Início » Aves » 8 Tipos de socó: características, alimentação, cantos e informações

8 Tipos de socó: características, alimentação, cantos e informações

tipos de soco

Descubra quais são os tipos de socó e suas características físicas e como diferenciar cada espécie.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre  como diferenciar cada tipo de socó.

tipos de soco
tipos de soco

Além disso, os socós são aves pelecaniformes, da ordem Ciconiiforme que pertence a família Ardeidae, essas aves possui uma ampla distribuição, hábitos diurnos, crepusculares ou noturnos, sendo encontradas isoladas ou aos pares.

Os socós são aves que se alimenta de quase tudo como por exemplo crustáceos, répteis, anfíbios, peixes e insetos.

Estas aves são caçadoras e captura suas presas andando vagarosamente, em águas rasas ou pântanos no interior da floresta.

Características físicas dos socos

Os socós são aves caracterizadas por preferirem habitar áreas costeiras ou perto de lagos, rios ou estuários, embora também incluam aves terrestres.

Além disso, as características comuns são suas pernas longas e sem penas e pescoço longo.

As patas geralmente terminam em quatro dedos, dispostos como três para frente e um para trás, sem membrana interdigital adequada para natação. As asas são grandes e alongadas.

Tipos de socó

Socó-boi

soco-boi (tigrisoma lineatum)
soco-boi (tigrisoma lineatum)

O socó-boi (Tigrisoma lineatum) é uma ave da família dos ardeídeos que vive nas margens de rios e lagos, conhecido também como socó-pintado, socó-boi-ferrugem.

Além disso, esta espécie de ave se alimenta de peixes, moluscos, anfíbios e répteis, para a captura de alimentos esta ave permanece imóvel, esperando sua presa.

Ele também é manchado de acanelado e possui um bico bastante longo de cor preta.

A coloração do socó-boi jovem é amarelo-clara com faixas transversais preta, garganta e ventre brancos e o bico é relativamente curto.

Canto do socó-boi

Socó-boi-escuro

soco-boi-escuro ( tigrisoma fasciatum )
soco-boi-escuro ( tigrisoma fasciatum )

O socó-boi-escuro ( Tigrisoma fasciatum ) é uma ave da família Ardeidae conhecido também como socó-jararaca.

Este tipo de socó possui hábitos solitários, e prefere ambientes de rio com fundo pedregoso.

O socó-boi-escuro é uma ave que chega a medir 70 centímetros de comprimento e o seu bico e pernas relativamente curtos, com o cúlmem menor que 95 mm

Ele possui a vértice negro, lado da face cinza-xistoso, pescoço e manto xistáceo vermiculado de amarelo, formando um desenho espaçado, flancos uniformemente xistáceos.

O abdome do socó-boi-escuro é cinza-marrom canela; pescoço anterior canela com 2 estreitas faixas brancas verticais de cada lado, bico com maxila preta e mandíbula verde-amarelada, íris amarela.

Socó-grande

soco-grande (ardea cocoi)
soco-grande (ardea cocoi)

O socó-grande (Ardea cocoi) é uma ave da ordem Pelecaniformes, família Ardeidae conhecido como garça-moura, maguari, socó-de-penacho, baguari, mauari, garça-parda, garça-morena e joão-grande.

Este tipo de socó grande porte, com cerca de 125 cm de comprimento e 180 cm de envergadura.

O socó-grande é uma espécie diurna, aquática e solitária, que habita em beira de lagos, rios, córregos e nas várzeas inundadas.

Esta ave apresenta plumagem cinzenta-clara uniforme, bico amarelado e penas pretas no alto da cabeça e em algumas áreas da da asa e do pescoço branco.

O socó-grande possui a a face branca e preta, com o loro azul-claro e o resto do corpo é coberto por penas azuis-cinza e com manchas pretas na altura do flanco e do abdômen.

Com relação as suas patas são pretas e seu bico é amarelo.

Canto do socó grande

Socoí-vermelho

socoi-vermelho ( ixobrychus exilis )
socoi-vermelho ( ixobrychus exilis )

O socoí-vermelho (Ixobrychus exilis) é ave de pequeno porte da família Ardeidae, conhecido como garça-vermelha, soco-í e socó-mirim.

