Início » Aves » 7 Tipos de codorna mais conhecidas no Brasil

7 Tipos de codorna mais conhecidas no Brasil

tipos de codorna

Descubra quais são os tipos de codorna mais conhecidas no Brasil e como diferenciar as suas características físicas, essas aves pertencem à família das Faisânidas, sendo consideradas galináceas.

tipos de codorna
tipos de codorna

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de codorna e como diferencia-las.

No Brasil, os tipos de codorna mais conhecidas são as codornas europeias conhecida como selvagens e as codornas japonesas conhecida como domésticas.

Além disso, há também as codornas americanas, chinesas e africanas, cada uma delas com características bem peculiares.

Como por exemplo, algumas são dóceis, outras nervosas, outras grandes produtoras de ovos, outras baixas produtoras de ovos, mas com excelente produção de carne.

Classificação cientifica das codornas

– Reino: Animalia;
– Filo: Chordata;
– Classe: Aves;
– Ordem: Galliformes;
– Família: Phasianidae;
– Género: Coturnix;
– Espécie: C. coturnix;

Tipos de codorna

Codorna europeia

codorna europeia (coturnix coturnix coturnix)
codorna europeia (coturnix coturnix coturnix)

A codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix) é uma espécie de ave selvagem, ela possui plumagem nas cores bege, branca e marrom-escura.

No início, essa codorna era uma ave migratória que podia viajar quilômetros pelo continente europeu em busca de comida.

Devido ao canto melodioso dos machos, a codorna europeia foi distribuída na China e no Japão entre os séculos XI e XII.

No início da década de 1910, Japão e China começaram a cruzar suas codornas nativas com codornas selvagens européias, resultando em dois grupos de codornas: codornas asiáticas (pequeno tamanho e alta produção de ovos); e o grupo europeu (maior porte e produção de carnes e ovos).

Com relação à postura, as  codornas europeias elas produzem menos que as codornas japonesas, porém os seus ovos são bem maiores.

Por outro lado,  a codorna europeia possui a carne ser saborosa, e por isso é comercializada principalmente para corte, o que compensa a sua baixa produção de ovos (menos de 200 ovos/ano).

Outra vantagem das codornas europeias é o ganho de peso: entre 170 e 200 g no 21º dia de vida (cerca de 25 vezes o peso em um dia de vida).

Codorna americana 

codorna americana (colinus virginianus)
codorna americana (colinus virginianus)

A codorna americana (Colinus Virginianus) é um tipo de codorna que habita os Estados Unidos e o México conhecida como Bobwhite.

Como a maioria das codornas, a codorna americana é muito dócil e fácil de criar.

No entanto, quando criados em cativeiro precisam de uma grande área onde possam conviver com outras aves, como periquitos, calopsitas e outros, pois são aves bastante sociais.

Este tipo de codorna é uma espécie bonita, especialmente o macho que tem uma faixa escura na cabeça.

A fêmea tem marcas marrons, creme ou ocre, em geral, o par mede cerca de 23 cm.

A produção de ovos, uma das principais especialidades das codornas americanas, produz de 12 a 40 ovos durante a época de reprodução (geralmente na primavera). A incubação dos ovos dura de 23 a 24 dias.

Codorna japonesa

codorna japonesa (coturnix coturnix japonica)
codorna japonesa (coturnix coturnix japonica)

A codorna japonesa (Coturnix Coturnix japonica) é um tipo de codorna  ideal para iniciantes, que habita o Japão e parte do Sudeste Asiático.

É uma ave pois é bastante dócil e de fácil criação, assim como a codorna americana, a japonesa também pode coabitar com outras aves, quando em cativeiro, já que são bem sociáveis.

Além disso, a codorna japonesa também é conhecida como japonica é uma ave bastante resistência.

Isso porque ela se adapta bem tanto em regiões de climas frios como em regiões de climas quentes, porém a condição climática ideal para a sua criação gira em torno de 21 e 25° C.

codorna japonesa possui a coloração da cabeça e do pescoço mais contrastante no macho, em relação à fêmea.

Geralmente, a codorna japonesa possui uma faixa bege na lateral da cabeça e a sua plumagem varia nos mais diversos tons de bege, marrom e cinza-azulado.

Codorna chinesa

codorna chinesa (coturnix adansonii)
codorna chinesa (coturnix adansonii)

A codorna chinesa (Coturnix adansonii) é uma ave que habita parte do sudeste asiático e Austrália, porém como característica comum em todos os tipos de codornas, é a docilidade o que torna ideal para coabitar em viveiros com outras aves.

O macho da espécie é o mais colorido de todas as espécies de codorna conhecidas.

Sua cabeça é de um tom intenso de azul, clareando na plumagem superior, como se fosse um manto, na plumagem inferior a coloração é marrom avermelhada.

Além disso,  codorna chinesa apresenta dimorfismo sexual que facilita a diferenciação sexual, mesmo aos 25 dias de idade. A codorna chinesa tem cerca de 11 a 13 cm de comprimento e, portanto, muito pequena.

A  codorna chinesa começa a postura tão cedo quanto 35 dias de idade na primavera, quando eles começam a se reproduzir.

É uma ave de porte baixo, e normalmente são produzidos de 6 a 10 ovos, sendo o período de incubação em torno de 16 dias.

Codorna africana

codorna africana (coturnix delegorguei)
codorna africana (coturnix delegorguei)

A codorna africana (Coturnix delegorguei) também é conhecida como codorna Arlequim, esta espécie habita o Centro-Sul do Continente Africano e a ilha de Madagascar.

Além disso, ao contrário dos demais tipos de codornas, a codorna africana é muito arisca e nervosa.

Por esta razão, o ideal é criá-las em um viveiro amplo, com muitas plantas, lembrando que não é adequado alojá-las com aves de outras espécies, dado a sua pouca sociabilidade.

O macho desta espécie possui um tipo de babador branco e preto no pescoço, lembrando um arlequim, daí o nome popular.

Por outro lado, o peito possui a cor marrom-avermelhada, com uma grande mancha negra no centro e quanto ao tamanho pode alcançar dos 16 aos 19 cm.

A codorna africana também é uma ave de baixa postura, em torno de 4 a 8 ovos, no período de reprodução, e a incubação dos ovos da africana ocorre de 15 a 16 dias.

Codorna mineira

codorna mineira (nothura minor)
codorna mineira (nothura minor)

A codorna mineira (Nothura minor) é uma ave conhecido como codorna-buraqueira, ela é considerada uma ave brasileira.

Além disso, com aproximadamente 19,5 cm o animal é habitante dos cerrados e áreas mais sujas, encontrando o mesmo principalmente na região sudeste.

Nos estados de Minas gerais, São Paulo e em pequena parte no centro-oeste brasileiro.

Este tipo de codorna recebe a também denominação de corona buraqueira, pois possui o hábito diário de esconder alimentos ou mesmo esconder a si própria em buracos feitos no solo.

A codorna mineira mede de 18 a 20 cm de comprimento, é uma codorniz pequena, de coloração avermelhada.

Por outro lado, a coroa preta malhada de amarelo, face de cor amarelo quente, garganta de cor pálida.

Além o pescoço de cor castanho–amarelado com malhas de castanho-escuro tornando-se listrado no peito.

Já parte inferior do corpo de uma cor suave, castanha–amarelada com manchas castanhas nos flancos.

Por outro lado, a parte superior do corpo é de cor castanha escura com tons avermelhados e de franjas creme, asas avermelhadas e escurecidas.

Codorna comum

codorna comum (nothura maculosa)
codorna comum (nothura maculosa)

A codorna comum (Nothura maculosa) é uma ave migratória de pequeno porte, este tipo de codorna é dócil e de fácil manuseio (e pode se tornar muito lucrativa também).

Além disso, a codorna comum não é muito exigente em sua alimentação pois come diversos tipos de alimentos, e vive bem na maioria dos climas, é uma ave bem caseira.

Por esta razão a criação de codornas vem ganhando cada vez mais adeptos nas últimas décadas.

São animais inteligentes e sociáveis, mas requerem muita atenção quanto a sua higiene e nutrição.

Portanto, fique de olho e conheça os cuidados específicos que essas aves requerem é fundamental para preservar a saúde de seus animais de estimação e do lar.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.