Início » Aves » Mergulhão-do-titicaca: características, reprodução, habitat e alimentação

Mergulhão-do-titicaca: características, reprodução, habitat e alimentação

habitat do mergulhao-do-titicaca

Mergulhão-do-titicaca (Rollandia microptera) é uma espécie de ave podicipediforme da família Podicipedidae que habita as terras altas do Peru e da Bolívia .

Como o próprio nome indica, sua principal população se encontra no Lago Titicaca , embora também se estenda pelos lagos Uru Uru e Poopó, rio Desaguadero, e algumas lagoas que se conectam com o Lago Titicaca em anos chuvosos.

mergulhao-do-titicaca
mergulhao-do-titicaca

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

No passado sua população era maior e várias dessas lagoas – como Umayo e Arapa – tinham grandes colônias permanentes e ainda podiam se reproduzir ali. 5 Foi colocado nos gêneros Podiceps e Centropelma .

Características do mergulhão-do-titicaca

caracteristicas do mergulhao-do-titicaca
caracteristicas do mergulhao-do-titicaca

O Mergulhão Titicaca mede entre 28–45 cm de comprimento e pesa até 600 g. A sua coloração torna-o inconfundível. Na plumagem de seu corpo, predomina o marrom.

Sua coroa é preta e a parte inferior da cabeça e a frente do pescoço são brancas, enquanto o restante do pescoço é marrom avermelhado, assim como os flancos. Sua íris e a parte inferior do bico são amarelas.

A única espécie semelhante é o mergulhão-de-pescoço -vermelho , que não está diretamente relacionado a ele e não é encontrado na América do Sul, cuja garganta é acinzentada, não branca.

Seu único congênere, o Sapling Grebe , parece bem diferente. Os juvenis são mais acinzentados, o branco do pescoço estendendo-se para baixo.

Suas asas curtas não lhe permitem voar, embora as bata enquanto corre a uma velocidade considerável. Ele é um excelente mergulhador e atinge uma velocidade máxima de 3,5 km/h (2 nós ).

Reprodução do mergulhão do Titicaca

reproducao do mergulhao-do-titicaca
reproducao do mergulhao-do-titicaca

Cada par toma posse de um território para procriar uma vez por ano. O período reprodutivo dos filhotes é bastante longo e parece não haver um período reprodutivo fixo.

Embora a maioria das aves seja encontrada incubando por volta de dezembro, metade da população se reproduz em qualquer época do ano.

As ninhadas geralmente são compostas por dois filhotes, embora possam chegar a quatro, e os jovens mergulhões tornam-se independentes com pouco menos de um ano de idade.

Habitat do mergulhão-do-titicaca

habitat do mergulhao-do-titicaca
habitat do mergulhao-do-titicaca

O mergulhão do Titicaca está disperso em estuários e outros habitats de águas relativamente rasas (até cerca de 10 m de profundidade), acima de 3.700 m de altitude .

Os caniçais encontram-se até aos 4 m de profundidade e constituem o seu habitat reprodutivo. É composto principalmente por taboas , além de plantas subaquáticas como Myriophyllum elatinoides e membros da Hydrocharitaceae ,

Alimentação mergulhão-do-titicaca

alimentação  do mergulhão do Titicaca consiste principalmente em Orestias ispi e outras espécies do gênero Orestias típicas da bacia do Titicaca.

Estado de conservação 

mergulhao-do-titicaca
mergulhao-do-titicaca

A IUCN a classifica como espécie em extinção , 1 por ter uma população inferior a 750 adultos. 5 Censos na última parte do século 20 revelaram que a população havia diminuído de vários milhares, coincidindo com a introdução do uso de grandes redes de pesca de fibra sintética na década de 1990.

A mortalidade de mergulhões afogados nas redes era considerável, 6e que potencialmente em 2003 poderia ter matado vários milhares de indivíduos.

Obviamente, o censo de 2001, uma população tão baixa por algum motivo, estava errado simplesmente por ser capaz de manter tantas baixas.

Em 2003, o número de indivíduos foi estimado em 2.500, com mais de 750 adultos reprodutores, possivelmente até 1.500. Embora sua população ainda esteja em declínio.

Em uma caminhada aleatória em 6 de junho de 2010 ao redor da margem do Lago Huiñaymarka, foram encontrados 42 indivíduos mortos desta espécie.

 

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.