Início » Aves » Pato-de-cauda-afilada: características, alimentação, reprodução, habitat e canto

Pato-de-cauda-afilada: características, alimentação, reprodução, habitat e canto

pato-de-cauda-afilada

Pato-de-cauda-afilada( Clangula hyemalis ) é uma ave da família dos Anatidae que pertence ao gênero dos Clangula.

é uma ave pato que se reproduz nas partes do norte do Hemisfério Norte, tanto na América do Norte, Europa e Ásia. É a única espécie dentro de seu gênero Clangula .

pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Considera-se que a espécie está em declínio relativamente acentuado globalmente e está listada como vulnerável pela IUCN .

Características do pato-de-cauda-afilada

caracteristicas do pato-de-cauda-afilada
caracteristicas do pato-de-cauda-afilada

A pato-de-cauda-afilada é um pato bastante pequeno, com 39 a 47 centímetros de comprimento , envergadura de 65 a 82 centímetros e peso de 600 a 1.000 gramas.

Além disso, os machos adultos têm espinhos centrais alongados e estreitos medindo de 10 a 15 centímetros. Tem uma cabeça arredondada e um bico curto e atarracado . As asas completamente escuras são bastante estreitas e pontiagudas.

Quando voa, muitas vezes mantém a asa em um ângulo bastante para trás e bate com batidas de asas suaves e rápidas que ocorrem principalmente abaixo do plano horizontal.

O que significa que tem pelo menos três trajes distinguíveis durante o ano. Em todos os trajes é variegado de branco, marrom e preto, e tem asas completamente escuras.

Alimentação do pato-de-cauda-afilada

alimentacao do pato-de-cauda-afilada
alimentacao do pato-de-cauda-afilada

O pato-de-cauda-afilada alimentam-se de mexilhões , moluscos , crustáceos , insetos aquáticos e larvas de insetos.

Reprodução do pato-de-cauda-afilada

O pássaro alfa torna-se sexualmente maduro aos dois anos de idade. As águias-de-cauda-branca vivem em pares monogâmicos e se reproduzem a partir do final de maio como pares solitários ou em grupos menores e pouco coesos.

Ele coloca seu ninho, que é um buraco arranhado ou natural, diretamente em solo seco. Coloca uma média de 6 a 9 ovos que a fêmea sozinha incuba por 24 a 29 dias antes de eclodirem.

O macho fica perto do local de nidificação durante a primeira metade do período de incubação e depois se move com outros machos para chocar em bandos maiores.

Durante este período, o macho não voa. Apenas um dia após a eclosão dos ovos, os filhotes saem do ninho e são conduzidos pela fêmea até a água.

Habitat do pato-de-cauda-afilada

habitat do pato-de-cauda-afilada
habitat do pato-de-cauda-afilada

Os pato-de-cauda-afilada vivem bem ao norte, da tundra até o cinturão de gelo e são os patos mais comuns lá. Eles são circumpolares: eles se reproduzem do Alasca através do arquipélago canadense até as costas árticas da América do Norte.

Eles também são encontrados na maior parte das costas sem gelo da Groenlândia e da Islândia. Eles também se reproduzem da Escandinávia ao norte da Sibéria até o Estreito de Bering.

Nas zonas mais a sul fazem os seus ninhos nas montanhas desde que a temperatura não ultrapasse os 2 °C. É muito resistente ao frio e, durante os meses de inverno, podem ser observados enxames nadando entre o gelo.

Cerca de 4 milhões de patos-de-cauda-afilada passam o inverno no Mar Báltico, e outro milhão passa os meses de inverno ao redor da cadeia das Aleutas no Alasca. Outras importantes áreas de inverno podem ser encontradas no sudoeste da Groenlândia.

Fotos do pato-de-cauda-afilada

pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada
pato-de-cauda-afilada

Canto do pato-de-cauda-afilada

A voz do pato-de-cauda-afilada é muito sonora e pode ser ouvida com frequência. Durante o namoro, os machos gritam gauloik , muitas vezes precedidos por um gau-gau , com a cabeça jogada para trás . As chamadas podem ser ouvidas de longe.

 

 

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.