Início » Aves » Marreca-caneleira: características, reprodução, alimentação e habitat

Marreca-caneleira: características, reprodução, alimentação e habitat

caracteristicas da marreca-caneleira

Marreca-caneleira (Dendrocygna bicolor) é uma ave da família dos anatídeos que pertence ao gênero dos Dendrocygna também conhecido como xenxém .

marreca-caneleira
marreca-caneleira

é uma espécie de pato assobiando que se reproduz nas regiões tropicais do mundo em grande parte do México e América do Sul , Índias Ocidentais , sul dos Estados Unidos , África subsaariana e subcontinente indiano .

Sua plumagem é predominantemente marrom-avermelhada, pernas longas e um longo bico cinza, e mostra uma faixa branca distinta em sua cauda preta durante o vôo.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Como outros membros de sua antiga linhagem, possui um chamado sibilante que é dado em vôo ou no solo. é preferidoo habitat consiste em zonas húmidas com vegetação abundante, incluindo lagos rasos e campos de arroz .

Características da marreca-caneleira 

caracteristicas da marreca-caneleira
caracteristicas da marreca-caneleira

A marreca-caneleira  tem 45–53 cm de comprimento; o macho pesa 748–1.050 g e a fêmea é marginalmente mais leve, com 712–1.000 g. A envergadura varia de 85 a 93 cm.

É um pato de pernas longas, principalmente em diferentes tons de marrom; cabeça, pescoço e peito são particularmente ricos em amarelo-claro ( fulvos ) com dorso mais escuro.

O manto é um tom mais escuro de marrom com penas com pontas amareladas, as penas de vôo e a cauda são marrom-escuras, e uma faixa marrom-escura a preta passa pelo centro da coroa, descendo pela nuca até a base do o manto.

Tem listras esbranquiçadas nos flancos, um longo bico cinza e pernas cinzas. Em voo, as asas são marrons na parte superior e pretas na inferior, sem manchas brancas, e um crescente branco na garupa contrasta com a cauda preta.

Todas as plumagens são bastante semelhantes, mas a fêmea é ligeiramente menor e com plumagem mais opaca do que o macho.

O juvenil tem partes inferiores mais claras e geralmente parece mais opaco, especialmente nos flancos.

Há uma muda completa das asas após o acasalamento, e as aves então procuram a cobertura de vegetação densa de pântano enquanto não voam. As penas do corpo podem sofrer muda ao longo do ano; cada pena é substituída apenas uma vez por ano.

Alimentação da marreca-caneleira 

alimentacao da marreca-caneleira
alimentacao da marreca-caneleira

Sua alimentação é geralmente material vegetal, incluindo sementes, bulbos, gramíneas, caules, vermes aquáticos , moluscos e insetos

Habitat da marreca-caneleira

A marreca-caneleira é encontrado em pântanos de várzea e pântanos em campos abertos de arroz, terreno plano e evita áreas arborizadas.

Normalmente não é uma espécie de montanha, reproduzindo-se na Venezuela, por exemplo, apenas 300 m , mas o único recorde de reprodução peruana foi de 4.080 m .

Fotos da marreca-caneleira

marreca-caneleira
marreca-caneleira
marreca-caneleira
marreca-caneleira
marreca-caneleira
marreca-caneleira

Reprodução da marreca-caneleira

reproducao da marreca-caneleira
reproducao da marreca-caneleira

A reprodução coincide com a disponibilidade de água. Os pares podem se reproduzir sozinhos ou em grupos soltos.

Ambos os sexos incubam, mudando uma vez por dia, com o macho geralmente assumindo a maior parte desse dever.

Os ovos eclodem em cerca de 24–29 dias, Os patinhos felpudos são cinza, com partes superiores mais claras, e uma faixa branca no pescoço, e pesam 22–38 g dentro um dia de eclosão.

Como todos os patinhos, eles são precoces e deixam o ninho depois de um ou dois dias, mas os pais os protegem até que saiam do ninho cerca de nove semanas depois.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.