Início » Aves » Corujinha-do-mato: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e habitat

Corujinha-do-mato: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e habitat

corujinha-do-mato

A corujinha-do-mato (Megascops choliba)  é uma ave da família Strigidae,  conhecida como coruja-do-mato ou caboré-de-orelha.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

corujinha-do-mato
corujinha-do-mato

Esta espécie de corujas é facilmente encontradas no Brasil, seja em regiões próximas às florestas, no campo ou na cidade.

Além disso, essa linda coruja pode ser ouvida em diferentes regiões do país, bastante comum no sul e sudeste, mas também encontrado no norte, nordeste e centro-oeste.

Contudo, o seu som, que embala as noites urbanas e rurais, é uma vocalização muitas vezes confundida com a de um sapo-cururu.

Subespécies

A corujinha-do-mato possui nove subespécies:

– Megascops choliba choliba: encontrado no Sul do Brasil, do Sul do estado de Mato Grosso e São Paulo até o Leste do Paraguai;
– Megascops choliba luctisonus: encontrado da Costa Rica até o Noroeste da Colômbia; também ocorre nas Ilhas Pérolas do litoral do Panamá;
– Megascops choliba margaritae: encontrado na Ilha Margarita, do litoral da Venezuela;
– Megascops choliba duidae: encontrado no Monte Duida no Sul da Venezuela;
– Megascops choliba cruciger: encontrado do Leste da Colômbia até a Venezuela, nas Guianas, no Leste do Peru e no Nordeste do Brasil;
– Megascops choliba surutus: encontrado na Bolívia;
– Megascops choliba decussatus: encontrado na região Central, Leste e Sul do Brasil;
– Megascops choliba wetmorei: encontrado no Oeste do Paraguai e no Norte da Argentina;
– Megascops choliba uruguaii: encontrado do Sudeste do Brasil até o Uruguai e o Nordeste da Argentina.

Características da corujinha-do-mato

características da corujinha-do-mato
características da corujinha-do-mato

corujinha-do-mato mede entre 20,6 e 30cm (machos) e 17,5 e 28cm (fêmea) e pesando entre 80 e 169g e 97 e 196g.

Além disso, esta ave se estaca em sua silhueta as duas orelhas nos lados da cabeça.

Os olhos têm um fundo amarelado no rosto cinza claro e são delineados em preto na parte externa.

Peito cinza com listras longitudinais escuras sobre finas listras transversais, as costas castanho-acinzentadas com bolas e riscas escuras.

Já os Juvenil sem orelhas e listras escuras na plumagem, tal como acontece com outras corujas, uma variação natural de espécimes adultos aparece com plumagem marrom-avermelhada em vez de cinza.

Reprodução da corujinha-do-mato

Essas corujas põem ovos de janeiro a julho, nidificando de 1 a 3 m de altura, em ocos de árvores, buracos em cupinzeiros, pilares de tijolos vazados em casas, em buracos no telhado de casas abandonadas, em buracos cavados por pica-paus, ou em qualquer cofre cavidade.

Os ninhos raramente são construídos na forma de uma cesta nas árvores, os machos costumam cantar em agosto, começando com a época do namoro, quando ambos os sexos estão vocalmente ativos.

O macho conquista a fêmea escolhendo o local ideal para o ninho e ajudando-o infinitamente a construir e proteger o ninho sem deixar passar outras aves, ampliar a cavidade, limpá-la sem deixar parasitas, e se a fêmea tiver que incubar os ovos, ela traz comida.

Para eles e para os filhotes assim que nascem. Normalmente a fêmea põe cerca de 1-4 ovos brancos com tamanho médio de 34,3 x 29,3 milímetros, que são colocados no chão da cavidade sem proteção.

A incubação é realizada exclusivamente pela fêmea, ela fará qualquer coisa para proteger seu ninho e, se alguém se aproximar, ela defenderá seu território voando sobre o inimigo e emitindo gritos aterrorizantes.

Alimentação

alimentacao da corujinha-do-mato
alimentacao da corujinha-do-mato

corujinha-do-mato se alimenta de grandes artrópodes, como gafanhotos, aranhas, escorpiões e mariposas, principalmente perto de postes de iluminação onde estão concentrados.

Menos comuns em sua dieta, mas também importantes são os pequenos vertebrados, como ratos, morcegos e sapos (que são encontrados em ninhos para seus filhotes) e minhocas.

A maioria das presas são noturnas e terrestres e podem ser capturadas na folhagem, no solo ou em voo de poleiros de observação.

Habitat

corujinha-do-mato é uma ave que habita em cidades, parques urbanos e fazendas, e também habita capoeiras e beiras de matas secas ou úmidas, mas evita o interior de florestas densas.

Canto da corujinha-do-mato

Seu canto mais característico é um grito subindo de 10 a 25 tons curtos emitidos em ritmo acelerado, diminuindo o tempo no final da frase com intervalo crescente entre o último ou os dois últimos tons, que possuem volume maior.

Fotos da corujinha-do-mato

corujinha-do-mato
corujinha-do-mato
corujinha-do-mato
corujinha-do-mato
corujinha-do-mato
corujinha-do-mato
corujinha-do-mato
corujinha-do-mato

Distribuição geográfica

corujinha-do-mato é encontrada na América Central desde a Costa Rica, e América do Sul e ocorre em todos os Estados do Brasil. Do nível do mar até 3000m de altitude.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.