Início » Aves » Vira-bosta-picumã: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

Vira-bosta-picumã: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

reproducao do vira-bosta-picuma

Vira-bosta-picumã (Molotrus rufoaxillaris) é um pequeno passeriforme da família dos melros . A espécie, que é comum no sul da América do Sul .

Foi descrita cientificamente pela primeira vez em 1866 pelo ornitólogo americano John Cassin . Tal como acontece com todos os membros do gênero de cowbirds , o red-axed cowbird é um parasita de ninhada que deixa a criação de seus próprios filhotes para outras espécies.

vira-bosta-picuma
vira-bosta-picuma

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Incomum aqui é a clara especialização em uma única espécie, o cowbird marrom, que apesar de seu nome enganoso pertence a um gênero parasita diferente, não cria.

Características do vira-bosta-picumã

caracteristicas do vira-bosta-picuma
caracteristicas do vira-bosta-picuma

Com um tamanho médio de 19 cm e uma envergadura entre 105 e 124 mm, os vira-bosta-picumã vermelho são representantes bastante pequenos de seu gênero.

Os machos tendem a ser ligeiramente maiores e mais pesados ​​do que as fêmeas, pesando cerca de 63g, enquanto as fêmeas variam em torno de 50g.

Mais um dimorfismo sexual, com base na qual os sexos poderiam ser distinguidos, não existe. A plumagem do caubói de eixo vermelho é uniformemente preta em quase todo o corpo, que também possui um brilho roxo marcante sob as condições de iluminação corretas.

Apenas nas penas axilares existe uma mancha castanho-avermelhada que lhe dá o nome, mas esta não é visível quando as asas estão dobradas.

Diz-se que a plumagem, que parece sedosa, exala um perfume característico que lembra o almíscar . O bico curto e forte é cinza, assim como as pernas, e a íris do olho é marrom avermelhada.

Reprodução do vira-bosta-picumã

reproducao do vira-bosta-picuma
reproducao do vira-bosta-picuma

O período de incubaçãoé de cerca de doze dias, os filhotes de vira-bosta-picumã eclodem em média apenas oito horas antes dos filhotes do hospedeiro.

Imediatamente após a eclosão, eles ainda estão nus, seus olhos só se abrem após cerca de dois a três dias. Seu peso médio é de 3,4 g e seu tamanho é de cerca de 43 mm.

Isso os torna um pouco maiores e mais pesados ​​do que os jovens vira-bosta-picumã, com os quais eles se parecem muito.

O desenvolvimento prossegue rapidamente durante a fase de filhote, após cerca de uma semana aparecem as primeiras penas, que rapidamente se transformam em uma penugem cinza-rato.

O ninho já sai depois de 12 a 16 dias, o que às vezes acontece antes que eles possam voar, o que só é conseguido depois de 13 dias no mínimo.

Habitat do vira-bosta-picumã

habitat do vira-bosta-picuma
habitat do vira-bosta-picuma

O vira-bosta-picumã habita campos, pastagens e florestas esparsas. Evita florestas densas. Compartilha o mesmo habitat do Shiny Cowbird , mas ao contrário dele, não está tão associado ao gado.

Alimentação do vira-bosta-picumã

Os vira-bosta-picumã são basicamente onívoros , mas o principal componente da dieta geralmente são várias sementes.

Canto do vira-bosta-picumã 

canto do vira-bosta-picuma
canto do vira-bosta-picuma

Os cowbirds de eixo vermelhovira-bosta-picumã são geralmente considerados pássaros barulhentos e vocais, o que se reflete, entre outras coisas, em seu nome comum inglês Screaming Cowbird .

Ambos os sexos cantam e chamam na mesma medida. A música deve soar como um pet – tzeee rápido e frequentemente repetido , com a segunda sílaba sendo desenhada muito mais longa que a primeira.

Além disso, há um chamado curto e sonoro que é pronunciado principalmente durante o vôo e em conflitos com outras aves. A função de outra chamada que soa como um plunk suave ainda não está clara.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.