Aves

Pardalote-da-Tasmânia: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 28/11/2023 (atualizado em 08/12/2023)
pardalote da tasmania

Pardalote-da-tasmânia (Pardalotus quadragintus) é uma especie de ave da família dos Pardalotidae que pertence ao gênero dos Pardalótus.

Está listado pela IUCN como ameaçado de extinção , devido à sua distribuição muito pequena, à sua distribuição altamente fragmentada e à sua área de reprodução muito pequena.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Características do pardalote-da-tasmânia

caracteristicas do pardalote da tasmania
caracteristicas do pardalote da tasmania

Um passeriforme pequeno e enérgico com cerca de 9 a 10 cm de comprimento, o quarenta pontos é semelhante ao pardalote manchado muito mais comum.

Mas tem costas e cabeça marrom-esverdeadas opacas, em comparação com o mais plumagem colorida deste último, com a qual compartilha sua distribuição, e não há linha na testa.

A garupa é verde-oliva e a parte inferior da cauda é amarela opaca. O peito é branco com tons amarelos claros. As asas são pretas com pontas brancas, aparecendo tantos (mais perto de 60 do que 40) pontos discretos quando as asas são dobradas.

Não há variação sazonal na plumagem; os juvenis são ligeiramente menos coloridos que os adultos.

Habitat do pardalote-da-tasmânia

habitat do pardalote da tasmania
habitat do pardalote da tasmania

O habitat destas aves é representado por florestas costeiras dominadas por eucaliptos e em particular por E. viminalis, cuja espécie habita preferencialmente a copa .

Distribuição geográfica 

O pardalote-da-tasmânia é endémico da Tasmânia : provavelmente difundido no passado por toda a ilha, atualmente a espécie está limitada com cerca de 1500 exemplares a algumas pequenas áreas da faixa costeira oriental da ilha principal.

Aparecendo por vezes nos subúrbios da capital Hobart , e a algumas ilhas menores ( Ilha Bruny, Ilha Maria, parte central da Ilha Flinders).

Reprodução do pardalote-da-tasmânia

reproducao do pardalote da tasmania
reproducao do pardalote da tasmania

A época de reprodução decorre de Setembro a Janeiro, meses durante os quais os casais (na verdade, tratam-se de aves monogâmicas ) costumam carregar duas ninhadas.

O ninho é construído em uma cavidade no solo ou em tronco de árvore viva ou morta, forrando as paredes com folhas secas, fibras vegetais e pedaços de casca.

No interior, a fêmea põe de 4 a 5 ovos redondos de cor pura branco, que ela alterna a ninhada com o macho por 16-20 dias.

Os filhotes, cegos e sem penas na eclosão, são alimentados e cuidados por ambos os pais, e emplumam por volta dos 25 dias de vida, permanecendo perto do ninho por mais alguns semanas antes de se mudar definitivamente.

Alimentação do pardalote-da-tasmânia

alimentacao do pardalote da tasmania
alimentacao do pardalote da tasmania

A dieta do pardalote-da-tasmânia é composta principalmente pelas larvas dos psilídeos (cobertas de melada ) e pelos exsudados de E. viminalis : os pardalotes quarenta-pintados também podem ocasionalmente alimentar-se de outros insetos e invertebrados , bagas, frutas e grãos.

Canto do pardalote-da-tasmânia

Os cantos do pardalote-da-tasmânia são menos potentes mas mais variados que os de outros pardalotes , consistindo em notas curtas e chilreadas continuamente chocadas.

Canto do pardalote-da-tasmânia | Pássaros Org

Sair da versão mobile