Início » Curiosidades » 5 Tipos de cisne: características, informações e muito mais

5 Tipos de cisne: características, informações e muito mais

tipos de cisnes

Conheça alguns tipos de cisne e como diferenciar cada espécie. Além disso, estas aves de grande porte pertencem a família Anatidae e ao gênero Cygnus.

Os cines são aves belas que chamam muita atenção, sendo os maiores espécimes da família de aves aquáticas Anatidae. Hoje, no blog dos pássaros vamos falar sobre alguns tipos de cisne.

tipos de cisnes
tipos de cisnes

Tipos de cisne

Cisne-pequeno

cisne-pequeno (Cygnus columbianus bewickii)
cisne-pequeno (Cygnus columbianus bewickii)

O cisne-pequeno (Cygnus columbianus bewickii) é uma ave pertencente a família Anatidae, conhecida como cisne-da-tundra.

Além disso, o cisne-pequeno nidifica no Ártico, mas que migra longas distâncias a fim de passar o inverno na Europa, China, Japão e Estados Unidos.

Este tipo de cisne recebe esse nome devido ao seu tamanho, este animal tem subespécies que variam em comprimento de 115 a 150 cm, além disso, a envergadura pode ser de 168 a 211 cm e o peso de 3,5 a 9,5 kg.

Os cisnes são nadadores fortes e rápidos que conseguem voar mesmo quando estão na água (curiosamente, podem adormecer enquanto nadam).

Eles inclinam a cabeça para se alimentar de plantas aquáticas, raízes e outras floras aquáticas, eles também se alimentam de moluscos, milho e outros grãos encontrados em culturas agrícolas, essas aves onívoras podem viver cerca de 20 anos em seu habitat selvagem.

O cisne-pequeno pode ser encontrado nos países da Eurásia do norte, da Rússia siberiana à península de Kola, Dinamarca, Grã-Bretanha, Holanda, Japão e China.

Cisne-trombeteiro

cisne-trombeteiro (Cygnus buccinator)
cisne-trombeteiro (Cygnus buccinator)

O cisne-trombeteiro (Cygnus buccinator) é uma ave que pertence a família Anatidae, e da ordem Anseriformes, é uma espécie de cisne encontrada na América do Norte.

Além disso, este tipo de cisne é a mais pesada nativa da América do Norte, é também a maior espécie existente de ave aquática, com uma envergadura de 185 a 250 cm.

O cisne-trombeteiro é a maior ave natural da América do Norte, com os machos medindo entre 145 a 163 centímetros de comprimento e pesando 11,8 kg, e as fêmeas entre 139 e 150 centímetros e pesando cerca de 10 kg.

Além disso, a envergadura nos machos, pode chegar próximo dos 3 metros de comprimento.

Com relação a plumagem é uniformemente branca, o bico é negro marcado por uma coloração rosada na linha da boca, e as patas são curtas e pretas e os juvenis são acinzentados e sua plumagem torna-se branca após um ano.

O cisne-trombeteiro habita em grandes lagoas rasas, lagos não perturbados, pântanos intocados e rios largos e lentos e pântanos no noroeste e centro da América do Norte, com o maior número de casais reprodutores encontrados no Alasca.

Cisne-bravo

cisne-bravo (Cygnus cygnus)
cisne-bravo (Cygnus cygnus)

O cisne-bravo (Cygnus cygnus) é uma espécie de cisne pertencente a família Anatidae é um animal nacional da Finlândia e aparece nas moedas finlandesas de 1 euro.

Além disso, o cisne-bravo é idêntico em aparência ao cisne-de-bewick, contudo, é maior, seu comprimento é de 140 a 160 cm, suas asas de 205 a 235 cm e um peso que alcança 8 a 15 kg.

Este tipo de cisne é uma espécie de cisne nativo do hemisfério norte.

O cisne-bravo se assemelha ao cisne em miniatura na aparência. No entanto, é maior com um comprimento de 140–165 centímetros.

Os cisnes de Bewick têm mais preto do que amarelo, assim como seus parentes próximos, os cisnes bravos são pássaros vocais com um chamado semelhante ao do cisne trompetista.

O cisne-bravo habita nas Zonas húmidas do Centro e Norte da Europa.

Cisne-de-pescoço-preto

cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus)
cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus)

O cisne-de-pescoço-preto (Cygnus melancoryphus ) é uma ave da família dos anatídeos que pertence ao gênero dos cygnus.

O cisne-de-pescoço-preto ocasionalmente foi colocado sozinho no gênero Sthenelides . Seus parentes mais próximos são o cisne negro

Essa espécie é o único membro de seu gênero que se reproduz nos neotrópicos , e é a maior ave aquática nativa da América do Sul.

O cisne de pescoço preto é o único membro de seu gênero que se reproduz nos neotrópicos , e é a maior ave aquática nativa da América do Sul.

Os adultos têm 102 a 124 cm (40 a 49 pol.) De comprimento e uma envergadura de 135 a 177 cm (53 a 70 pol.). Os machos pesam 4,6 a 8,7 kg (10 a 19 lb) e as fêmeas 3,5 a 4,4 kg (7,7 a 9,7 lb). Os sexos são iguais.

A plumagem corporal dos adultos é branca e o pescoço e a cabeça pretos; o último geralmente tem uma faixa branca atrás do olho.

Eles têm um botão vermelho proeminente na base do bico. Os juvenis são acinzentados em vez de brancos e não possuem o botão até o terceiro ou quarto ano.

Cisne negro

cisne negro ( Cygnus atratus )
cisne negro ( Cygnus atratus )

O cisne negro ( Cygnus atratus ) é uma grande ave aquática , uma espécie de cisne que pertence a família dos anatídeos.

A área de distribuição natural do cisne negro é a Austrália, na Nova Zelândia o cisne negro é naturalizado. Na Europa, apenas cisnes negros abandonados e selvagens são encontrados.

Uma população autossustentável, que compreendia de sessenta a setenta casais reprodutores em 2000, provavelmente só existe na Holanda e possivelmente também na Renânia do Norte-Vestfália.

A população total deste tipo de cisne é estimada pela IUCN entre 100.000 e um milhão de indivíduos maduros. A espécie é considerada de menor preocupação.

Quando totalmente crescidos, os cisnes negros atingem um comprimento de corpo de 110 a 140 centímetros e, portanto, são ligeiramente menores em geral do que o cisne mudo .

Na foto do voo , o pescoço representa mais da metade do comprimento total. A envergadura varia entre 160 e 200 centímetros. Os machos pesam em média seis quilos, enquanto as fêmeas pesam cinco.

Não há dimorfismo sexual pronunciado , as fêmeas são apenas ligeiramente menores e têm pescoço e bico ligeiramente mais curtos em proporção ao tamanho do corpo.

Os machos mais velhos se destacam por seu pescoço mais forte e mais longo, que é mais grosso devido aos babados de penas, e suas íris coloridas de forma mais intensa.

Devido às suas aproximadamente 31 vértebras cervicais, os cisnes negros também podem mergulhar em águas mais profundas . A plumagem é preta. Os pés são antracite com garras pretas.

Apenas as penas das asas são brancas, mas quase sempre ficam escondidas na plumagem e são bem visíveis quando as asas estão abertas ou em voo. Os animais têm penas enroladas nas pontas das asas.

O bico é de cor vermelha brilhante e é adornado com uma faixa branca perto da ponta do bico. A cor dos olhos varia de laranja a marrom claro a preto.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.