grande. Os patos gostam de andar livremente em sua casa.

Além disso, deve ser um canto protegido de mudanças climáticas e outros ataques de animais, se for uma área aberta. Para criar um pato de estimação no primeiro mês de vida, é preciso criar um ambiente aconchegante.

Materiais como papelão e palha são os ideais, sendo importante que o filhote não entre em contato com a água. Além disso, ele não pode se comunicar com o mundo exterior até que tenha pelo menos dois meses de idade.

Cuidados com a saúde

pato-domestico
pato-domestico

Existem alguns sinais de que um pequeno inseto pode estar doente. Se você notar algum desses sintomas, leve seu animal de estimação imediatamente ao veterinário para que ele receba o tratamento necessário.

Esses sinais podem aparecer no nariz, olhos e até nas penas. Além disso, podem apresentar alterações quando precisam ir ao banheiro, com cores e texturas diferentes. Alimentação incomum e comportamento emocional também podem indicar doença.

Uma forma de evitar esses problemas é limpar constantemente o ambiente de vida do pato de estimação. O tanque, local de descanso e área de alimentação devem estar sempre limpos e frescos para que ele possa viver uma vida saudável.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.