
O Irré (Myiarchus swainsoni) é uma ave passeriforme da família Tyrannidae. Também conhecida por nomes de irrê ou maria-irré. Vive nos cerrados, borda das matas e cerradões, evitando as áreas internas da vegetação florestal.
Características:
Os tons da cabeça e pescoço são mais esmaecidos do que as costas, característica visível sob boa iluminação. Na base do bico, uma área clara muito nítida na população pantaneira. O Irré mede aproximadamente 19cm.
Canto:
Alimentação:
O Irré alimenta-se principalmente de insetos voadores, como besouros, mariposas, borboletas e moscas capturados em vôos próximos a copa; em menor proporção, pequenos frutos.

Reprodução:
No período reprodutivo (agosto a dezembro), os casais de Irré aproximam-se e mantêm-se dessa forma até a criação dos filhotes. É característica desse gênero construir ninhos no interior de ocos escavados por pica-paus.
O pica-pauzinho é quem fornece os buracos para essa construção. Carrega restos de folhas e gramíneas para o ninho. O casal choca e cuida dos filhotes, que saem do ninho com plumagem parecidas aos adultos, exceto pelo contorno marrom-avermelhado das penas da cauda e marcas da mesma cor sobre a asa. Se pretende ler mais artigos parecido com esse, recomendamos que veja: Cigana.