aves

Espécies de tucanos

Existem vários tipos de tucano cada um com sua beleza única e padrão de cores diferentes

Os tucanos são arborícolas e vivem nas florestas da América, do México à  Argentina e a sua fama se deve às suas cores brilhantes e aos seus  enormes bicos.

Essas aves são bastante conhecida no Brasil, podendo ser observados em várias partes do território nacional.

O tucano-toco é uma ave conhecida como tucanuçu, este é um tipo de tucano que apresenta cerca de 56 cm de comprimento e massa corporal de 540 gramas, destacando-se como o maior de todos os tucanos.

O tucano-de-bico-arco-íris é um tipo de tucano  que, como seu nome popular sugere, possui um bico rico em cores. Além  disso, no bico dessa ave predomina a cor verde amarelada, porém podemos  identificar ainda manchas vermelhas, azuis e laranjas.

O tucano-choco  é um tipo de tucano que ocorre na Colômbia e Equador. Ele possui um bico amarelo e preto marcante, as suas pálpebras e região ao redor dos olhos são verdes ou verdes amarelados.

Os tucanos andinos são caracterizados por suas cores muito brilhantes e variadas, tanto na  plumagem como no bico, e medem entre 40 e 55 centímetros de  comprimento.

O araçari-miudinho é o menor tucano do gênero, ele mede entre 30 e 39 centímetros de comprimento e pesa entre 110 e 162g. O macho dessa espécie apresenta a cabeça e o pescoço negros, e o dorso, asas e cauda são verdes, o uropígio é vermelho.

O tucaninho-de-nariz-amarelo é  uma ave que mede entre 29,5 a 31,5 centímetros de comprimento, o macho  pesa entre 124 e 188 gramas e a fêmea pesa entre 124 e 200 gramas.

O araçari-castanho é uma ave que mede 43 centímetros de comprimento e pesa entre 220 e 310 gramas. Este tipo de tucano possui plumagem negra da cabeça à nuca, marrom castanha nas laterais da cabeça.

O tucano-de-bico-preto é uma ave que mede cerca de 46 centímetros de comprimento e a sua  principal característica, o bico na cor preta, é comprimido lateralmente  na parte superior

O tucano-de-bico-verde é um tipo de tucano que pode ser encontrado em toda a região Sul e Sudeste do Brasil, e também, no sul de Goiás, Paraguai e até na Argentina.

Tucano-grande-de-papo-branco apresenta a coloração branco na garganta margeado de  vermelho e as coberteiras superiores da cauda são amarelo esbranquiçado,  e o bico assume coloração vermelho escuro que gradua-se ao alaranjado.

Estado de conservação das espécies de tucano

Alguns tipos de tucanos estão criticamente ameaçadas, enquanto outras são classificadas como menos preocupantes. 0s fatores que contribuem para o declínio dessas aves incluem predadores  e caça humana, pois seus bicos e penas os tornam desejáveis para  serem usados como decoração, o que obviamente é ilegal. Ademais, as condições de desmatamento que ocorrem atualmente na maior área natural habitada por essas aves a Amazônia.