Início » Aves » Pato-de-asas-bronze: características, reprodução, habitat e alimentação

Pato-de-asas-bronze: características, reprodução, habitat e alimentação

pato-de-asas-bronze

Pato-de-asas-bronze (Anas specularis) é uma espécie de ave da família Anatidae do gênero monotípico Speculanas . 

A distribuição do tato-de-asas-bronze (Anas specularis) é limitada ao sul da América do Sul. Ele deve seu nome ao impressionante espelho lateral de cor cobre . O estoque mundial é estimado em apenas 6.000 a 7.000 indivíduos.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

O pato-de-asas-bronze macho usa uma plumagem durante todo o ano. A cabeça e o pescoço são castanhos escuros.

Características do pato-de-asas-bronze

pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze

Os patos machos usam plumagem o ano todo. A cabeça e o pescoço são castanhos escuros. Uma mancha branca pode ser vista na frente do olho e na garganta.

A laringe se estende até as laterais do pescoço, formando quase um semicírculo. A plumagem dorsal é marrom-escura a marrom-escura com uma borda mais clara em cada pena.

O peito e a parte inferior são castanhos claros e castanhos escuros, com estrias ou manchas. Os lados castanhos claros têm manchas castanhas escuras a pretas maiores.

A cauda é marrom escura e os kits são marrom escuro a roxo preto. A asa tem um impressionante espelho de bronze cercado por uma fina linha preta e branca nas bordas. Além disso o bico é cinza-azulado.

Pernas e pés são laranja a amarelo escuro. A íris é marrom, os pato-de-asas-bronze têm muito pouco dimorfismo sexual. Nas mulheres, a mancha branca no rosto é bastante arredondada, nos homens é alongada. As fêmeas são ligeiramente mais opacas e menores.

Os jovens não têm manchas brancas no rosto e no pescoço ou são simplesmente fracos. O peito é mais fortemente listrado do que nos animais coloridos.

Habitat do pato-de-asas-bronze

habitat do pato-de-asas-bronze
habitat do pato-de-asas-bronze

De acordo com observações anteriores, o pato-de-asas-bronze vive principalmente aos pares ou em pequenos grupos familiares.

Até agora, apenas grupos com um número máximo de 18 indivíduos foram observados. Ele vive principalmente em lagos e corpos d’água de fluxo rápido em regiões florestais.

No entanto, também é observado ocasionalmente em águas lentas, em lagoas e em paisagens mais abertas. Nos vales dos Andes ocorre até uma altitude de 1500 metros acima do nível do mar.

Reprodução do pato-de-asas-bronze

reproducao do pato-de-asas-bronze
reproducao do pato-de-asas-bronze

Os pato-de-asas-bronze ocupam áreas de reprodução muito grandes. A época de reprodução começa em setembro a outubro. A postura dos ovos ocorre em outubro e novembro. Os filhotes eclodem entre dezembro e início de janeiro.

O ninho é construído no chão e é frequentemente encontrado em pequenas ilhotas na água. A cavidade do ninho é densamente alinhada com penugem.

Os ovos são de creme a marrom claro e medem 63,6 × 44,2 milímetros. Uma ninhada completa geralmente contém de quatro a seis ovos. Apenas a fêmea incuba.

Em patos selvagens de cobre em cativeiro, o período de incubação foi de 30 dias. O macho está envolvido na orientação dos filhotes.

A taxa de mortalidade dos filhotes é relativamente baixa, o que compensa o pequeno tamanho da ninhada em comparação com outras espécies de patos.

Alimentação do pato-de-asas-bronze

As informações sobre a dieta da espécie vêm principalmente da análise do conteúdo estomacal de quatro patos.

Estes continham principalmente raízes, sementes e partes de plantas, como caules e folhas de plantas aquáticas. Uma pequena proporção de insetos aquáticos também foi encontrada em dois estômagos.

Fotos do pato-de-asas-bronze

pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze
pato-de-asas-bronze

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.