Início » Curiosidades » 7 Espécies de aves mais feias do mundo

7 Espécies de aves mais feias do mundo

especies de aves mais feias do mundo

A natureza tem uma enorme variedade de seres vivos, alguns nos encantam, outros podem ser perigosos, e há até espécies de aves mais feias do mundo e bizarras,

especies de aves mais feias do mundo
especies de aves mais feias do mundo

Além disso, essas aves são conhecidas por serem graciosas, coloridas e alegres, porém mas há aquelas que não se enquadram nesse padrão de beleza.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de aves mais feias do mundo.

Espécies de aves mais feias do mundo

Cegonha bico-de-sapato

cegonha bico-de-sapato (balaeniceps rex)
cegonha bico-de-sapato (balaeniceps rex)

A cegonha bico-de-sapato (Balaeniceps rex) esta em primeiro lugar entre as espécies de aves mais feias do mundo é uma ave que vive em regiões pantanosas no centro do continente africano e alimenta-se de peixes e rãs.

Além disso, apesar de exibir características de uma cegonha, um pelicano e de uma garça, não é da família de nenhum desses animais.

A cegonha bico-de-sapato possui bico grosso, grande, largo e comprido, e também plumagem acinzentada.

Uma cegonha adulta desta espécie tem cerca de 110 a 140 cm de altura, tornando-se um pássaro bastante grande.

Pessoas com quase 152 cm de altura foram documentadas, eles têm uma envergadura de cerca de 230 a 260 cm.

Urutau

urutau (nyctibius griseus)
urutau (nyctibius griseus)

O urutau (Nyctibius griseus) é uma espécies de aves mais feias do mundo e bizarras o seu canto é assustador diz a lenda que esta ave canta seus lamentos amorosos todas as noites.

urutau também conhecido como mãe-da-lua, é uma ave de hábitos noturnos, que utiliza sua plumagem amarronzada para se camuflar em galhos de árvores.

Essa ave possui uma adaptação única chamada olho mágico, duas fendas na pálpebra superior permitem que o animal permaneça imóvel por longos períodos de tempo, observando seu entorno, mesmo com os olhos fechados.

O urutau pode ser encontrado em todo o Brasil, inclusive nas cidades e em áreas florestais.

Condor-da-califórnia

condor-da-california (gymnogyps californianus)
condor-da-california (gymnogyps californianus)

O condor-da-califórnia (Gymnogyps californianus) é uma ave nativa da América do Norte atualmente encontrada na região do Grand Canyon e nas montanhas do oeste da Califórnia, nos Estados Unidos.

A cabeça deste animal é desprovida de penas e tem uma tonalidade amarelada, avermelhada ou violeta.

A maior parte da plumagem é preta com manchas brancas na parte inferior das asas.

A envergadura dos condores da Califórnia pode chegar a 3 metros de comprimento e essa ave é uma das mais pesadas das Américas, pesando entre 8 e 14 kg.

Calau-de-capacete

calau-de-capacete (rhinoplax vigil)
calau-de-capacete (rhinoplax vigil)

O calau-de-capacete (Rhinoplax vigil) também é uma espécies de aves mais feias do mundo encontrada naturalmente na África (ao sul do Sahara) e em regiões tropicais da Ásia, Filipinas e Ilhas Salomão.

Essa espécie tem um capacete natural chamado “elmo” como característica distintiva. Este capacete é feito de queratina, uma proteína fibrosa que se estende do bico ao crânio.

Os machos usam essa estrutura em combate com outros machos, os machos e fêmeas usam o capacete para extrair insetos de árvores em decomposição.

Marabu

marabu (leptoptilos crumenifer)
marabu (leptoptilos crumenifer)

O marabu (Leptoptilos crumenifer) é uma ave que pertence a família Ciconiídeos do gênero Cicônia conhecido como cordufal.

Além disso, esta espécie de ave é composta por 19 espécies de aves de médio a grande porte, com pernas, pescoço e bicos compridos.

Os marabus são aves sociáveis, com membrana interdigital presente e coloração das penas predominantemente branca e preta.

Como a grande maioria das aves aquáticas, possuem glândula uropigial, que é responsável por produzir o muco que o animal espalha pelas penas para impermeabiliza-las.

Íbis eremita

ibis eremita (geronticus eremita)
ibis eremita (geronticus eremita)

O íbis-eremita (Geronticus eremita) esta na lista das espécies de aves mais feias do mundo é uma espécie de ave da família Threskiornithidae.

Além disso, a distribuição original para a espécie se estendia do sul da Europa e do norte da África ao Oriente Médio.

O íbis-eremita  é uma ave migratória cujo território originalmente abrangia sul da Europa e áreas do norte da África ao Oriente Médio.

Sobretudo, esta espécie vem passando por um longo declínio, mas os programas de conservação começam a mostrar bons resultados, o raro íbis-eremita, que foi uma das aves mais ameaçadas do planeta.

Abutre

abutre (aegypius monachus)
abutre (aegypius monachus)

O Abutre (Aegypius monachus) é uma ave de rapina, porém possuem hábitos necrófagos, isto é, não caçam animais vivos, e sim de animais mortos ou debilitados.

Ele também é uma das espécies de aves mais feias do mundo possuem plumagem preta, marrom ou branca, a maioria dos abutres não possui penas na cabeça e no pescoço.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.