Início » Aves » Melro-d’água: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Melro-d’água: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

caracteristicas do melro-d'água

O Melro-d’água (Cinclus cinclus) é uma ave do gênero Cinclus  único membro da família dos Cinclidae que também ocorre na Europa Central

O pássaro melro-d’água de aparência rechonchuda e do tamanho aproximado de um estorninho está intimamente ligado à vida ao longo de águas claras e de fluxo rápido.

Lá, a espécie se alimenta principalmente de insetos aquáticos, que captura principalmente por mergulho.

melro-d'água
melro-d’água

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

A espécie constrói extensos ninhos esféricos em semi-cavidades ou cavidades naturais ao longo de suas águas de forrageamento, em estruturas ribeirinhas e sob pontes e outras estruturas fluviais. É uma ave sedentária e só sai das águas de reprodução quando elas congelam.

Características do melro-d’água

caracteristicas do melro-d'água
caracteristicas do melro-d’água

Com cerca de 18 centímetros de comprimento, o melro-d’água é um pouco menor que o estorninho. Um pássaro simples e de cauda curta é inconfundível em seu habitat.

Esta espécie tem cabeça e pescoço marrom médio sem marcas, o resto das partes superiores são cinza ardósia; a cor marrom escura das bordas da pena cria um efeito de escala.

Além disso, a garganta, o pescoço e o peito são principalmente brancos puros, às vezes levemente cremosos. Em direção à barriga, esta peça do peito é delimitada por uma zona marrom-ferrugem, menos frequentemente marrom-alaranjada.

O ventre, a garupa e a parte inferior das penas da cauda são marrom-acinzentadas escuras. O bico é preto, assim como as pernas e dedos fortes. As unhas compridas são surpreendentemente brilhantes, quase brancas. A íris é marrom escura.

Os sexos não diferem na aparência; Os machos são ligeiramente mais pesados ​​em média e têm asas ligeiramente mais longas.

Habitat do melro-d’água

habitat do melro-d'água
habitat do melro-d’água

O melro-d’água raramente aparece como uma ave reprodutiva em riachos, lagos ou canais de fluxo lento; é mais comum nesses biótopos no invernoencontrar Sob condições favoráveis, os mergulhadores podem se reproduzir em assentamentos ou áreas industriais.

A densidade de assentamento depende do suprimento de alimentos e da disponibilidade de oportunidades favoráveis ​​de nidificação; varia de alguns 100 metros de água a alguns quilômetros de água por casal reprodutor. Um par requer cerca de 0,4 hectares de águas rasas .

Áreas com bons mergulhos têm cerca de um casal reprodutor por quilômetro de água. As distâncias mínimas dos ninhos são inferiores a 100 metros; com um espaçamento de ninho tão próximo, o bigyny pode desempenhar um papel.

Verticalmente, o melro-d’água é representada desde as terras baixas até altitudes de mais de 4.000 metros.

Reprodução do melro-d’água

reproducao do melro-d'água
reproducao do melro-d’água

As conchas de garganta branca se reproduzem pela primeira vez quando têm um ano de idade. Eles são monogâmicos e defendem um território.

O ninho é quase invariavelmente construído muito perto ou acima da água. Muitas vezes é colocado em uma borda rochosa ou em uma cavidade.

Estruturas feitas pelo homem, como pontes, também são usadas. O ninho consiste em uma estrutura em forma de cúpula feita de musgo, caules de grama e folhas com uma entrada lateral dentro da qual há um copo interno feito de caules, radículas e cabelos.

Ambos os sexos constroem a estrutura principal maior, mas a fêmea constrói o copo interno. Os ovos são postos diariamente. A ninhada pode conter de 1 a 8 ovos, mas geralmente 4 a 5. Os ovos são brancos lisos e brilhantes e têm 26 mm × 18,7 mm, com um peso calculado de 4,6 g .

Alimentação do melro-d’água

alimentacao do melro-d'água
alimentacao do melro-d’água

O melro-d’água alimenta-se de caddis e outras larvas de insetos aquáticos , besouros , Limnaea , Ancylus e outros moluscos de água doce , e também peixes e pequenos anfíbios

Canto do melro-d’água 

O macho tem uma doce canção parecida com a da carriça . Durante a corte o macho canta enquanto corre e faz postura, exibindo seu peito nevado, e ao se exibir fará voos longos e altos, como os do martim-pescador comum , acompanhados de agudos chamados metálicos clink, clink , diferentes do zil normal .

 

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.