Início » Aves » Trogon de peito laranja: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Trogon de peito laranja: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

trogon de peito laranja

Trogon de peito laranja (Harpactes oreskios) é uma especie de ave da família Trogonídeos que  pertence ao gênero dos Harpactos.

O trogon de peito laranja é classificado como de menor preocupação pelo IUNC , no entanto o tamanho da população está diminuindo.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do trogon de peito laranja

caracteristicas do trogon de peito laranja
caracteristicas do trogon de peito laranja

O trogon de peito laranja é uma ave de tamanho médio que mede entre 25 e 31 cm de comprimento e pesa cerca de 49 a 57 g. Os machos têm a cabeça amarelo-oliva opaca e uma cor castanha avermelhada que se estende da parte superior até a parte superior da cauda.

Abaixo da cauda o corpo é preto e branco. As primárias são pretas com barras verticais brancas e as coberturas das asas são barradas em preto. Há uma parte inferior do peito amarelo-laranja que fica mais clara à medida que se aproxima da cloaca.

Um anel de olho azul está presente. As fêmeas têm cabeça e partes superiores mais acinzentadas e peito cinza com ventre e cloaca amarelos. Ambos os sexos têm pés cinzentos com dois dedos apontando para trás, uma característica comum entre os trogons.

As subespécies podem diferir ligeiramente umas das outras; uniformis e dulitensis são menores que as demais subespécies e possuem, respectivamente, o peito mais amarelo ou verde; nias tem a coroa mais escura e o bico maior que os demais; stellae tem peito mais claro e cauda mais longa.

Habitat do trogon de peito laranja

habitat do trogon de peito laranja
habitat do trogon de peito laranja

O trogon de peito laranja não migra. Os seus habitats naturais são florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude e florestas montanhosas, florestas perenes húmidas de baixa a média altitude, florestas pantanosas, florestas secas abertas, florestas de bambu, selvas de árvores finas e, por vezes, aglomerados de árvores perto de florestas.

Na Tailândia, Malásia peninsular e Bornéu, Sumatra e Java, eles ocupam as terras baixas a 1100 m, 1300 m, 300–1500 m e 1200 m, respectivamente. Em Nias, ocupam selva secundária baixa.

Reprodução do trogon de peito laranja

reproducao do trogon de peito laranja
reproducao do trogon de peito laranja

O período de reprodução é diferente entre as diferentes subespécies, mas dura em média 2–3 meses entre janeiro e maio, o ninho é criado escavando uma cavidade rasa na lateral ou no topo de um toco podre ou galho de árvore morto em uma árvore saudável.

Este é um esforço conjunto de homens e mulheres, onde trabalham em rodízio; quando um está escavando, o outro fica próximo.

A fêmea põe uma ninhada de 2 a 3 ovos, a responsabilidade da incubação é alternada com o homem; os machos tendem a incubar durante o dia e as fêmeas durante a noite, o período de incubação dura cerca de 17–18 dias, os ovos são lisos, de formato oval e de cor marfim sujo ou verde-oliva claro, sem marcas.

O período de filhote é de cerca de 12 a 14 dias, os machos desempenham um papel mais dominante no abastecimento de filhotes do que as fêmeas; em muitos casos, o macho passa a comida para a fêmea antes de ser dada aos filhotes, em vez de alimentá-los diretamente.

A espécie se reproduz fora do período de pico de disponibilidade de seus alimentos, que é de 4 a 5 meses antes, isto pode ser devido a evitar o período de reprodução do trogon ruivo maior, que compete com o trogon de peito laranja por comida.

Alimentação do trogon de peito laranja

alimentacao do trogon de peito laranja
alimentacao do trogon de peito laranja

A espécie é insetívora . Ao forragear, o trogon de peito laranja usa a técnica “sally-stall”. Isso consiste em perseguir a presa de um poleiro e então parar momentaneamente na frente dela com um movimento esvoaçante antes de agarrá-la.

Canto do trogon de peito laranja

Geralmente, a música começa com uma nota 1–3 “to (to to)” e depois 3–4 “tau-tau-tau” de tom uniforme.

As diferentes subespécies podem ter uma canção ligeiramente diferente; a canção masculina de H. o. stellae um kek tau-tau-tau-tau-tau de cinco notas com um kek-kek áspero repetido .

 

 

amo natureza e tudo que ela compõe, estou sempre em busca de um bom conteúdo para nossos leitores.