Além disso, esta é uma da menor espécie da família Ardeidae, esta é uma ave que pode ser comum no seu hábitat preferido de áreas úmidas, porém é tímido e facilmente passa despercebido.

socoí-vermelho  é uma ave que mede cerca de 28 cm de comprimento e pesa em torno de 650 g.

Com relação as fêmeas costumam ser maiores que os machos e os filhotes são semelhantes às fêmeas.

Já as partes inferiores e a garganta da ave são brancas com estrias marrons claras.

A face e os lados do pescoço do socoí são castanhos claros; tem olhos e bico amarelos.

Canto do socoí-vermelho 

Socoí-amarelo

socoí-amarelo (Ixobrychus involucris)
socoí-amarelo (Ixobrychus involucris)

O socoí-amarelo (Ixobrychus involucris ) é uma ave da família Ardeidae, conhecido simplesmente por socoí.

Além disso, o socoí-amarelo é uma espécie de socó encontrado nas Guianas, na Venezuela e na Colômbia, em várias regiões do Brasil, do Uruguai, do Paraguai e da Argentina.

socoí-amarelo é uma ave que chega a medir até 33 cm de comprimento, ele apresenta plumagem amarelo-ferrugínea, com vértice e dorso estriados de negro.

Além disso, este socó muito pequeno e com listras pardas, habita áreas alagadas e bordas de lagos com juncos.

A parte de trás tem listras pretas fortes e distintas. Em voo, apresenta grande área e borda enferrujada de alto contraste nas asas.

Geralmente visto sozinho, escondido em juncos ou durante vôos curtos sobre a vegetação ou atravessando águas abertas, escala facilmente e furtivamente.

Canto do socoí-amarelo 

Socozinho

socozinho (butorides striata)
socozinho (butorides striata)

O socozinho (Butorides striata) é uma ave da Família Ardeidae e ordem Pelecaniformes conhecido também como socó-estudante, soco-í e socó-mirim (Pará), socó-mijão e socó-tripa.

Além disso, esta tipo de socó com ampla distribuição nas áreas alagadas das Américas e em grande parte do mundo.

Contudo, essa espécie de ave chega a medir até 36 centímetros comprimento, possuindo capuz e topete nucal negros.

O seu pescoço é acinzentado, peito com estrias ferrugem, dorso estriado de marrom, pernas amarelas e curtas.

Canto do socozinho

 

Socó-dorminhoco

soco-dorminhoco (nycticorax nycticorax)
soco-dorminhoco (nycticorax nycticorax)

O socó dorminhoco (Nycticorax nycticorax) é uma ave Pelecaniforme da família Ardeidae conhecido também como garça-cinzenta, sabacu, savacu-de-coroa, sabacu-de-coroa (Bahia), taquari ou taquiri (Pará), taiaçu (algumas regiões da Amazônia).

Além disso, o seu nome deve-se ao fato de esta ave passar boa parte do dia dormindo, porém na verdade trata-se de uma espécie predominantemente noturna.

Canto do socó-dorminhoco 

Socó-pintado

soco pintado (tigrisoma lineatum)
soco pintado (tigrisoma lineatum)

O socó-pintado (Tigrisoma lineatum) é um ave da família Ardeidae conhecido como socó-boi esta ave tem 93 cm de comprimento, com bico extremamente longo.

Além disso, aos dois anos de idade ele adquire que sua plumagem de adulto, que se caracteriza pelo pescoço castanho e o manto par, do-acinzentado com estrias cor de ferrugem.

O canto do socó-pintado é forte, emitido na época de reprodução, é dos mais peculiares e já foi comparado ao esturro das onças.

A plumagem imatura é basicamente amarelada com listras negras transversais.

Este tipo de socó anda agachado como as saracuras e, com hábitos migratórios bem pronunciados, ocorre tanto no interior do Brasil quanto nos manguezais litorâneos.

Canto do socó-pintado 

 

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.