Espécies de flamingo

aves

Atualmente são descritas 6 espécies de flamingo no mundo todo essas aves pertencentes à família Phoenicopteridae da Ordem Ciconiiformes.

Os flamingos são aves com longas pernas, de bico encurvado, que medem de 90 a 150 cm de comprimento. Além disso, a sua plumagem possui tons de rosa, coloração bem característica do grupo, graças à sua alimentação, por  filtração, os flamingos consomem algas e pequenos crustáceos ricos em  cantaxantina.

Características gerais dos flamingos:

O flamingo-pequeno é o menor flamingo do mundo, com o bico longo, muito escuro e tricolor, e as patas vermelhas. Além disso, os juvenis são castanho-acinzentados e mais escuros que os dos flamingos-comuns.

O flamingo-de-james é menor do que o flamingo-andino. Além  disso, o seu tamanho pequeno pode tornar difícil distingui-lo dos  flamingos-andinos imaturos, que são seus parentes mais próximos.

Os  flamingos-andinos são aves de médio porte e não pesam mais que 3 quilos, e a sua mais marcante é a cor roseada no corpo. Além disso, essa coloração é encontrada facilmente na ave, exceto na  parte inferior de suas asas.

O Flamingo-comum possui longas pernas, de bico encurvado e espesso, ele mede cerca de 90 a 150 cm de comprimento. Com relação a sua plumagem possui tons de rosa ou vermelha, coloração bem característica do grupo, graças à sua alimentação.

O flamingo-chileno  é um tipo de flamingo que mede de 96 a 107 cm e pesa cerca de 2,3 kg, com relação a fêmea é aproximadamente 10% menor que o macho. Além disso, o terço interno do bico é rosa, o restante preto,  enquanto as pernas são rosa, com rosa mais escuro nas juntas.

O flamingo-americano mede de 102 a 122cm de comprimento e 90cm de altura, e a fêmea é um pouco menor que o macho Além disso, as asas deste tipo de flamingo são grandes, a cauda é curta, as pernas e o pescoço são longos.

Saiba mais e clique aqui

Curiosidades dos flamingos:

– Estas aves podem voar a uma velocidade de 56 km/h. – Os  flamingos têm entre 90 e 150 cm de altura, têm pernas alongadas, bico  curvo e são de cor rosa. Embora sejam animais relativamente grandes,  geralmente não pesam mais de 4 kg. – Os flamingos mergulham a  cabeça na água para se alimentar, e há um sistema de filtragem em seu  bico que separa os alimentos de outros resíduos. Durante este processo,  os flamingos não conseguem respirar.

– A cor rosada dos flamingos é  resultado de uma dieta rica em carotenos, que são pigmentos encontrados  em plantas, algas, crustáceos e fungos. Se os flamingos não comerem uma  dieta rica em caroteno, suas penas ficarão brancas.

Os Flamingos se alimentam de crustáceos, moluscos, sementes, insetos, vários tipos de algas encontradas na água e até mesmo diatomáceas. Diferentes espécies de flamingos também apresentam diferentes estilos de bicos, influenciando o que essa espécie em particular vai comer.

Alimentação dos Flamingos:

As ameaças aos flamingos incluem a poluição por água, insuceição de hábitat, desaproteção, atividade humana, coleta de ovos e caça de ovos.

Ameaças: