Início » Aves de Rapina » Gavião-real-falso: características, reprodução, alimentação e habitat

Gavião-real-falso: características, reprodução, alimentação e habitat

reproducao do gaviao-real-falso

O gavião-real-falso (Morphnus guianensis)  é uma águia neotropical da família dos acipitrídeos, conhecido como uiraçu-falto, uiraçu a única espécie do gênero Morphnus.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

gaviao-real-falso
gaviao-real-falso

gavião-real-falso é endêmica da América Central e América do Sul,

Este ave esta em segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN,  é indicado como espécie quase ameaçada (NT).

Já no Brasil é severamente ameaçado em vários estados localizados na Mata Atlântica, sendo criticamente ameaçado (CR) em São Paulo e Santa Catarina e regionalmente extinto (RE) no Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

Características do gavião-real-falso

características do gaviao-real-falso
características do gaviao-real-falso

gavião-real-falso é uma ave que mede de 81 a 91 cm de comprimento, sendo as fêmeas maiores e mais robustas que os machos.

Na cabeça, esbranquiçada ou acinzentada, tem uma pena escura com uma única pena preta central maior, que a distingue da gavião-real de duas penas.

Pode ocorrer em fases claras e escuras (melânicas). Na fase clara mais comum, o abdome é predominantemente branco com listras bege claro começando no peito acinzentado.

A cauda tem um padrão de treliça. Em vista dorsal as asas são pretas. O padrão melânico incomum foi originalmente descrito como uma espécie distinta que mais tarde foi desconsiderada.

É quase inteiramente preto, mosqueado de branco, com listras brancas na barriga.

Alimentação

gavião-real-falso alimenta-se principalmente de mamíferos arborícolas (preguiças, macacos e porcos-espinhos), aves, e ocasionalmente répteis.

Reprodução do gavião-real-falso

reproducao do gaviao-real-falso
reproducao do gaviao-real-falso

Os ninhos são construídos a cerca de 30 m acima do solo e podem ser reutilizados durante as diferentes épocas de reprodução.

Coloca de 1 a 2 ovos entre setembro e dezembro, não há registro de sobreviver mais de um filhote por ninhada, o período de incubação é estimado em 40 a 50 dias

Hábitat

gavião-real-falso habita em florestas conservadas ou com pouca alteração, chamadas de primárias e secundárias.

Esta espécie vive em altitudes que vão desde o nível do mar até acima dos mil metros, vive sozinho ou em pares, passando boa parte do tempo imóvel, oculto em um poleiro alto de onde procura suas presas.

Distribuição geográfica

gavião-real-falso pode ser encontrado desde o México até o nordeste da Argentina e na América Central, a espécie foi encontrada em Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, na América do Sul, na Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Brasil, Argentina e Paraguai.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.