Espécies de pica pau

________________________________

Descubra quais são os tipos de pica pau mais conhecidos no Brasil e como diferenciar cada espécie. Além  disso, os pica-paus são conhecidos em praticamente todas as regiões do  Brasil pela habilidade de construir o ninho usando o bico.

O benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons) conhecido  como bereré, pica-pau-do-mato-virgem ou rididico. Ele pode ser encontrada no extremo nordeste da Argentina, no Brasil e no Paraguai. E os seus habitats naturais são tropicais úmidos, florestas subtropicais de várzea e florestas degradadas.

O pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) é um pica pau piciforme pertencente à família Picidae. Esta é uma espécie de pica pau pouca conhecida entre as outras, pela falta de pesquisas e estudos sobre o animal.

O pica-pau-rei (Campephilus robustus) é considerado o maior das espécies de pica-paus do Brasil, ele se destaca por ser robusto e muito bonito. Este pica pau alcança os 36 centímetros de comprimento, possui a cabeça e o pescoço vermelhos, o peito e o ventre brancos e as asas negras.

O pica-pau-anão-dourado (Picumnus aurifrons) é conhecido também como pica-pau-anão-amarelo e picapauzinho-de-testa-dourada. Este é um menores pica paus ele chega a mede cerca de 7,5 cm de comprimento.

O pica-pau-bufador (Piculus flavigula) é um pássaro que mede cerca de 17,5 cm de comprimento. Além  disso, o macho possui o alto da cabeça e a nuca vermelhos, com as  laterais da cabeça amarelas, a fêmea apresenta o alto da cabeça  amarelo-oliváceo, as laterais da cabeça amarelas e apenas um pouco de  vermelho na nuca.

O pica-pau-chocolate (Celeus elegans) é um pica pau pertencente à família dos picídeos. Além disso, o pica-pau-chocolate pode ser encontrado na América do Sul, da Colômbia, Venezuela e  Guianas, até Equador, Bolívia e norte e oeste do Brasil, além de  Trinidad.

O pica-pau-de-cara-canela (Dryocopus galeatus) é uma espécie que pode ser encontrado no extremo nordeste da Argentina, sudeste do Brasil e leste do Paraguai. No entanto, atualmente o pica-pau-de-cara-canela  está na Lista Vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza (UCN).

O pica-pau-do-campo (Colaptes campestris) é um pica pau grande do sul-americano, campestre e terrícola. Ele mede cerca de 32 cm de comprimento, com costas e asas marrons  listradas de branco, peito e laterais do pescoço amarelos, boné preto e  garganta preta ou branca, de acordo com a raça geográfica.

O pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) é conhecido também como pica-pau-de-garganta-preta. Ele pode ser encontra desde o sul do Panamá até o norte da Argentina e em Trinidad

pica-pau do peito branco  (Melanerpes candidus) é um pequeno pássaro, ligeiramente maior que um pardal, com asas azul-acinzentadas, costas e cauda. O  rosto, garganta, peito e barriga são completamente brancos. Há uma  coroa preta (nos machos) ou cinza escuro (nas fêmeas) no topo da cabeça.

O pica-pau-verde-barrado (colaptes melanochloros) é um pica pau grande da América do Sul. Além  disso, ele possui cerca de 26 cm de comprimento, com plumagem verde  barrada de preto e cabeça preta com as laterais brancas e a nuca  vermelha, também são chamadas de pica-pau-carijó.

O pica-pau-de-barriga-vermelha (Campephilus rubricollis) é uma ave da família Picidae. Além disso, o pica-pau-de-barriga-vermelha é um pica-pau florestal e amazônico, e os indivíduos machos de tal ave  possuem cabeça, peito e manto negros, vértice vermelho, enquanto a  sobrancelha amarela.

O pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) é um um tipo de pica pau conhecido como pica-pau-de-faixa-branca que pode ser encontrada na América Central e América do Sul.

Os pica paus tem dieta variada e se alimenta não apenas de insetos e larvas, mas também aprecia frutos, mel e sementes.

Alimentação do pica paus