curiosidades

Espécies de aves mais traficadas no Brasil

Art. 29

Matar,  perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre,  nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou  autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida Pena: detenção de seis meses a um ano, e multa. Para quem pratica ato de abuso, maus-tratos, ferir animais silvestres ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime Pena: 4 anos a 5 anos e multa.

lei n° 9.605/98

O trafico de aves é considerada a terceira maior atividade ilícita no mundo, depois do comércio ilegal de armas e drogas. Além disso, o tráfico de animais silvestres movimenta entre 10 e 20 bilhões de dólares por ano no mundo, segundo dados da ONG Renctas.

Você sabia?

O comércio ilegal ocasiona desequilíbrios ecológicos e sofrimento aos  animais, e cada espécie tem uma função ecológica e quando são retiradas  do seu ambiente natural, nenhuma outra é capaz de desempenhar seu  papel. Além disso, o Brasil ocupa um lugar de destaque em relação  ao tráfico de animais silvestres, responsável por 15% dessa prática,  segundo a Renctas.

O bicudo é  uma das principais espécies alvo do comércio de animais silvestres no  Brasil e ocupa o primeiro lugar no ranking de aves canoras em termos de  demanda e valor comercial. A espécie sofreu declínios populacionais severos, levando à extinção em  grande parte de sua área original.

Os canários são aves mais traficadas no Brasil, principalmente o canário-da-terra-verdadeiro é, segundo a organização WWF Brasil, a ave mais traficada do país. Além disso, a criação em cativeiro é uma prisão que alegra apenas seu carcereiro.

Os cardeais são  aves de extrema beleza, sua principal característica é a coloração  vermelho intenso, que invade também o peito em ambos os sexos. Além disso, três das setes espécies de cardeais, estão entre as aves mais traficadas do Brasil, devido a seu canto e plumagem.

O curió é um pássaro muito conhecido no Brasil, estando presente em diversas regiões do país. E esta na lista das aves mais traficadas do Brasil, pois o seu canto tem diversas variações dependendo da região, além do seu temperamento amigável.

Azulão é uma das 15 espécies mais traficadas em Minas, isso porque o canto do azulão, ser dividido em dois tipos o canto normal com cerca de 10 notas repetindo um som em variados tons. E  o canto em surdina, mata-virgem ou alvorada que pode  chegar a cantar  cerca de 2 minutos sem parar, repetindo um módulo de mais ou menos 6  notas.

As araras como a arara-azul e araras-canindé  espécies de aves brasileiras mais cobiçadas pelo tráfico de fauna,  essas a araras possui plumagem lindas além de ser aves de grande porte,  possuem cauda longa e um bico curvado bem forte. Algumas características da  arara-azul são marcantes, tornando-as fáceis de detectar.

O papagaio-verdadeiro é o mais comercializado das 12 espécies de papagaios justamente por ser considerado o melhor falante entre as espécies. Os traficantes destroem os ninhos quando capturam os filhotes para vender no comércio ilegal.

Os papagaios são aves mais traficadas do Brasil, entre eles estão papagaio-verdadeiro, papagaio-charão, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-de-cara-roxa, papagaio-chauá e papagaio-moleiro. Além disso, entre as principais vítimas do tráfico de animais, a espécie chamada de papagaio-verdadeiro é a mais caçada por ser considerada a que desenvolve a melhor fala, ou seja, a habilidade de reproduzir sons e a voz humana.

Os periquitos também são traficados no Brasil, esse pássaro é  conhecido por possuir uma beleza admirável e um comportamento dócil. Essa  ave também apresenta características bastante interessantes que o  diferenciam dos outros pássaros, existem muitas espécies de periquitos  e  muitas delas são traficados no Brasil.

Afinal, é crime ter animais silvestres? 

É proibido por lei o trafico de animais silvestres, a criação de animais silvestres sem autorização ambiental é crime e está previsto no artigo 29 da Lei 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais.

São cerca de 38 milhões de animais silvestres retirados da natureza  todos os anos, movimentando mais de 900 milhões de dólares por ano. De  acordo com os dados do Ibama, 82% dos animais traficados são aves, e  dentre as ordens de aves, as mais traficadas são os passeriformes (canários, cardeais, curiós, azulões, bicudos) seguidos pelos psitacídeos (araras, papagaios e periquitos).

Você sabia?