Aves
Chupim: Características, Alimentação, Reprodução e Canto
Chupim: Características, Alimentação, Reprodução e Canto!

Chupim: Características, Alimentação, Reprodução e Canto que muitas pessoas desconhecem. Além disso, o Chupim é uma ave que tem o nome cientifico de Molothrus Bonariensis e que pertence a família Icteridae. Na língua inglesa a ave é popular por Shiny Cowbird.
Em alguns locais ele é popular como chopim, azulego, vira-bosta, chupim-vira-bosta, maria-preta, godero, gaudério, godelo e melro. Estamos falando de um pássaro que é nativo do Brasil, sendo encontrado em quase todo território nacional e também na Bolívia, Peru, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Conteúdo:
Características do Chupim:
As aves desta espécie mostram plumagem preta-azulada uniforme e muito brilhosa. Dependendo da iluminação do local elas podem ficar totalmente pretas, o que faz alguns indivíduos a confundirem com o pássaro preto.
O Chupim tem penas estreitas e pontudas na cabeça, o bico, é negro, cônico e liso, com sulcos na base. Quando têm a idade adulta podem chegar a medir vinte e dois centímetros de comprimento.
O macho se difere da fêmea por ter um reflexo metálico azulado quando o sol pega em suas penas. Estamos falando de uma ave que migra, desaparecendo na temporada de inverno e reaparecendo no verão. Geralmente não se faz a criação de Chupim em cativeiro. Vale lembrar que o pássaro é muito parecido com o pássaro-preto, mas são aves diferentes.
Parasitismo do Chupim:
O Chupim é tido com um “parasita”, pois o seu hábito é de não fazer seu próprio ninho, optando por colocar os seus ovos no ninho de outras aves, para que estas criem seus filhotes. É normal ver pequenos pássaros, principalmente o tico-tico, cuidado de filhotes de Chupim, que normalmente são maiores. Isto faz com que os “pais adotivos” tenham um trabalho duro para tratar e criar os filhotes.
Alimentação do Chupim:
A alimentação habitual da ave na natureza é feita geralmente de insetos e sementes. O pássaro tem o hábito de mexer nas fezes do gado, tentando achar sementes mal digeridas, e isto lhe rendeu um nome popular de “vira bosta”, pelo qual é muito popular. Ele também costuma seguir o gado para pegar alguns insetos que ficam perto, e também segue arado, comendo minhocas que por ventura apareçam.

Reprodução do Chupim:
O pássaro se reproduz entre os meses de julho e dezembro. O cônjuge da ave não faz qualquer tipo de ninho, mesmo assim a fêmea coloca de dois a quatro ovos e geralmente coloca 1 em cada ninho parasitado. Estes ovos são incubados pela mãe adotiva por um período de onze a doze dias.
Canto do Chupim:
Caso você queira escutar o canto do pássaro, clique abaixo:
Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Poupa Africana.